• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    Transformação digital

    [Inovação]

    Transformação digital: sobre o que é e como sua empresa se adapta?

    5 de Março de 2024

    A transformação digital não é sobre tecnologia. Um equívoco importante sobre transformação digital é que é algo que as empresas escolhem fazer com a tecnologia ou se refere principalmente à sua implementação e uso da tecnologia. Não é. Em vez disso, a transformação digital é sobre como a tecnologia altera as condições sob as quais os negócios são realizados, de maneira a alterar as expectativas de clientes, parceiros e funcionários. Por exemplo, o surgimento de novos negócios como Uber e Lyft resultou em grande parte de mudanças na infraestrutura tecnológica que não foram provenientes dos fundadores dessas companhias.

    Em vez disso, essas startups reconheceram que a ampla adoção de smartphones equipados com certos recursos fornecia novas oportunidades para reunir pessoas para trocar bens e serviços. Eles responderam a essas oportunidades desenvolvendo novos serviços que atendiam às expectativas dos clientes e motoristas. O sucesso dessas plataformas mudou ainda mais as condições de negócios, criando ainda mais novas oportunidades.

    Assim, enquanto Uber e Lyft são certamente empresas de tecnologia, pelo menos em parte, as mudanças tecnológicas mais significativas que deram origem aos seus negócios foram aquelas sobre as quais eles tiveram pouca influência. 

    Da mesma forma, muitas das mudanças tecnológicas mais significativas no ambiente competitivo enfrentadas por sua empresa estão fora de seu controle, mas são criadas por uma infraestrutura digital abrangente que continua a evoluir. A principal questão da transformação digital é se você está prestando atenção suficiente a essas mudanças para responder às mudanças resultantes nas expectativas de clientes, parceiros e funcionários sobre como os negócios são realizados – ou se um concorrente ou uma startup responderá primeiro?

    Transformação digital não é sobre transformação. Procurar várias definições para a palavra “transformação” demonstra que elas exibem uma característica comum – todas definem transformação como um processo singular que ocorre e é então concluído. A transformação digital, no entanto, não funciona dessa maneira. Não é um processo que jamais estará completo, pelo menos não no futuro próximo. A Lei de Moore continua sugerindo que o poder de processamento tecnológico dobra a cada 18 meses. A capacidade de armazenamento e as velocidades de rede aumentam a uma taxa ainda mais rápida (dobrando a cada 12 e nove meses, respectivamente).

    Novas classes de tecnologias – inteligência artificial, blockchain, veículos autônomos, realidade aumentada e virtual – provavelmente serão amplamente adotadas nas próximas dez ou duas décadas, mudando fundamentalmente as expectativas novamente. Quando você se adaptar ao ambiente digital de hoje, esse ambiente provavelmente já terá mudado significativamente.

    Portanto, a transformação digital é melhor pensada como adaptação contínua a um ambiente em constante mudança. A necessidade de transformação não diminuirá, mesmo que você se transforme com sucesso. Isso envolve a varredura contínua do ambiente para reconhecer tendências em evolução, a experimentação contínua para determinar como responder com eficácia a essas tendências e a propagação de experiências bem-sucedidas em toda a empresa. 

    Sobre o que é a transformação digital? No seu nível mais fundamental, a transformação digital é sobre a capacidade das organizações, seus líderes e funcionários, de se adaptarem às rápidas mudanças provocadas pela evolução das tecnologias digitais.

    Assim, entender a transformação digital é uma boa e uma má notícia. É uma boa notícia, no sentido de que todas as empresas podem fazer os tipos de alterações necessárias para se tornarem digitalmente mais maduras. As organizações digitalmente maduras exibem certas semelhanças organizacionais que nada têm a ver com tecnologia. Por exemplo, elas tendem a ser organizadas em equipes multifuncionais.

    São más notícias no sentido de que quase todas as empresas e esses tipos de mudanças em sua cultura, talento e estrutura são difíceis de realizar. As organizações geralmente mudam muito mais lentamente do que a tecnologia e esses tipos de mudanças não ocorrerão sem o esforço intencional para fazê-las acontecer. Além disso, as organizações tendem a se tornar mais estáticas ao longo do tempo, portanto, a adaptação necessária pode ser difícil de manter, mesmo que seja estabelecida.

    O que as empresas e líderes podem fazer agora diante da transformação digital?

    1. Preste atenção. Não estamos nem perto do fim da disrupção que as tecnologias digitais terão nos negócios. As empresas devem revisar periodicamente o cenário digital para possíveis alterações que possam ameaçar um negócio. Líderes e funcionários devem desenvolver uma alfabetização digital fundamental e manter esse conhecimento atualizado. Alegar que “não somos uma empresa digital” ou “não sou uma pessoa digital” não é mais uma opção. A taxa de mudança está no ponto em que deixar de prestar atenção e desenvolver um conhecimento prático do estado atual das tecnologias digitais praticamente garante obsolescência.

    2. Crie processos adaptáveis. Transformar sua empresa não é suficiente – comece a reconstruir sua organização de maneira a se adaptar às mudanças constantes. Os processos adaptáveis ​​envolvem estruturas organizacionais modulares que podem ser prontamente reconhecidas e processos sistemáticos que oferecem aos funcionários oportunidades de continuar desenvolvendo e atualizando seus conjuntos de habilidades. Eles também incluem práticas de comunicação fortes, de modo que todos os membros da organização possam conhecer sua direção estratégica e ser informados quando ocorrerem mudanças nessa direção.

    3. Execute. Empresas que tiveram mais sucesso em relação à transformação digital foram as que investiram mais tempo, energia e dinheiro para que isso acontecesse. O desafio é que a diferença entre o que é possível tecnologicamente e o que as empresas estão realmente fazendo está aumentando. Esperar demais pode permitir que concorrentes novos ou estabelecidos capitalizem essas mudanças ou resultar em uma lacuna entre o local onde sua empresa está e onde precisa estar, que se torna grande demais para ser superada.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄