• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Como saber se a sua empresa está pronta para a Indústria 5.0

    20 de Dezembro de 2023

    No mundo digital, as mudanças são rápidas e constantes. E com o avanço disparado da transformação digital nas empresas, depois da pandemia do covid-19, o mercado logo abriu espaço para as inovadoras e humanizadas Indústrias 5.0. 

    Produtos mega-interativos, robôs inteligentes, inteligência artificial: todas essas inovações, que você provavelmente já conhece, são relacionadas a o que é nomeado pelos especialistas como Indústria 5.0, ou Sociedade 5.0. O termo, já realidade em empresas de países como o Japão e a Alemanha, refere-se a um grau de convergência entre o espaço físico e virtual, como já explicamos anteriormente aqui no blog, que tem como objetivo explorar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e desenvolver um capitalismo sustentável. 

    Enquanto a indústria 4.0 atua com foco total nas indústrias, a 5.0 trabalha com estratégia voltada para a gestão do capital humano, colocando-o no centro dos projetos e impulsionando a sustentabilidade na indústria. Em um mundo 5.0, não são as pessoas que trabalham para aprimorar e evoluir as máquinas, e sim as máquinas que trabalham a serviço das pessoas. 

    Mais do que simplesmente automatizar tarefas, a indústria 5.0 prevê o trabalho conjunto entre robôs e pessoas, permitindo que o nível de assertividade e eficiência das máquinas seja explorado sem deixar de lado o “toque humano”, consequência bastante temida e debatida no mundo durante o avanço tecnológico da indústria 4.0. 

    O que muda, na prática? Ao invés de optar por robôs feitos para trabalhar de maneira independente, a indústria 5.0 aposta nos “cobots”, ou robôs colaborativos, desenvolvidos para responder a ordens e ações humanas, criando uma relação sinérgica e complementar.

    O equilíbrio entre a robótica e o trabalho humano tem potencial para, por exemplo, mitigar determinados erros nas áreas administrativas e até na área da saúde. Esse equilíbrio, ainda permite que a força de trabalho humana seja poupada de atuar em tarefas desgastantes e operacionais, estimulando a capacitação e especialização de todos – afinal, decisões, customizações e definições estratégicas serão sempre feitas pelas pessoas, o verdadeiro coração da operação. 

    Como preparar o meu negócio para a Indústria 5.0?

    Segundo a SAP, os principais benefícios de trabalhar com foco em pessoas são: aumento das taxas de atração e retenção de talentos em um mercado cada vez mais competitivo, aumento do caráter competitivo com adoção de práticas sustentáveis (prioridade de mais de 70% dos consumidores de hoje em dia), além de fortalecimento da capacidade de resiliência e reação a mudanças bruscas, característica que, após a pandemia, mostrou-se muito necessária para a sobrevivência no mercado. 

    Preparar o seu negócio e colegas para as mudanças da Indústria 5.0 vai muito além do que apresentá-los a novas ferramentas e softwares de automatização. É preciso trabalhar em uma mudança cultural coletiva e independente de níveis hierárquicos, pois o alinhamento com os princípios de inclusão, diversidade, sustentabilidade e qualidade de vida deve partir principalmente do board e lideranças, de modo a inspirar os outros colaboradores do time. 

    O primeiro passo para ser 5.0 está no investimento em uma transformação digital baseada na indústria 4.0, afinal, são as tecnologias desenvolvidas durante esse período que trarão a estrutura necessária para o seu negócio caminhar de maneira segura em direção à indústria 5.0. O sistema ERP, por exemplo, é um dos grandes marcos da indústria 4.0 e é fundamental para a modernização das atividades das empresas.

    Procure digitalizar e automatizar processos ainda manuais e burocráticos; aposte em tecnologias que te ajudem a extrair os dados necessários para estudar e evoluir a experiência do cliente e do seu colaborador e estude como usar a tecnologia para oferecer uma rotina cada vez mais flexível e adaptável ao seu time, já que após conhecer a modalidade, 42% das pessoas preferem  uma rotina híbrida, segundo pesquisa realizada pelo site Vagas.com.

    Benefícios e características da indústria 5.0

    Espaços de trabalho colaborativos

    Os espaços de trabalho, na indústria 5.0, promovem a integração social entre pessoas de diferentes setores e também entre humanos e a inteligência artificial, estreitando relações e estimulando a integração e sinergia entre ambos, mesmo em uma rotina de trabalho 100% remota. O Metaverso, desenvolvido pela empresa Meta (antigo Facebook), é um exemplo de tecnologia que se propõe a tornar isso possível.

    Expansão do uso da análise preditiva em diferentes setores

    Com uso correto das tecnologias como robôs inteligentes e IA, a análise preditiva deixa de ser realidade apenas dos setores administrativos ou de vendas, e passa a ser o foco também da área da saúde, permitindo que as pessoas identifiquem e tratem problemas de saúde com o máximo de antecedência possível.

    Inovações cada vez mais focadas em inclusão

    Nas indústrias 5.0, o público das escolas, universidades e no mercado de trabalho é cada vez mais diverso, característica impulsionada pelo desenvolvimento de tecnologias inclusivas e adequadas para que Pessoas Com Deficiência e necessidades específicas sejam devidamente acolhidas nesses espaços.

    Serviços com personalizações cada vez mais avançadas

    Para a SAP, a indústria 5.0 está abrindo portas para uma nova era de personalização de serviços tanto para clientes quanto para funcionários. Pensando em uma sociedade na qual os robôs trabalham para melhorar as vidas e experiências humanas, e não o contrário, a indústria 5.0 propõe o desenvolvimento de softwares cada vez mais adaptáveis às necessidades individuais e profissionais das pessoas. Por exemplo: quem sabe um dia não é um drone que chega aí na sua janela para te entregar uma encomenda, caso você não possa sair de casa devido a um compromisso ou problema de saúde? Nesse dia, você pode ter certeza que a Indústria 5.0 chegou na sua casa.

    Gostou de aprender mais sobre a indústria 5.0? Esteja preparado para esse e os futuros avanços da sociedade e da indústria. Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e saiba como transformar o seu negócio em uma empresa inteligente, pronta para se tornar 5.0!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄