+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Como o SAP S/4HANA pode te ajudar a aumentar o seu ROI

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

À medida que novas tecnologias e oportunidades de negócio surgiram — principalmente focadas no ambiente online, Inteligência Artificial, apps para dispositivos móveis e Internet das Coisas — o SAP começou um processo de evolução em seus produtos, sendo o SAP S/4HANA um dos mais importantes da atualidade.

Sua versão anterior era conhecida como SAP ECC, mas foi totalmente reescrita para se adequar aos padrões das plataformas de softwares modernas. Com isso, a sua interface se tornou mais simples e suas funcionalidades passaram a atender às necessidades mais particulares das empresas situadas na era da transformação digital.

Neste conteúdo, você entenderá que é SAP S/4HANA, como esse conjunto de soluções pode contribuir com o crescimento da organização e como o ROI pode ser positivamente impactado por sua adesão. 

O que é SAP S/4HANA?

A mais recente geração do SAP Business Suite chegou ao mercado com a premissa de introduzir uma série de inovações tecnológicas aos ERPs utilizados no meio corporativo. Dado o contexto, é correto afirmar que o SAP S/4HANA consiste em um bloco designado aos departamentos contábeis e fiscais das empresas. Ele também foca em segmentos de negócios baseados em valor, mais ágeis e modernos.

A principal característica do SAP S/4HANA é a simplificação dos processos, ou seja, a ferramenta visa aumentar a eficiência para cada modelo de negócio. Inúmeras alternativas de planejamento integram os recursos dinâmicos oferecidos pela plataforma, como a possibilidade de simular transações comerciais e econômicas comuns no cotidiano das empresas.

Como já foi dito, o SAP S/4HANA também conta com aprimoramentos em sua interface, simplificando a visualização e o manuseio pelos usuários. Essas mudanças resultaram na redução do número de dados a serem analisados diariamente, gerando mais flexibilidade e produtividade a todos os departamentos das organizações.

Sendo assim, o SAP S/4HANA oferece aos seus usuários a possibilidade de tomar decisões pautadas no registro de diferentes fontes de informações, além de um suporte ativo para sanar quaisquer dúvidas ou dificuldades.

Quais são os diferenciais do SAP 4/4HANA?

Separamos uma série de motivos pelos quais o SAP S/4HANA é considerado uma das ferramentas mais inovadoras da atualidade. Veja a seguir como essa tecnologia pode contribuir com os resultados da empresa:

Facilidade de manuseio pela equipe

Na era da evolução digital, as empresas não têm tempo a perder e quanto mais intuitivas são as plataformas usadas pela equipe, mais ágil e produtivo é o dia a dia dos profissionais.

Automação de tarefas

Muitas atividades e funções do time de colaboradores podem ser automatizadas por um software fundamentado na tecnologia SAP S/4HANA. Assim, a equipe não fica saturada e pode se dedicar a responsabilidades mais importantes, como o atendimento ao cliente, a qualidade dos produtos oferecidos ou até mesmo a estratégias para melhorar cada vez mais os resultados..

Execução de processos de última geração

Não é preciso ser especialista em ciência de dados ou economia para notar que o forte processo de transformação digital — pelo qual estamos passando nas últimas décadas — está mudando significativamente o comportamento de consumo.

Com isso, novas demandas estão surgindo no mercado, o que exige cada vez mais capacidade das empresas para lidar com o consumidor 4.0, o seu alto nível de exigência e, é claro, com o ritmo acelerado de competitividade.

Um dos diferenciais do SAP S/4HANA é que essa tecnologia está atualizada em relação às mudanças mais atuais na sociedade e no mercado. Com essa ferramenta, é possível remover uma série de obstáculos comuns que ocorrem com a implementação de ERPs, como:

  • estruturas complexas;
  • latência em lotes;
  • falta de compatibilidade com outras ferramentas;
  • processos manuais.

Digitalização dos processos financeiros

Para melhorar o processo de tomada de decisões, nada melhor do que uma solução tecnológica que integre todos os assuntos pertinentes às finanças do negócio em uma única ferramenta, do planejamento ao encerramento do período.

Mais controle sobre a cadeia de suprimentos

Uma das funcionalidades mais importantes para empresas do setor industrial é a gestão da cadeia de suprimentos. Felizmente, o SAP S/4HANA é fundamentado em Machine Learning, o que permite que o sistema ajude a melhorar toda a logística envolvida nos processos de produção, armazenamento e distribuição.

Assim, todo o ciclo de vida do produto também pode ser acompanhado com mais eficiência, impactando diretamente em sua qualidade e na satisfação do consumidor.

Como o SAP/4HANA pode ajudar a aumentar o ROI?

Apenas para contextualizar, ROI é uma importante métrica de performance financeira, comumente aplicada quando o objetivo é identificar a eficiência de um investimento feito em uma determinada área da empresa. Afinal, é necessário verificar a viabilidade de um projeto ou ação antes de comprometer recursos da organização, como tempo e dinheiro.

No entanto, muitos empreendedores têm dificuldade para entender e mensurar a relação custo-benefício adequadamente, o que leva a erros como precificação de produtos incorreta, baixa margem de lucro e até mesmo desperdício de capital da empresa. Esse problema costuma ocorrer principalmente em formatos de negócios que oferecem ao mercado soluções não quantificáveis, como a prestação de serviços tecnológicos.

Embora não exista uma metodologia padrão ou “fórmula mágica” para calcular o ROI de um projeto, o SAP S/4HANA pode facilitar bastante esse processo devido aos seus recursos e funcionalidades que facilitam o trabalho dos gestores.

Portanto, primeiramente determine o custo de vários aspectos que integram o projeto que será medido. Isso pode variar de acordo com o nicho do mercado no qual a empresa está inserida, por exemplo:

  • taxas de licenças;
  • custo de aquisição de materiais ou insumos;
  • custo de implementação ou modificação;
  • taxas de consultoria;
  • custo de produção.

Entre outras questões que impactam no Custo Total do investimento a ser medido. Lembrando que as despesas variáveis, que farão parte do cálculo, devem ser aquelas que estão relacionadas a um período específico, como os últimos meses ou anos da empresa.

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que é o ROI, basta aplicar a fórmula em uma ação, estratégia ou área específica do negócio:

  • Receita – Custo / Custo

Por exemplo, imagine uma empresa que tenha um faturamento total de R$ 100 mil. Se o seu investimento inicial foi de R$ 10 mil, ao aplicar a fórmula chegaremos ao seguinte cálculo:

  • (100.000 – 10.000) / 10.000 = 9

Ou seja, neste caso, o ROI foi nove vezes superior ao investimento inicial. Portanto, podemos concluir que o SAP S/4HANA auxilia no cálculo do ROI nas empresas devido ao fato de proporcionar uma série de facilidades ao ambiente organizacional, principalmente para o departamento responsável pelas finanças do negócio.

Afinal, um bom ERP pode gerar vantagens como:

  • melhoria da retenção da equipe por meio da facilidade de uso;
  • correção de falhas nos cálculos de custos e precificação de produtos ou serviços;
  • centralização dos processos em uma única plataforma funcional, ágil e remota;
  • otimização da tomada de decisões administrativas devido à facilidade para visualizar informações sobre o funcionamento da empresa.

Como você pôde conferir, o SAP S/4HANA traz um importante conjunto de mudanças aos ERPs utilizados no meio empresarial. Diversos nichos do mercado têm se beneficiado com a evolução dos serviços oferecidos por esse tipo de tecnologia.

Quer descobrir como o software da Engine pode trazer mais agilidade e eficiência nos processos organizacionais de sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para conhecer as nossas soluções tecnológicas.

Veja também