+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Como manter sua equipe engajada com o trabalho durante a transformação digital da sua empresa

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vivemos em tempos em que startups tomam o lugar de organizações tradicionais em poucos meses. Trazer inovação à cultura organizacional deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade de sobrevivência. Dado o contexto, manter a equipe engajada durante o processo de transformação digital da empresa é uma medida fundamental.

Embora a ideia de reunir mentes brilhantes em uma experiência colaborativa pareça ser uma abordagem promissora, é preciso apostar em boas práticas de gestão de pessoas para que as expectativas não se tornem maiores do que os resultados alcançados. Afinal, a inovação disruptiva exige engajamento e pluralidade por parte da equipe.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as melhores práticas para manter a sua equipe engajada com o trabalho durante a transformação digital da empresa. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Organize conferências digitais

O trabalho remoto via vídeo já é uma realidade em inúmeras organizações. A Westwood Holdings, uma bem-sucedida empresa de gestão de ativos e riquezas, decidiu reunir suas equipes por meio de um serviço de nuvem e de conferências digitais. Os resultados foram altamente satisfatórios, visto que o índice de interação de seus colaboradores teve melhoras significativas.

Para isso, é preciso utilizar ferramentas que ofereçam não somente recursos para comunicação por vídeo, como também funcionalidades que ofereçam suporte ao trabalho, como troca de mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos. A ideia de criar um ambiente inclusivo e que reconheça as conquistas do time mantém a equipe engajada e aumenta a colaboratividade entres os colaboradores.

Outro ponto interessante em relação ao uso de conferências digitais para engajar a equipe é o fato do uso dessas ferramentas permitirem o alcance de uma grande variedade de funcionários, onde quer que estejam. Esse tipo de prática se tornou ainda mais comum devido à pandemia do coronavírus.

Realize reuniões periodicamente, mas sem estendê-las demais

O CEO do famoso calendário online Doodle, Renato Profico, afirma que a melhor maneira de manter equipes engajadas durante a realização de reuniões é acertar no tempo de duração.

Na maioria dos casos, não há necessidade de estender demais uma conversa de caráter organizacional. Mas, para ajustar a duração perfeita da reunião, é preciso levar em consideração alguns fatores, como o número de pessoas presentes, o contexto da conversa, as diferentes questões e imprevistos que possam surgir, além de outras reuniões que estarão acontecendo naquele dia.

De acordo com Renato, é preciso ir além. Para aumentar a produtividade da equipe, é importante não apenas definir a duração adequada, como também o momento certo. Uma equipe é formada por pessoas com costumes diferentes. Alguns membros trabalham melhor durante a manhã, enquanto outros, durante a noite. Tudo deve depender do ritmo dos colaboradores e como eles trabalham. Nesse sentido, grupos menores tendem a ter discussões mais produtivas.

Aposte em ações colaborativas inovadoras

Andrew Barnes, fundador da empresa neozelandesa Perpetual Guardian e autor da metodologia “The 4 Day Week”, disse que conseguiu manter a equipe engajada, mais disposta e produtiva depois que reduziu a duração da semana para quatro dias.

A estratégia é uma forma de manter o ambiente de trabalho em plano aberto, mas o seu sucesso depende de alguns fatores como a disposição dos funcionários para produzir mais em menos tempo.

Para isso é preciso que os dias trabalhados sejam totalmente focados na produção dos resultados, livres de interrupções e, é claro, envolvam soluções e ferramentas tecnológicas de ponta. Barnes sugere que as notificações sejam limitadas, que o e-mail dos colaboradores fique desconectado e o trabalho seja realizado em um espaço o mais remoto possível.

Já a especialista em locais de trabalho e autora de “Tame Your Terrible Office Tyrant”, Lynn Taylor, afirma que se as ferramentas colaborativas forem usadas da forma correta, a empresa irá usufruir de inovação e potencializará os seus resultados, tudo o que os gestores precisam em tempos de transformação digital e alta competitividade no mercado. Taylor diz, ainda, que a comunicação é crucial para o sucesso do engajamento e o fortalecimento dos laços entre os profissionais.

Veja o que um de nossos clientes está fazendo de transformação digital em sua empresa.

Invista em ferramentas de comunicação interna

O uso das redes sociais cresceu de forma exponencial na última década. Diferente de como era em meados dos anos 2000, hoje, não é apenas o público jovem que utiliza essas mídias como ferramenta de comunicação, entretenimento e fonte de informação.

No meio corporativo não poderia ser diferente. Gregg Steinhafel, o ex-CEO da Target, criou uma mídia social interna para fomentar a colaboração e o engajamento entre as equipes. A plataforma permite que os profissionais até mesmo façam postagens e interajam por meio de comentários e curtidas.

Outra ideia inovadora utilizada para promover o engajamento de seus funcionários é o uso de um recurso interativo de Perguntas e Respostas e um manual do Wiki. Todas essas ideias, em conjunto, proporcionam um ambiente de trabalho que preza pela autonomia e criatividade. Por consequência, os colaboradores têm mais capacidade para se comunicar entre si.

Graças ao avanço das tecnologias de gestão empresarial e comunicação interna, hoje em dia é possível encontrar softwares em nuvem que contam com recursos para que os colaboradores troquem mensagens e interajam entre si, internamente e de ambientes remotos.

Tenha líderes participativos

Tanto no ambiente físico quanto no virtual, é imprescindível que os líderes de equipe sejam participativos nas rotinas de trabalho. Eles devem atuar na linha de frente e inspirar o engajamento entre os membros da equipe por meio de ações colaborativas. Afinal, ele é intermédio entre a empresa e os colaboradores. Os líderes também devem desenvolver uma comunicação eficiente entre ambas as partes, acompanhando de perto as atividades dos profissionais.

Existem diversas ferramentas virtuais compartilhadas para que a liderança acompanhe o desenvolvimento de cada etapa de um projeto, analisando e monitorando a evolução de cada integrante da equipe em tempo real.

Defina metas e proponha desafios

Para fomentar a produtividade e obter melhores resultados, é preciso definir metas para os profissionais. Essa estratégia contribui porque ajuda a guiar o caminho que deve ser seguido e garante que os colaboradores foquem sua atenção e energia nos objetivos da empresa.

Contudo, para que a equipe se mantenha engajada, é preciso que as metas sejam estabelecidas com a participação de todos os envolvidos, além do fato de que os números devem ser desafiadores, porém alcançáveis com base na realidade da organização. Lembre-se de que a finalidade é motivar e impulsionar o time, e não criar um ambiente de estresse, insatisfação e competitividade tóxica.

Em tempos de transformação digital, onde tudo acontece de forma extremamente rápida, o mercado se tornou muito mais exigente e acirrado. O fator humano é visto como um grande diferencial para as companhias com perspectiva de futuro. Portanto, é crucial investir nos ativos mais importantes da organização, seus funcionários, e em estratégias para captar e reter os melhores talentos, sempre mantendo-os engajados e motivados.

Como você pôde conferir, o trabalho de manter uma equipe engajada durante a transformação digital da empresa exige uma mentalidade criativa e aberta a novas ideias, além da forte presença de ferramentas tecnológicas nos processos cotidianos e na comunicação interna. Além disso, é fundamental que o time de profissionais seja liderado por gestores com uma perspectiva ampla e inovadora sobre estratégias institucionais para motivar os colaboradores.


Deseja acessar todos os conteúdos informativos, materiais didáticos e novidades sobre transformação digital da Engine? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo!

Veja também