+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Principais tendências da Indústria Farmacêutica em 2022

Profissional da Indústria Farmacêutica

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por suas características tão peculiares e específicas, a Indústria Farmacêutica é, provavelmente, um dos segmentos que mais desafios enfrenta em sua transformação, diante dos preceitos da indústria 4.0. A tecnologia farmacêutica está em constante evolução, é guiada pelas inovações e tendências e o impacto que isto tem sobre o mercado é um fato.

A verdade é que a adesão às novas tecnologias abarca este mercado de uma forma tão rápida e imperativa que exige das empresas senso de urgência. Acompanhar e adotar estas inovações é “para ontem” porque uma Indústria Farmacêutica obsoleta não tem como competir no mercado. Não se trata de uma escolha, mas sim de sobrevivência.

Mas quais são as principais tendências da Indústria farmacêutica em 2022?  O que vai ditar os rumos deste segmento tão importante para todos nós? Investimentos crescentes e contínuos, o surgimento de um número cada vez maior de startups de biotecnologia, a expiração de patentes importantes e o uso de tecnologia de ponta, como inteligência artificial (IA), blockchain e outras tecnologias da indústria 4.0, entre outros motivos, estão mudando a cara da Indústria Farmacêutica.

Mapa de inovação: as 10 principais tendências da Indústria Farmacêutica em 2022

As mais recentes tendências da Indústria Farmacêutica foram mapeadas por uma ampla e profunda pesquisa realizada pela consultoria internacional StartUs Insight que conversou com 1.745 startups e scaleups farmacêuticas ao redor do mundo. O ponto de convergência, segundo ela, é “a inteligência de inovação orientada por dados que melhora a tomada de decisões estratégicas, fornecendo uma visão geral das tecnologias e startups emergentes na indústria farmacêutica”.

Estas 10 principais tendências terão um impacto direto na Indústria Farmacêutica de agora em diante e não vão demorar a chegar às prateleiras das farmácias e à casa do consumidor por meio de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, entre outras inovações. 

A relação da Indústria Farmacêutica com o mercado também está mudando profundamente com o uso de inteligência artificial (IA), realidade aumentada, blockchain e outras inovações da indústria 4.0 aplicadas na tecnologia farmacêutica. Veja como essas tendências estão desafiando os negócios do setor:

1) Inteligência Artificial (IA)

O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade nos processos para descoberta e desenvolvimento de medicamentos. Mas a IA está deixando de ser apenas uma tendência e se tornando imprescindível na automação e otimização dos processos da Indústria Farmacêutica

2) Big Data

Os sistemas utilizados na Indústria Farmacêutica exigem um alto desempenho de análise de dados, principalmente quando pensamos em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. O avanço na técnica analítica, por meio do uso permanente da tecnologia de Big Data, é uma importante tendência tecnológica do setor em 2022, e isso também vale para, por exemplo, o registro de dados médicos, imagens e dados hospitalares de pacientes. A Big Data será amplamente utilizada pela Indústria Farmacêutica no dia a dia de suas operações e no relacionamento com o cliente.

3) Produção flexível

Soluções customizadas são uma das exigências do novo perfil de consumidor, que sabe muito bem a importância que tem para as empresas. A Indústria Farmacêutica está tendo que se adaptar, por exemplo com a fabricação de pequenos lotes para medicina de precisão. Biorreatores também estão sendo utilizados para reduzir a inatividade e aumentar a produtividade das indústrias. Há um foco crescente na produção de produtos biofarmacêuticos, e a produção flexível vem ao encontro disso.

4) Medicina de precisão

Cada paciente deve ser tratado como um ser único, individualizado. Esta é uma tendência da medicina, e a Indústria Farmacêutica precisa se adaptar a esta realidade. A medicina personalizada é uma tendência, e o setor já se depara com a necessidade de fabricar e disponibilizar medicamentos com dosagem baseada na idade, gênero, comorbidade e outros parâmetros clínicos.

5) Manufatura aditiva

Se a medicina está mudando, a fabricação de remédios também tem que mudar. Ou, ao menos, ser repensada. Há várias pesquisas avançadas, por exemplo, para a fabricação de impressoras 3D avançadíssimas, que imprimam tecidos ou células. Isto será decisivo no desenvolvimento de medicamentos, engenharia de órgãos e medicina regenerativa.

6) Blockchain

Você deve estar associando blockchain a criptomoeda, e é isso mesmo. O blockchain chega à indústria farmacêutica no combate à fabricação, venda e uso de medicamentos falsificados ou de qualidade inferior. A digitalização das transações, com uso de blockchain, promete rastrear e proteger o ecossistema de transações farmacêuticas.

7) Realidade estendida

A realidade estendida está sendo muito utilizada na área da pesquisa e fabricação de produtos farmacêuticos. Isso porque esta tecnologia farmacêutica permite uma maior interação em tempo real entre pesquisadores, por exemplo. Esta é uma tendência que também será utilizada no relacionamento com o cliente.

8) Real World Data

Os chamados RWD (Real World Data, ou “dados do mundo real”) estão em voga. Fazem parte os dados do estado de saúde do paciente, os dados do tratamento e relatórios de saúde, e a Indústria Farmacêutica está fazendo o uso deles para inovar na tecnologia farmacêutica de uma forma muito mais assertiva. Na verdade, todo funcionamento da Indústria Farmacêutica tende a depender dos dados do mundo real.

9) Terapia digital

Trata-se do uso pontual de ferramentas digitais para prevenção, gerenciamento e tratamento de condições físicas, mentais e comportamentais. São soluções não farmacológicas, de tecnologia autônoma, que são utilizadas junto dos medicamentos receitados pelo médico. A terapia digital permite ao paciente um maior controle sobre sua saúde e tratamento mais assertivo.

10) Terapias curativas

Por fim, fechando esta lista de 10 tendências da indústria farmacêutica em 2022, estão as terapias curativas para tratamento de doenças. São terapias celulares e genéticas que vão mudar a maneira como lidamos com as doenças crônicas, difíceis de tratar. A ideia é acabar com os longos prazos de tratamento, por exemplo.

Engine, especialista em transformação na Indústria Farmacêutica

A Engine é especialista em transformação de negócio e vem apoiando e transformando clientes em empresas inteligentes nos mais variados segmentos, inclusive na Indústria Farmacêutica. Somos uma referência de consultoria em gestão empresarial para este segmento, parceira SAP, especializada em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação, e estamos sempre atentos às inovações e tendências do mercado global.

A Indústria Farmacêutica tem um modelo de negócio altamente regulado e normatizado, e sua tecnologia está em permanente evolução. Isso exige esforços contínuos das empresas, e a Engine oferece soluções para controle de todos processos, garantindo aumento do compliance e organização, redução do retrabalho, previsibilidade de demandas, comunicação instantânea entre todas as áreas, mais agilidade e simplicidade nas auditorias externas e internas e maior assertividade na tomada de decisões gerenciais, com senso de urgência.

Assine nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos exclusivos e direcionados para a transformação do seu negócio!

Veja também