+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Entendendo IA para o negócio: porque usar inteligência artificial nas tarefas do dia a dia

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

À medida que o comportamento de consumo é influenciado pela transformação digital, novas tendências, necessidades e objetivos são criados pelo mercado. Para atuar em um cenário tão competitivo, cada vez mais empresas têm investido em ferramentas para automatizar processos e simplificar tarefas, como a inteligência artificial.

Quando se fala em indústria 4.0, por exemplo, é comum que se pense em fábricas com infraestrutura altamente moderna composta por tecnologias de ponta, como dispositivos inteligentes e sistemas inteligentes (Machine Learning, IoT, Big Data etc) —, cuja implementação exige processos altamente complexos. Mas, a realidade é que a IA pode ser usada para facilitar questões simples do cotidiano de uma empresa do setor industrial.

No decorrer dos próximos tópicos, você verá como a inteligência artificial contribui com o desenvolvimento do negócio e por que utilizá-la nas tarefas do dia a dia. Continue lendo para saber mais!

Quais são as aplicações da inteligência artificial na indústria?

Todos os setores do mercado têm sido positivamente impactados pela influência da tecnologia, inclusive a indústria e suas vertentes. O uso de sistemas com recursos de inteligência artificial pode ter várias aplicações úteis, como:

Análise de dados

Para garantir o alto nível de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, é fundamental que a empresa tome decisões pautadas em informações concretas. A análise de dados se torna muito mais precisa e eficiente quando há o suporte de uma tecnologia que determina padrões e otimiza as atividades rotineiras, como um ERP com recursos de SAP na nuvem.

Manufatura

Grande parte dos processos de manufatura podem ser automatizados com uma tecnologia de inteligência artificial, auxiliando na previsão de demandas logísticas e agilizando a produção.

Gestão de pessoas

Um ERP desenvolvido sob medida para empresas do setor industrial conta com módulos adicionais capazes de contemplar os mais diversos departamentos e assuntos da organização, inclusive a gestão de pessoas que pode ser melhorada a partir do uso de inteligência artificial.

Manutenção preditiva

Uma das premissas da inteligência artificial é a identificação de padrões. Por meio desses padrões, é possível fazer projeções de futuros prováveis e tomar decisões antecipadas em prol dos recursos físicos da empresa, como a manutenção de ferramentas e maquinários, gestão de EPIs, entre outros aspectos cruciais para os processos produtivos.

Qualificação de funcionários

Até mesmo a qualificação do quadro de colaboradores está ligada ao uso de inteligência artificial, pois conforme a IA é implementada na indústria, torna-se necessário obter mão de obra mais qualificada, fazendo com que a necessidade de treinamentos e capacitações seja constante.

Por que usar a inteligência artificial nas tarefas do dia a dia?

Agora que você já conhece algumas das aplicações da inteligência artificial na indústria e como ela impacta o dia a dia dos negócios, mostraremos alguns motivos pelos quais vale a pena aplicá-la em sua empresa.

Alta precisão e previsibilidade

Você deve ter percebido que, no decorrer deste conteúdo, comentamos algumas vezes que uma das razões que têm levado tantas empresas da indústria a adotarem a inteligência artificial é a capacidade dessa tecnologia projetar diferentes cenários futuros, não é verdade?

Pois bem, não há dúvida de que realizar previsões de demandas e comportamentos mercadológicos, por exemplo, eram atividades muito mais desgastantes e sujeitas a erros antes da existência da IA. Essa tecnologia não utiliza fórmulas mágicas para “prever o futuro”. O que lhe dá essa habilidade é a sua capacidade infinitamente superior a do ser humano para realizar análises de dados, cruzar informações e identificar padrões.

Além do mais, não se trata somente de fazer previsões precisas. O fato é que a IA pode analisar um grande volume de dados em questão de segundos, graças ao Big Data, o que garante um ganho de tempo imensurável, se comparado aos processos manuais.

Análise de dados em profundidade

Por falar em capacidade analítica, a análise de dados em níveis incalculavelmente mais profundos do que o raciocínio humano é uma das grandes vantagens que a inteligência artificial proporciona, quando aplicada em tarefas do dia a dia.

A IA é capaz de extrair um grande número de informações úteis a partir dos dados da empresa, pois sistemas ERPs munidos com esse tipo de tecnologia fazem o cruzamento de dados, gerando relatórios completos de forma muito mais concisa, o que é fundamental para a tomada de decisões.

Automação de processos

Automatizar os processos relacionados à manufatura é um dos grandes objetivos de todo empreendedor do setor industrial, não importa o nicho em que seu negócio está inserido neste vasto mercado.

Seja qual for o porte da empresa, a questão é que a inteligência artificial pode garantir a automação de todo o tipo de procedimentos mecânicos, o que é crucial para não sobrecarregar a equipe e permitir que o negócio foque em aspectos mais importantes, como o atendimento ao cliente e a qualidade dos produtos e serviços, sem mencionar os ganhos de produtividade no ambiente de trabalho.

É de conhecimento geral que a automação não é um mero pensamento moderno ou capricho, mas sim uma exigência do próprio mercado. No caso de empresas que lidam com processos de montagem, como a indústria automotiva, é difícil imaginar como seria a realidade da produção sem a automação. O mesmo se aplica ao seu negócio. Basta analisar o que pode ser automatizado e investir nas melhorias necessárias.

Melhoria constante

Um dos conceitos no qual a inteligência artificial é fundamentada é o Machine Learning, ou aprendizado da máquina em sua tradução literal para o português. Basicamente, esta é a habilidade que permite que a IA seja amparada no princípio de aprendizagem contínua.

Isso significa que essa tecnologia não apenas aprimora os processos manuais cotidianos da indústria, mas que também é capaz de desenvolver soluções inovadoras para problemas específicos, devido ao fato de literalmente aprender coisas novas com base no histórico de interações com o sistema.

Em outras palavras, usar a inteligência artificial na indústria é garantir que o negócio esteja alinhado com as tendências de tecnologia mais avançadas do mercado e que a empresa acompanhe as mudanças no comportamento do consumidor. Com base nos dados obtidos, é possível implementar uma cultura de melhorias constantes na organização.

Como implementar inteligência artificial nas atividades diárias?

Como foi dito acima, indústria 4.0 não é necessariamente sinônimo de processos de implementação complexos, investimentos exorbitantes e tecnologias inacessíveis. Um sistema ERP SAP integrado à nuvem conta com todas as ferramentas necessárias para que a empresa usufrua dos benefícios da IA.

A plataforma da Engine, por exemplo, é fundamentada no formato Software as a Service  (SaaS), o que significa que pode oferecer todas as vantagens que a inteligência artificial proporciona sem exigir mudanças drásticas de infraestrutura, aquisição de hardware, espaço físico, atualizações de licenças, backups, entre outras questões que dificultam o processo de implementação de novas tecnologias.

Neste conteúdo, você pôde entender como a inteligência artificial tem sido aplicada nas indústrias até mesmo em tarefas básicas do dia a dia, como gestão de pessoas, gestão financeira e análise de dados. Mostramos também os principais benefícios que a IA proporciona para organizações alinhadas com a inovação.

Quer descobrir como a Engine pode ajudar a implementar inteligência artificial nos processos produtivos da sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe para conhecer as melhores soluções tecnológicas para o setor industrial!

Veja também