• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [análise de valor, Liderança, análise de dados]

    A importância da análise de dados dentro de uma empresa

    20 de Dezembro de 2023

    O mercado contemporâneo é marcado por uma poderosa ferramenta: a análise de dados. No setor industrial, cada vez mais organizações têm investido na análise de dados corporativos, visto que essa prática aumenta a eficiência dos processos, reduz custos operacionais, proporciona uma visão estratégica e auxilia no monitoramento do desempenho.

    A tendência é que, nos próximos anos, a análise de dados não seja mais encarada como uma novidade, mas sim como uma ferramenta essencial nas atividades da empresa, tão importante quanto as atividades relacionadas à linha de montagem e a gestão das finanças.

    Preparamos este conteúdo para que você entenda o que significa análise de dados no ponto de vista da indústria, qual a importância que essa prática tem no contexto do mercado atual e como a sua empresa pode aderir a esse conceito. Continue a leitura para conferir!

    O que é análise de dados?

    Quando se fala em dados, é muito provável que você pense em números, gráficos e planilhas, não é verdade? De certa forma, isso são dados, mas você saberia o que fazer com tais informações? É exatamente neste ponto que entra a análise de dados, a prática de transformar tudo isso em informações que tenham utilidades reais e mensuráveis.

    O fato é que, na era da informação digitalizada, todos os dias quantidades exorbitantes de dados são geradas em todos os lugares. As empresas que sabem o que fazer com essas informações têm uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, pois contam com as ferramentas necessárias para liderar o mercado.

    É importante destacar que uma das vertentes de maior relevância da análise de dados é a Inteligência de Mercado, ou Business Intelligence, como também é conhecida, pois uma das finalidades da análise de dados é gerar conhecimento a respeito do comportamento de consumo, das tendências futuras e das estratégias da concorrência.

    O que é Inteligência de Mercado?

    Antes de mostrarmos a importância da análise de dados para a indústria, é importante destacar que a Inteligência de Mercado tem um papel fundamental dentro deste contexto. De forma resumida, a Inteligência de Mercado consiste em obter insights relevantes para os negócios, a partir dos dados analisados. Assim, é possível tomar as melhores decisões para a empresa com muito mais agilidade e precisão.

    Obter esse tipo de vantagem competitiva é fundamental para o sucesso da empresa, considerando que a indústria abrange alguns dos setores mais competitivos do mercado — químico, alimentício, farmacêutico etc.

    Como a análise de dados é feita?

    A análise de dados é realizada por meio de pelo menos três etapas:

    1. A primeira fase é a coleta, na qual a empresa adota uma ferramenta para obter os dados, como um bom ERP
    2. A segunda etapa é mineração, que consiste em usar a tecnologia escolhida e técnicas de automação para identificar padrões e tendências. É muito comum que essa prática seja aplicada em grandes quantidades de dados. 
    3. Por fim, a terceira fase é a interpretação, que significa, em outras palavras, dar uma aplicabilidade útil aos dados, transformando-os em informações claras e compreensíveis.

    Por que a análise de dados é importante?

    A Inteligência de Mercado só pode ser feita de maneira completa com uma análise de dados bem trabalhada. Mas, mais do que isso, a análise de dados tem outras vantagens:

    Permite a visualização do mercado atual

    Como foi dito anteriormente, uma das premissas da análise de dados é a projeção de cenários futuros com base na observação de históricos de comportamentos. Dito isso, um dos motivos pelos quais cada vez mais empresas têm investido em analisar dados é que essa prática proporciona ao gestor um entendimento muito mais amplo acerca do mercado atual.

    Isso é fundamental para a tomada de decisões, pois ao conhecer os seus concorrentes e saber qual é o perfil de seu público, torna-se muito mais fácil dar rumos aos negócios. Afinal, como uma empresa pode se posicionar efetivamente, se não conhecer o terreno em que está pisando?

    Neste sentido, outro ponto importante que deixa clara a importância da análise de dados é o fato de que os conhecimentos que ela proporciona, sobre o panorama externo, permitem que os gestores façam mudanças internas, com o objetivo de trazer melhorias para preparar a organização para os desafios do mercado e aumentar a produtividade do negócio.

    Melhora os processos operacionais

    No contexto do setor industrial, a análise de dados tem se mostrado como uma ferramenta indispensável, pois contribui diretamente com a otimização do ambiente de trabalho devido à sua capacidade de gerar uma grande quantidade de informações pertinentes aos processos operacionais.

    Uma das premissas da Indústria 4.0 é a integração à Nuvem, isto é, fábricas inteiramente sendo controladas via dispositivos e sensores inteligentes. Acontece que esses dispositivos também fornecem informações detalhadas sobre o funcionamento das máquinas, tempo de produção, quantidade de insumos utilizados, entre outras questões.

    Com base nesses dados, a equipe pode mensurar o desempenho da empresa, nivelar a qualidade dos produtos, reduzir o desperdício de materiais, otimizar a produção, implementar metodologias mais ágeis e tomar decisões assertivas.

    Proporciona informações detalhadas sobre o cliente

    Independentemente da empresa atuar com a venda de produtos ou de serviços, a questão é que toda organização têm algo em comum: o cliente como a parte mais importante do funil de vendas. São as preferências do consumidor que moldam cada aspecto que caracteriza um empreendimento. Não é por coincidência que o aperfeiçoamento de um produto, por exemplo, tem como principal finalidade atender às expectativas do cliente potencial.

    Sendo assim, a análise de dados é uma ferramenta indispensável quando se trata de obter informações precisas a respeito do perfil do público de uma marca. A “trilha de migalhas” que o consumidor deixa ao passar pelos canais de comunicação da empresa — blog corporativo ou site — gera dados o suficiente para que a empresa trace o perfil do cliente ideal.

    Como implementar a análise de dados na empresa?

    Antes de concluirmos, é importante que você entenda como a análise de dados pode ser aplicada na indústria. Pois bem, graças à evolução da tecnologia e a popularização do acesso à internet, hoje, é possível adquirir ferramentas tecnológicas desenvolvidas com o objetivo de atender às necessidades específicas da empresa.

    O ERP da Engine, por exemplo, é um software repleto de recursos criados a fim de suprir as demandas de organizações da indústria, independentemente de qual seja o nicho em que elas estejam inseridas — químico, farmacêutico, alimentício, telecomunicacional etc.

    Como o software da Engine funciona no formato Software as a Service (SaaS), toda a infraestrutura do sistema é ambientada virtualmente, desde as informações que ficam armazenadas no banco de dados até a hospedagem dos serviços. Além disso, a ferramenta conta com aceleradores como o SAP S/4HANA, que possibilita a captura de dados com muito mais agilidade e eficiência.

    Neste conteúdo, você pôde entender o que é análise de dados no contexto da indústria. Também mostramos a importância da prática de observar informações de forma analítica e quais os impactos que ela pode proporcionar aos negócios.

    O que acha de conhecer uma ferramenta tecnológica criada especificamente para auxiliar nas atividades industriais e, ainda, implementar o conceito de análise de dados em sua empresa? Então entre em contato com a gente para conhecer o ERP da Engine e seus benefícios!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄