+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Por que sua empresa precisa de uma consultoria de ERP?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não há empresa inteligente preparada para enfrentar todos os desafios da Indústria 4.0 sem automação. E não há transformação digital e automação sem a integração de todos os setores da organização, que permita uma operação coesa, controlada e interligada. Essa integração, que torna a empresa um só time, é alcançada por meio de um ERP.

Fica fácil entender porque sua empresa precisa de uma consultoria ERP. A integração da companhia, com o uso de um único sistema flexível, abrangente e otimizado, é fundamental para se alcançar a produtividade esperada pela Indústria 4.0. Já se foi o tempo e não é mais possível alcançar resultados por meio de altas margens e boas vendas. Hoje, o desafio é cortar custos sem perda de qualidade, eliminar o desperdício e o retrabalho, e aumentar a produtividade a níveis jamais vistos até aqui.

É a automação, a adoção de processos inteligentes e a integração de toda a empresa com um ERP que garantirão o futuro das empresas. E o futuro é logo ali. Mas você sabe o que é um ERP? Sabe quais são suas aplicabilidades e vantagens? Leia este conteúdo até o fim e saiba por que sua empresa precisa de uma consultoria de ERP.

O que é um ERP?

Estas três letrinhas juntas significam Sistema de Gestão Empresarial, na tradução da sigla para o português (do inglês Enterprise Resource Planning). Ou seja, o ERP é um sistema que integra todas as áreas de uma empresa, o que permite uma gestão única e unificada. Isso significa que a organização tem mais controle e possibilidade de planejamento.

O ERP traz para a organização uma visão muito mais profunda e real de todo o negócio. O que acontece na área de vendas tem impacto direto sobre o estoque e sobre o comercial, mas a gestão financeira também importa para a área de vendas, bem como o setor de compras, e assim por diante. Ou seja, as áreas que se complementam passam a atuar juntas, e uma sabe do movimento da outra. Mais do que isso, uma tem acesso aos dados da outra.

Não há, hoje, um negócio que se torne de fato relevante, forte e destacado que não utilize um ERP de qualidade, interligando toda a sua operação. Há muito que o ERP deixou de ser uma tendência, e hoje é essencial na construção de uma empresa inteligente, que sabe tirar proveito de seus processos a favor do negócio.

Quais são as vantagens do uso de um ERP?

  • O uso eficiente do ERP ajuda a identificar desperdícios, eliminando-os;
  • É fundamental para uma redução inteligente de custos, eliminando-os sem interferir na qualidade do produto ou serviço oferecido;
  • Fornece dados profundos, em tempo real, que são fundamentais para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas;
  • Permite uma visão muito mais profunda e real do negócio;
  • Permite um melhor planejamento;
  • Oferece transparência e segurança e;
  • Melhora os processos internos.

Oportunidades desse sistema

Como você já sabe, o ERP é aplicado sobre todo o negócio. Ou seja, ele existe justamente para interligar a empresa, tornando-a uma só. O sistema vai muito além de controlar as vendas, as despesas e os estoques. Seu uso permite a empresa insights valiosíssimos, e em tempo real.

Se você tem uma base única e íntegra, você consegue enxergar o negócio de uma forma muito mais profunda e real, e isso permite uma série de oportunidades de melhorias que impactarão nos resultados. O ERP facilita o gerenciamento e a circulação da informação para toda a companhia, trazendo velocidade, efetividade e senso de urgência. A gestão integrada dos dados fará toda a diferença, não tenha dúvidas disso.

Os principais módulos de um ERP são:

  • Faturamento;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Estoque;
  • RH;
  • Fiscal;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Produção.

Por que sua empresa precisa de uma consultoria de ERP?

Cada negócio é único, porque toda empresa tem particularidades que precisam ser respeitadas. O que funciona para a empresa “A” não necessariamente será útil para a empresa “B”. Os desafios podem até ser os mesmos, mas a cultura da empresa é única, e não olhar para isso ao planejar a implantação de um ERP é um erro.

Tem uma palavrinha no parágrafo acima que precisamos destacar e ela explica porque sua empresa precisa de uma consultoria de ERP: planejamento. A adoção da ferramenta vai transformar definitivamente a organização, mas para que isso aconteça a empresa precisa se preparar. 

É preciso pensar qual ERP utilizar, como, o porquê e, principalmente, conquistar a adesão dos colaboradores. Afinal, pode-se contratar o melhor sistema do mundo mas ele de nada valerá se não for bem utilizado pelos recursos humanos. 

Os especialistas costumam exemplificar a necessidade de uma consultoria de ERP utilizando o exemplo da norte-americana HP, que sofreu sérios problemas na implantação do seu software de gestão, o que gerou – acredite – uma queda de faturamento na ordem de US$ 400 milhões em um de seus trimestres. Na ocasião, executivos de alta patente precisavam parar de trabalhar para aprovar pedidos urgentes de US$ 50,00!

Como essa consultoria funciona?

É preciso pensar em um projeto que seja o mais adequado para a empresa contratante. As etapas de implantação da ferramenta, a migração dos dados e o backup devem ser planejados detalhadamente. Também é necessário fazer uma avaliação muito criteriosa sobre o fornecedor do ERP e saber se a solução é a ideal para o negócio.

Uma consultoria de ERP precisa, antes de tudo, entender perfeitamente como funciona o negócio do cliente, conhecer a cultura da empresa e se dedicar a um projeto sob medida, individualizado e focado nos resultados. O acompanhamento passo a passo é mais do que relevante: é obrigatório e urgente.

Uma boa consultoria simplesmente veste a camisa do cliente. É isso que fará toda a diferença!

Ainda tem dúvidas sobre ERP? Então assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdo exclusivo sobre o tema.

Os serviços de consultoria da Engine são na medida para a sua empresa

Consultoria de gestão empresarial referência de mercado e parceira SAP, a Engine é especializada em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação, capazes de transformar seus clientes em empresas inteligentes, prontas para enfrentar todos os desafios da Indústria 4.0. Somos pioneiros no modelo de negócio de SAP as a Service e nossa expertise foi conquistada com dezenas de implantações em pequenas, médias e grandes empresas, das mais variadas indústrias e segmentos de mercado. Somos, também, precursores da oferta de sistemas de gestão como serviço no Brasil.

O foco da Engine é sobre serviços de gestão empresarial que gravitam em torno do portfólio SAP. Os serviços de outsourcing oferecem o SAP na forma SaaS (Software como serviço) e PaaS (Plataforma como serviço), e também fazemos consultorias de negócio e tecnológica, implementações, suporte e treinamentos.

Clique aqui para conhecer melhor todos os nossos serviços e solicite contato de um de nossos especialistas. Temos serviços sob medida para a sua organização se tornar uma empresa inteligente!

Veja também