• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    A indústria química e as estratégias avançadas de gestão

    [Soluções, ferramentas SAP]

    A Indústria Química e as estratégias avançadas de gestão

    27 de Dezembro de 2023

    Entenda como líderes têm aplicado estratégias avançadas de gestão diante na complexa Indústria Química

    Quando falamos em indústria química, nos referimos a um conjunto diversificado de indústrias, que vão desde as indústrias de fertilizante, passando pelas de materiais de construção e chegando até as especializadas em petróleo e sabão.

    O setor é tido como um dos mais importantes da economia mundial e, ao mesmo tempo, um dos mais complexos - é por isso que o investimento e a taxa composta de crescimento anual (ou o CAGR) das indústrias químicas costumam ser mais altos quando comparada às de muitos outros segmentos industriais, aponta artigo da Science Direct. 

    A operação da indústria química envolve diversos processos produtivos que exigem precisão e controle rigorosos. Além disso, fatores como a globalização do mercado e as flutuações nos preços das matérias-primas adicionam uma camada a mais de desafios para os principais tomadores de decisão do setor. Como, então, aplicar modernas e inovadoras estratégias de gestão com segurança e sustentabilidade?

    Bom, de fato, gerenciar operações dentro desse setor não é tarefa fácil, dada a complexidade intrínseca às atividades - sem contar as demandas regulatórias em constante mudança e evolução. Mas é algo que pode - e deve - ser simplificado pelo uso estratégico de técnicas avançadas de gestão, um sistema integrado e outras tecnologias inteligentes. Esse gerenciamento requer estratégias avançadas de gestão e, para entender mais sobre isso, vamos começar pela área de inovação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D):

    A indústria química e a inovação em P&D

    Para garantir o poder competitivo do negócio dentro da indústria química, é fundamental o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento - confira as recomendações dos especialistas para a alocação inteligente de investimentos na indústria farmacêutica. Essas pesquisas, que são extensas e passam por diversas etapas de testes e aprovação, resultam em produtos inovadores que demandam estrutura e organização do ponto de vista operacional para garantir a sustentabilidade do negócio. 

    Sabendo disso, as empresas têm investido cada vez mais na virada digital para elevar o nível operacional e estratégico do negócio. Neste quesito, tecnologias de nível industrial como Inteligência Artificial, Robótica e Machine Learning são importantes ferramentas de transformação.

    A sustentabilidade como estratégia de gestão na indústria química


    Para posicionar ainda melhor o negócio diante da acelerada concorrência, a indústria química deve estar cada vez mais alinhada às iniciativas de ESG, o que precisa partir de uma mudança de mentalidade na gestão e em todo o corpo operacional. Com SAP Cloud para empresas Sustentáveis, é possível  medir, gerenciar e otimizar a sustentabilidade do negócio a partir de uma visão holística. Com a integração de dados e processos, torna-se muito mais fácil a gestão da pegada de carbono, a redução do desperdício de materiais, entre outros benefícios.

    A gestão de riscos também é um elemento crítico, que precisa ser rigorosamente zelado pela frente de liderança considerando as potenciais consequências de vazamentos, acidentes ou não conformidades regulatórias. É por isso que as empresas da indústria química devem adotar uma abordagem proativa na identificação e mitigação de riscos, implementando práticas robustas de conformidade regulatória para evitar penalidades e proteger a reputação da marca. Nisso, soluções SAP podem ajudar, através da centralização de informações, automação de processos, além da otimização de inventário. 

    É por isso que a capacitação constante das equipes é essencial para garantir que as mesmas estejam sempre atualizadas em relação às mais recentes tecnologias e regulamentações. Além disso, fomentar uma cultura de inovação dentro da organização estimula a busca contínua por melhorias e eficiência, permitindo que a empresa permaneça entre as mais bem posicionadas do setor.

    Como aplicar técnicas de avançadas de gestão na indústria química

    Como falamos anteriormente, a tecnologia é um dos pilares mais importantes para sustentar a aplicação de técnicas avançadas de gestão na indústria química tanto no “chão de fábrica” quanto entre os tomadores de decisão. Durante todo o processo de transformação digital, é trabalhada não só a rotina, como também a mentalidade dos times a partir de treinamentos oficiais com o seu SAP Partner - ou consultor especializado Engine. Tudo para garantir que as tecnologias implantadas sejam utilizadas da melhor maneira, entregando o seu máximo potencial de mudança para o negócio.

    A aplicação dos princípios de Lean Manufacturing, por exemplo, pode resultar na eliminação de desperdícios e no aumento da eficiência, mas, para isso, é preciso identificar quais atividades do processo podem ser transformadas com um sistema de gestão integrada e na nuvem, por exemplo, um ERP industrial

    Feitas todas essas reflexões sobre como aplicar estratégias avançadas de gestão em um setor tão complexo quanto a indústria química, entre em contato com nossos especialistas e saiba como aplicá-las dentro da realidade da sua empresa. 

    É só clicar neste link e começar uma conversa sem compromisso para entendermos o momento atual do negócio e identificar as principais oportunidades de melhorias e automação. Te esperamos. Será um prazer acompanhá-lo durante toda a jornada digital!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄