+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

ERP SAP na nuvem: o que esperar?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

expectativas_horizonte

Por Luiz Carlos Zavata

Quando uma empresa resolve adotar um novo software de gestão ou migrar de solução é porque tem objetivos. Contudo, as expectativas em relação a um novo ERP devem ser discutidas exaustivamente. O alinhamento é muito importante. Isso porque um bom sistema ERP pode, sem dúvida, suprir os processos mais importantes de uma empresa, mas dificilmente abrangerá e atenderá 100% das necessidades operacionais e específicas do negócio. E quando se trata de um SAP, mais especificamente do Business All in One, o que esperar?

Geralmente, quem escolhe um SAP espera conquistar governança, melhoria nos processos e geração de valor. Possível? Totalmente! A implementação de um ERP SAP Business All in One implica na revisão e adequação de processos, garantindo que todas as informações tenham mais agilidade, qualidade e confiabilidade. Como consequência de todas as boas práticas impostas pela implementação, a empresa passa a ser reconhecida pelo mercado por seus controles e demonstrações transparentes, aumentando o seu valor.

A questão é que não há exceções ou “jeitinhos” em seu processo de utilização, por isso é preciso estar preparado para lidar com as rejeições iniciais. O melhor caminho é buscar o envolvimento de todos do time, com treinamento e acompanhamento de perto por parte da liderança. Aliás, a liderança precisa estar plenamente engajada e convencida de que a implementação de um SAP é necessária. Do contrário, alguns problemas de adaptação serão irreversíveis.

E se você imagina ter dados consistentes que apoiem o planejamento financeiro de sua empresa, você está certo. A integração entre os módulos permite que todas as informações, desde a ordem de compra até o pagamento, estejam disponíveis para a área Financeira em real time. Além disso, as regras do sistema incorporam a governança necessária para a realização de um pagamento com segurança. Quer um exemplo? Suponha que, pelas normas e alçadas do negócio, todo o pagamento acima de R$ 100 mil exija aprovação da diretoria e presidência. Assim, uma ordem de compra no valor de R$ 200 mil será automaticamente impedida de seguir o fluxo de efetivação, caso o Diretor e o Presidente não procedam com a aprovação no sistema.

Ainda falando sobre controle financeiro e governança, a escolha por um ERP SAP fará com que a empresa esteja melhor posicionada para firmar uma parceria com a Bolsa de Valores, atrair investidores ou ainda obter crédito junto a instituições financeiras. Isso sem contar a agilidade no prazo de recebimento, a possibilidade de se antecipar a boletos e/ou notas fiscais e, como consequência, reduzir juros com títulos em atraso.

Outro ponto importante é o controle do estoque. Com o sistema SAP pode-se fazer o gerenciamento em tempo real do estoque, o que impede compras desnecessárias, além de permitir um planejamento, principalmente com foco na curva ABC, fazendo com que a necessidade de capital de giro diminua sensivelmente.

Para finalizar, utilizar um bom sistema ERP é condição “sine qua non” para empresas que querem trilhar o caminho do sucesso com a garantia de ter o seu negócio perpetuado. Melhor ainda é não precisar investir na aquisição do software e/ou na infraestrutura, possibilidade oferecida pela modalidade SaaS (Software como Serviço), praticada pela Engine, para colher todos os benefícios do melhor ERP do mercado, o Business All in One.

Luiz Carlos Zavata é diretor financeiro da Engine, tendo mais de 15 anos de experiência na liderança da Área Financeira de empresas como Grupo Accor, Votorantim e Monsanto.  Possui MBA em Controladoria pela USP e é Pós-Graduado em Administração Financeira pela Faap.

Veja também