+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

O que é SAP Intelligent Enterprise e qual sua importância em empresas inteligentes?

SAP Intelligent Enterprise

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para se beneficiar de todos as benesses oferecidas pelas ferramentas inovadoras que a Indústria 4.0 oferece, uma empresa precisa mais do que tecnologia de ponta. Ela precisa de todos os recursos tecnológicos, sim, mas também necessita ser uma empresa inteligente. Ou seja, é vital saber o que fazer com toda essa tecnologia disponível.

A automação e a integração de todos os processos da empresa são a base de um negócio digitalmente transformado, pronto para encarar os desafios da Indústria 4.0. Neste caso, o uso do ERP SAP é fundamental para a integração de toda a gestão e a coleta de dados just-in-time, permitindo decisões assertivas e absolutamente ágeis.

O SAP Intelligent Enterprise ganha fundamental relevância na gestão integrada de uma empresa inteligente. Neste conteúdo, os especialistas da Engine explicam o que é SAP Intelligent Enterprise e qual sua importância em uma empresa inteligente. Boa leitura!

Saiba mais sobre SAP em nosso site.

A Indústria 4.0 e as empresas inteligentes

A Indústria 4.0 é uma realidade, e está transformando as empresas, o mercado e as próprias relações comerciais no mundo inteiro. Recursos inovadores e tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial (IA), Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), entre outros, permitem uma gestão completamente automatizada e com respostas just in time, tudo por conta de uma internet industrial, que provê maior conectividade.

A indústria 4.0, no entanto, não se sustenta apenas por conta desta tecnologia inovadora. É preciso saber como utilizá-la, daí o conceito de empresa inteligente. A automação e o controle permitem, por exemplo, sem interferência humana, que um problema seja solucionado antes mesmo que ele aconteça e gere prejuízos. Mas é preciso saber como alcançar isso.

Uma empresa totalmente digitalizada e automatizada está pronta para usufruir de todas as benesses da Indústria 4.0, mas é preciso ser inteligente para saber tirar proveito da tecnologia de ponta. Ou seja, a empresa inteligente é a que tem mentalidade para o melhor uso de todos os processos modernos disponíveis. 

O que é SAP?

Abreviação do alemão “Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung”, SAP é traduzido para o português como “Sistemas, Aplicativos e produtos para processamento de Dados”. Trata-se de um sistema de gestão empresarial (ERP) que oferece as melhores práticas do mercado em busca de uma gestão mais eficiente e maior controle das informações e dados do negócio. 

As soluções SAP são customizadas, o que significa que se adaptam às necessidades de cada cliente, de acordo com as especificidades do seu negócio. O Sistema SAP oferece módulos que correspondem a cada departamento da empresa, como vendas, estoque, financeiro, recursos humanos e outros.

O SAP foi criado em 1972, na Alemanha, pela System Analysis Program Development, anos depois consolidada simplesmente como SAP. Hoje, a empresa conta com mais de 101 mil colaboradores em todo o mundo, e o chamado SAP S/4HANA dá um novo patamar ao produto, utilizando a computação in-memory para processamento de altos volumes de dados, dando suporte a tecnologias inovadoras, como a Machine Learning e Inteligência Artificial (IA).

O SAP oferece aplicativos totalmente integrados, que conectam todas os setores da empresa por meio de uma plataforma digital. Hoje, são mais de cem diferentes soluções, com mais de 230 milhões de usuários na nuvem, segundo a própria empresa.

Fique por dentro de tudo sobre empresas inteligentes assinando nossa newsletter.

O que é SAP Intelligent Enterprise?

SAP Intelligent Enterprise nada mais é do que o SAP em empresas inteligentes, na verdade um conceito da aplicação do SAP na transformação digital do negócio. Uma empresa inteligente é capaz de colher dados profundos, just in time, transformando-os em insights. É a partir daí que se consegue inovar e colher os frutos que a tecnologia oferece.

O SAP Intelligent Enterprise oferece um pacote inteligente, que permite a automação do negócio como um todo, por meio de uma plataforma digital e com possibilidade do uso de tecnologias inteligentes, que detectam padrões, preveem resultados e sugerem ações, tudo isso com base nos dados colhidos.

Uma SAP Intelligent Enterprise tem todos os seus processos automatizados por soluções SAP, utiliza a tecnologia em nuvem, é centrada na experiência do cliente e é capaz de controlar toda a operação just in time.

Quais são as principais características do SAP Intelligent Enterprise?

As seis principais características do SAP Intelligent Enterprise são:

Suíte inteligente

Um conjunto totalmente integrado de aplicativos permite dar suporte aos processos do negócio de ponta a ponta. É possível, a partir de uma suíte inteligente, fazer a gestão dos produtos, dos colaboradores, dos clientes, das finanças, dos gastos e da tecnologia da informação, entre outros, possibilitando uma visão do negócio de 360 graus.

Nuvem da indústria

A plataforma em nuvem SAP permite a implantação de soluções verticais, possibilitando ao cesso às melhores práticas da indústria.

Plataforma de tecnologia de negócios

A plataforma digital permite análises e gerenciamento de dados de forma profunda e just in time, oferecendo suporte ao desenvolvimento e integração de aplicativos. A partir daí, é possível utilizar tecnologias de ponta, como, por exemplo, a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e a Internet das Coisas (IoT).

Gestão de experiência

Para tomar decisões mais assertivas, é preciso saber o que o cliente quer e sente. A solução de gerenciamento de experiência é inovadora, fornecendo dados sobre os sentimentos dos clientes e colaboradores.

Gestão de sustentabilidade

A solução apoia a gestão do impacto da sustentabilidade no meio ambiente e nas pessoas.

Rede de negócios

Auxilia na digitalização dos processos, o que é fundamental para a transformação digital e o conceito de empresa inteligente.

Como a funcionalidade transforma indústrias em empresas inteligentes?

Não há empresas inteligentes que não estejam totalmente integradas e digitalizadas. Portanto, a transformação digital e o uso de um ERP como o SAP são fundamentais neste processo. É justamente com a integração de todos os departamentos da empresa e a coleta de dados just in time que permitem, por exemplo, a tomada de decisão ágil e assertiva.

Por meio da automação, uma indústria química, por exemplo, pode identificar inconsistências em máquinas antes mesmo que isso se transforme em um problema, evitando a paralisação da produção e o prejuízo que isso provoca. Um outro exemplo é a rastreabilidade, tão perseguida, por exemplo, pela indústria de alimentos. Uma empresa inteligente e totalmente integrada identifica o problema e onde ele acontece, possibilitando imediato reparo.

A funcionalidade transforma indústrias em empresas inteligentes porque permite a correção de problemas de forma ágil e assertiva, muitas vezes até mesmo antes do problema se alastrar e causar prejuízos irreparáveis. Imagine, por exemplo, o problema que uma empresa inteligente resolve ao identificar, muito rapidamente, em tempo real, um lote de produtos com validade vencida.

eBaaS, a solução inteligente e inovadora da Engine

Com 10 anos de atuação no mercado, pioneira no modelo de negócio de SAP as a Service, a Engine é uma consultoria de gestão empresarial especializada em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação. Apoiamos a transformação digital das empresas, oferecendo SAP como Serviço (SaaS e PaaS), consultoria e projetos para as soluções da SAP, sustentação SAP (AMS) e fábrica de desenvolvimento de softwares para atender aplicações SAP e interfaces.

Nosso modelo Engine Business as a Service (eBaaS) está revolucionando o mercado, porque é totalmente acessível para pequenas e médias empresas que querem ter acesso ao melhor sistema de gestão empresarial inteligente. O eBaaS permite a análise contínua dos processos, comparando-os com padrões da indústria e dando recomendações personalizadas de novos modelos de negócios. 

Se sua empresa quer se transformar digitalmente e se tornar inteligente, precisa do SAP Intelligent Enterprise. Converse com um de nossos especialistas,  clicando aqui, e saiba o que a Engine pode fazer pelo seu negócio.

Veja também