+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

O que é uma empresa inteligente?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Indústria 4.0 traz recursos inovadores, que estão transformando as empresas e o próprio mercado consumidor no mundo inteiro. A tecnologia de ponta permite, hoje, um nível de automação jamais visto até aqui, possibilitando a resolução de problemas antes mesmo deles acontecerem de fato, entre outros benefícios. 

Mas não basta tecnologia para uma empresa ser considerada uma empresa inteligente. É preciso saber utilizar os recursos disponíveis, mudando conceitos, inovando e buscando a integração total do negócio, permitindo vencer todos os desafios expostos e os que estão por vir.

Mas o que é exatamente uma empresa inteligente? Mais do que isso, como uma empresa pode ser tornar uma empresa inteligente, e quais são os ganhos que ela alcançará? É o que respondemos a seguir, neste conteúdo produzido por nossos especialistas.

A Indústria 4.0 já é uma realidade

A quarta revolução industrial do mundo, popularizada como Indústria 4.0, onde tudo se conecta por meio de uma internet industrial, já é uma realidade. Ela torna processos e produtos muito mais autônomos, eficientes e inteligentes, e a conexão absoluta é um fator essencial para uma comunicação em tempo real, o que possibilita uma produção, uma logística e processos customizados e, por isso, muito mais produtivos.

A essência da Indústria 4.0 é a busca por uma automação capaz de resolver problemas, inconsistências e erros sem a necessidade da interferência humana. Isso significa que, na maior parte das vezes, estes problemas podem ser resolvidos antes mesmo de acontecerem de fato, evitando prejuízos na produção.

As empresas estão se transformando digitalmente para se adequar à Indústria 4.0, tornando-se empresas inteligentes.

O que é uma empresa inteligente?

A Indústria 4.0 permitirá a popularização de novos recursos, como Inteligência Artificial (IA), Big Data e Internet das Coisas (IoT), entre outros, que estão transformando os modelos de negócios. Uma empresa inserida neste contexto, totalmente digitalizada, é o que chamamos de uma empresa inteligente.

É muito importante destacar que a tecnologia e a conectividade são fundamentais nesse processo, é claro, mas não basta tê-las à disposição. É preciso saber tirar proveito delas. Daí o conceito de empresa inteligente (não fosse tão importante quanto saber como utilizar os recursos disponíveis, o nome seria “empresa tecnológica”, ou algo assim).

Uma empresa inteligente sabe como utilizar a tecnologia e a conectividade à favor de toda a gestão, integrando a gestão, inovando, eliminando gargalos e, sobretudo, estabelecendo processos muito mais produtivos, ágeis e competitivos. A tecnologia é a grande aliada, sem dúvidas, mas saber utilizá-la da melhor forma possível é o que diferencia e define uma empresa inteligente.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre empresas inteligentes.

O que uma empresa inteligente pode fazer

Dentre todas as possibilidades, podemos citar que uma empresa inteligente:

  • Reduz perdas e desperdícios de material
  • Reduz da pegada de carbono;
  • É eficaz no uso de água;
  • Permite transparência na comunicação com os consumidores e a sociedade; e
  • Faz publicidade e propaganda responsáveis.

As vantagens de uma empresa inteligente

Ter uma empresa inteligente te garante:

  • Processos automatizados e inteligentes, com melhoria da produtividade e uma cada vez mais acentuada eliminação do desperdício.
  • Gestão integrada.
  • Simplificação dos processos.
  • Maior controle e monitoramento de todos os módulos de produção de forma autônoma.
  • Eliminação do retrabalho.
  • Possibilidade de personalização da entrega em massa.
  • Maior competitividade.
  • Redução de custos.
  • Aumento da margem de lucro.
  • Melhores resultados financeiros.

eBaaS, uma revolução da Engine no sistema de gestão empresarial

Como já dissemos – e repetimos com toda ênfase – não basta tecnologia de ponta para uma organização se transformar em uma empresa inteligente. A infraestrutura como serviço ou o software como serviço, por si só, não são suficientes. Uma empresa realmente pronta para todos os desafios da Indústria 4.0 e capaz de atuar como uma empresa inteligente precisa da transformação do negócio como um serviço.

A Engine tem uma reposta pronta para isso: Engine Business as a Service (eBaaS), um modelo que está revolucionando o mercado porque possibilita o melhor sistema de gestão empresarial inteligente também para pequenas e médias empresas.

O eBaas é embarcado das melhores práticas, dentro de um modelo econômico/financeiro flexível, que permite transformar as despesas de capital (CAPEX), em despesas operacionais (OPEX). Esta solução permite a análise contínua do desempenho de todos os processos, com comparações com os padrões da indústria e recomendações personalizadas sobre novos modelos de negócios. 

O eBaas permite a Engine se posicionar como a consultoria com a melhor relação de retorno de investimento do mercado em todo o ciclo de vida do SAP, permitindo implantações do ERP em até 6 meses de forma 100% remota.

Engine tem soluções sob medida para empresas inteligentes

A Engine é uma consultoria de gestão empresarial, parceira SAP, especializada em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação, apoiando e possibilitando a transformação digital das empresas. Há 10 anos no mercado, é uma referência na oferta de práticas de gestão de classe mundial, que permitem melhor maturidade em gestão, competitividade e governança para seus clientes.

É, ainda, pioneira no modelo de negócio de SAP as a Service, oferecendo como serviço todos os componentes de Cloud, software, serviços e sustentação necessários para uma solução de negócio de maneira Turn-Key. A Engine tem expertise em indústrias de todos os setores, apoiando a transformação digital de inúmeras empresas do segmento.

Entre outros serviços, oferecemos:

  • SAP como Serviço (SaaS e PaaS);
  • Consultoria e projetos para as soluções da SAP;
  • Sustentação SAP (AMS);
  • Fábrica de desenvolvimento de softwares para atender aplicações SAP e interfaces.

Quer saber tudo o que a Engine pode fazer para transformar o seu empreendimento em uma empresa inteligente? Então converse já com um de nossos especialistas, clicando aqui, e inicie a transformação digital do seu negócio.

Veja também