+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Erros que seriam evitados se sua empresa contasse com a ferramenta SAP para Compliance

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diante de uma das políticas tributárias mais complexas do mundo, os gestores brasileiros têm grandes dificuldades para manter a contabilidade de suas empresas em conformidade com as exigências legais impostas pelos órgãos fiscalizadores. E é neste contexto que uma ferramenta SAP para Compliance se mostra indispensável.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é Compliance, quais as vantagens de manter o negócio em conformidade e quais os principais erros que uma ferramenta SAP pode ajudar a empresa a evitar. Continue a leitura para conferir!

O que é Compliance?

O termo Compliance é proveniente do verbo em inglês “to comply”, que em sua tradução simples significa estar em conformidade com regulamentos internos e externos, padrões éticos e com a legislação. Basicamente, a função do Compliance é fazer com que a empresa minimize os riscos, além de guiar o comportamento da organização perante o segmento do mercado em que ela atua.

Nos dias atuais, existem ferramentas tecnológicas para auxiliar o Compliance na empresa, isto é, sistemas internos de controle que permitem o esclarecimento das informações, proporcionando mais segurança a quem utiliza a contabilidade e as demonstrações financeiras para análise do desempenho monetário.

Uma maneira simples de entender o que é Compliance é pensar no conceito como um padrão básico de negócios no qual diversas ações são colocadas em prática para garantir relações transparentes e éticas entre outras organizações e o Poder Público.

Quais as vantagens de uma ferramenta SAP para Compliance?

O uso de uma tecnologia adequada para Compliance pode trazer uma infinidade de benefícios para as empresas. Veja a seguir algumas das vantagens que esse tipo de ferramenta pode proporcionar!

Maior alcance das informações do negócio

Um bom sistema SAP para Compliance cobre uma grande variedade de áreas da empresa. Por exemplo, deve abranger as regulamentações comerciais e trabalhistas, assim como a totalidade dos direitos, obrigações, princípios, diretrizes sob as quais a empresa é gerenciada.

Mais segurança sobre as informações

A proteção dos dados de parceiros, fornecedores, colaboradores, clientes e da própria empresa é outro aspecto crucial. Um bom software para Compliance deve ser capaz de identificar, classificar, proteger, arquivar e até mesmo excluir as informações corporativas sempre que necessário.

As organizações também devem se esforçar para identificar e limitar os riscos apresentados pelos canais de comunicação digital. A finalidade sempre deve ser manter a aceitação dos direitos de terceiros e a proteção metodológica da propriedade intelectual própria.

Confira nosso webinar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

Concorrência livre e justa

As regras de Compliance também devem garantir uma concorrência livre e justa por meio de proteção contra multas pesadas. O objetivo também deve ser envolver a empresa em transações comerciais com o Setor Público, de modo que as regulamentações específicas sejam cumpridas.

Redução dos fatores de risco

Por fim, a implementação de um sistema SAP para Compliance deve contribuir com a redução significativa dos fatores de risco da empresa, por meio de seus recursos que ajudam a identificar potenciais riscos relativos ao cumprimento das regras e de proteção ao consumidor, assim como os funcionários que trabalham em setores de alto risco.

Quais erros seriam evitados se sua empresa contasse com uma ferramenta SAP para Compliance?

Agora que você já sabe o que é Compliance e qual o seu papel, mostraremos os principais erros que podem ser evitados ao adotar uma ferramenta SAP para lidar com os aspectos relacionados ao assunto.

Não alinhar a função Compliance com os valores e objetivos da organização

Uma organização que pretenda se consolidar no mercado precisa, em longo prazo, alinhar suas funções de Compliance à visão do negócio e aos objetivos estratégicos. Quando isso é deixado de lado, as questões externas podem vir a se tornar problemas para a empresa, o que a leva adotar medidas preventivas e de monitoramento constante.

É graças a uma ferramenta SAP para Compliance que uma empresa pode atingir seus objetivos. E não estamos nos referindo aos conceitos conflitantes, mas sim ao controle e à sinergia com as regulações, representando mais qualidade nas atividades corporativas, além da consolidação da marca no mercado e, é claro, economia de recursos.

Não estar em conformidade com a legislação

O Brasil tem uma das políticas tributárias mais complexas do mundo, o que leva muitos empreendedores a terem dificuldades na hora de lidarem com suas obrigações fiscais. A grande variedade de regimes tributários, encargos e outras obrigações transformam a prestação de contas em uma verdadeira dor de cabeça.

Por isso, as empresas que criam comissões internas para administrar os aspectos fiscais e tributários precisam ter pleno conhecimento da legislação do país. Afinal, a ideia não é somente cumprir com as regras ao pé da letra, pois quando se trata de Compliance é preciso também obter os benefícios fiscais que contribuem com a redução da carga tributária e incidentes nas organizações.

Não se preparar para a fiscalização

Uma das maiores necessidades levantadas pelo sistema fiscal e tributário brasileiro é impor a prática contínua de Compliance nas empresas, pois, assim, os órgãos fiscalizadores conseguem obter os benefícios almejados. No entanto, quando a empresa não conta com uma ferramenta SAP adequada, seus gestores se deparam com dados imprecisos e espalhados pelos sistemas, inclusive em prestações de contas já realizadas.

O fato é que nem sempre esses problemas podem ser ajustados de acordo com a disponibilidade de tempo, ou mesmo os dados serem compilados antes da fiscalização. Portanto, para evitar processos que desestabilizam as empresas são adotadas práticas congruentes de Compliance.

Além de manter os dados seguros e o funcionamento do negócio, as empresas devem mostrar, e comprovar, ao mercado que estão adotando as melhores práticas. E é justamente por isso que o negócio deve estar em Compliance, isto é, em conformidade.

Falhar na identificação das próprias necessidades

Muitas organizações são pressionadas pelos curtos prazos de Compliance, o que leva os gestores a passarem por grandes preocupações na hora de cumprirem com os requisitos, sem mencionar os riscos que eles correm aos buscarem soluções de fornecedores de tecnologias sem que eles compreendam ao certo quais são suas reais necessidades.

Por isso, é imprescindível que essa tarefa seja analisada e realizada por um fornecedor competente que tenha conhecimentos específicos sobre as demandas de seus clientes, de modo que contemple as áreas mais sensíveis da empresa, como a segurança de dados.

Quer saber mais sobre Compliance? Clique aqui e se inscreva na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Como a ferramenta SAP para Compliance da Engine pode ajudar?

O módulo fiscal da ferramenta SAP da Engine contribui para que a sua empresa esteja em conformidade com as exigências legais, ajudando na prestação de contas e cumprimento das obrigações fiscais.

O sistema conta com uma vasta gama de recursos, como:

  • fluxo de caixa – muito mais agilidade na coleta e análise de dados, além de flexibilidade para visualizar o fluxo de pagamentos e recebimentos;
  • operações financeiras – gerenciamento e contabilidade automáticos de todas as operações que envolvam cálculos financeiros, além simulações de riscos com 100% de aderência dos instrumentos financeiros do Brasil;
  • atualização de moedas – reduz omissões, evita erros e diminui o tempo no cadastro de cotações, além da atualização automática diária e em tempo real das taxas de juros, câmbio, inflação e demais índices econômicos;
  • conciliação bancária – os dados processados pelas instituições financeiras são confrontados com os lançamentos registrados na solução SAP S/4 HANA ou SAP ECC, aumentando a eficiência da conciliação e reduzindo o tempo gasto com trabalho manual;
  • extrato bancário – automação dos processos com muito mais segurança na importação e contabilização dos arquivos.

Entre muitas outras funcionalidades cruciais para que a sua empresa garanta o Compliance e evite quaisquer riscos de não cumprir com as exigências tributárias e fiscais.

Quer saber como a Engine pode ajudar a sua empresa a evitar erros de gestão e manter-se em conformidade com a lei? Então entre em contato com nossos especialistas e conheça a melhor ferramenta SAP para Compliance do mercado!

Veja também