• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Infraestrutura]

    As vantagens da automação na Indústria Farmacêutica

    24 de Outubro de 2024

    Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Impressão 3D, Realidade Aumentada e Blockchain são apenas algumas das várias ferramentas inovadoras e de alta tecnologia que estão revolucionando as indústrias e o mercado global, oferecendo às empresas a possibilidade de alcançar uma produtividade jamais vista até aqui. Mas todo este processo da chamada Indústria 4.0 parte de uma mesma condição, inexorável e urgente: a automação de processos. 

    É fato: não existe uma empresa inteligente sem automação.

    Um dos mais regulamentados e normatizados segmentos, a Indústria Farmacêutica que não foge a esta regra. Muito pelo contrário: justamente por conta de suas particularidades, a Indústria Farma se beneficia e muito da automação e da transformação do negócio. É a partir da automação de processos que o setor pode responder positivamente aos desafios impostos pela Indústria 4.0 e atender aos anseios de um consumidor que também se transformou.

    Os desafios da Indústria 4.0, a quarta revolução industrial

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em menos de dez anos a Indústria 4.0 efetivamente chegará a 21,8% das empresas brasileiras. Hoje, este universo ainda é considerado pequeno, de apenas 1,6%. Mas não há dúvidas do salto que nossa indústria dará nesta própria década, e a Indústria Farmacêutica certamente terá um papel preponderante neste cenário, justamente por conta de sua atuação tão específica

    A rastreabilidade de medicamentos é um excelente exemplo de iniciativas alinhadas à Indústria 4.0. A conectividade da cadeia de suprimentos será essencial para o segmento responder aos desafios que têm pela frente. À Indústria farmacêutica cabe produzir medicamentos que tragam saúde e qualidade de vida para a população, em número suficiente para atender a demanda, tornar estes produtos acessíveis economicamente e fazer chegá-los ao consumidor.

    A Indústria 4.0 impõe uma série de desafios que partem da transformação do negócio, que precisa ser digitalizado. Busca-se uma produtividade diferenciada, a eliminação do desperdício e do retrabalho, o senso de urgência e o uso de dados just in time a favor da produção e de processos inteligentes. Trata-se de uma evolução disruptiva, por meio de uma internet poderosíssima, máquinas conectadas, cruzamentos de dados e novas formas de produzir mais e melhor.

    Por que a automação é fundamental na Indústria 4.0?

    A base da Indústria 4.0, onde a força tecnológica e a humana estão integradas, é a automação de processos. Não se trata apenas de fazer mais rápido, atendendo ao senso de urgência que o mercado exige hoje. É preciso fazer de forma mais eficaz e, principalmente, melhor. E mais também. A produção exige processos ágeis, inteligentes e muito produtivos. 

    Aos colaboradores – o verdadeiro diferencial de qualquer organização – cabem as tarefas que exigem mais dedicação, conhecimento e envolvimento. Dos recursos humanos a Indústria 4.0 exige comprometimento, pensar e agir de forma inovadora e, principalmente, agregar valor ao negócio. Nada é mais importante do que um time que assume os compromissos da organização e se mobiliza em torno deles.

    A automação é fundamental em todas as empresas porque permite processos inteligentes e, consequentemente, o alcance do objetivo maior, que é a produtividade e redução de custos. Tarefas repetitivas, que demandam pouca ou quase nada da inteligência humana, acabam por tomar um tempo precioso quando realizadas de forma analógica.

    Na Indústria Farmacêutica, a automação é condição básica para garantir segurança ao consumidor e redução dos preços dos medicamentos, por exemplo. O senso de urgência neste segmento é, de fato, diferenciado, e basta lembrar da sua atuação frente à pandemia do novo coronavírus para entender isso. Não há agilidade sem automação, e a Indústria Farmacêutica tem um compromisso inadiável com esta urgência.

    As 6 vantagens fundamentais da automação na Indústria Farmacêutica

    1. Agilidade:

    Talvez esta seja a vantagem mais clara e mais notória da automação na Indústria Farmacêutica. E ela aparece das mais variadas formas, com os melhores resultados. Em relação à produtividade das máquinas, por exemplo, é possível prever a necessidade de manutenção de um determinado equipamento antes mesmo que ele dê problemas, evitando a parada da produção e a queda de produtividade. A agilidade também aparece na tomada de decisões gerenciais mais assertivas. Diante de dados automatizados e colhidos em tempo real, é possível determinar os caminhos e as decisões sobre o negócio.

    2- Redução de custos:

    Não há dúvidas de que a automação traz redução de custos, até porque os custos totais da mão de obra de uma indústria não são nada baratos. A partir da automação, os recursos humanos são utilizados para tarefas estratégicas, onde o pensamento e a inteligência de fato fazem toda a diferença. A automação elimina custos.

    3- Confiabilidade:

    Quando se fala em Indústria Farmacêutica, especificamente, essa vantagem é de extrema relevância. A automação de um laboratório permite, por exemplo, uma maior e mais eficiente comunicação entre as áreas envolvidas, o que traz uma melhor integração, maior controle e, consequentemente, mais confiabilidade nos processos. Mais uma vez é muito oportuno pontuar aqui que o segmento é dos mais regulamentados e normatizados, e a automação permite processos inteligentes e padronizados.

    4- Precisão:

    A automação dos processos na Indústria Farmacêutica elimina os erros humanos, o desperdício e o retrabalho, o que permite uma maior precisão e, no final da ponta, gera mais credibilidade no mercado e para oconsumidor.

    5- Segurança:

    A automação traz segurança para os recursos humanos da indústria, para os produtos produzidos e, claro, para o consumidor. Laboratórios e indústrias automatizadas têm maior precisão dos resultados, o que  se traduz em segurança. Tarefas automatizadas são mais seguras porque também diminuem sensivelmente acidentes de trabalho. 

    6- Eficiência:

    A automação traz eficiência para todos os processos deste segmento industrial, simplificando-os. Um robô é capaz de executar tarefas repetitivas, como enchimento e embalagem, por exemplo, com muito mais velocidade e precisão do que um colaborador, eliminando processos morosos. 

    Engine, referência em transformação de negócio na Indústria Farmacêutica

    A Engine é uma consultoria em gestão empresarial referência na transformação de negócio de indústrias de vários segmentos, em especial da Indústria Farmacêutica. Nosso trabalho é apoiar e possibilitar que as organizações se transformem em empresas inteligentes, a partir de sua digitalização e automação de seus processos. 

    Somos parceiros  SAP, especializados em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação, e estamos sempre atentos às inovações e tendências do mercado global. Conhecemos de forma muito profunda as demandas da Indústria Farmacêutica, um modelo de negócio extremamente normatizado e regulamentado, que exige controle de todos processos, garantindo maior compliance, organização, previsibilidade de demandas, comunicação just in time entre todas as áreas, agilidade e senso de urgência.A automação é o caminho certo que a Indústria Farmacêutica tem que seguir para dar conta de todos os desafios que o mercado lhe impõe e que a Indústria 4.0 exige. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado sobre este e outros assuntos vitais para a transformação do seu negócio!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄