• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Soluções]

    SaaS: tudo o que você precisa saber sobre software como serviço

    20 de Dezembro de 2023

    O setor industrial tem evoluído rapidamente no decorrer dos últimos anos devido à forte influência de novas tecnologias, da digitalização dos processos e da integração de sistemas com a Nuvem. É por isso que, provavelmente, você tem se deparado cada vez mais com termos como software como serviço ou, como é mais conhecido, SaaS.

    As premissas mais marcantes da Indústria 4.0 são a virtualização dos procedimentos operacionais, a melhoria da produção por meio de análise de dados e a automação de tarefas com uso de ferramentas inteligentes e escaláveis. E é neste contexto que o software como serviço se mostra como um recurso indispensável para os tempos de transformação digital.

    Neste conteúdo, você entenderá o que é software como serviço, quais são suas finalidades mais importantes, que tipo de vantagens o universo corporativo pode se favorecer com o SaaS, entre outras informações relevantes sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

    O que é e para que serve softwares como serviço?

    SaaS é a sigla para Software as a Service e consiste em um modelo de distribuição de sistemas tecnológicos no qual as aplicações e softwares são hospedados e disponibilizados  aos usuários por meio de servidores na nuvem. Basicamente, nessa modalidade é possível que um fornecedor de software independente contrate um provedor de Cloud terceirizado para fazer a hospedagem de seu software.

    Juntamente com o PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service), o SaaS integra as três principais categorias da Cloud Computing. O software como serviço tem se tornado uma das principais opções para usuários corporativos e profissionais de TI devido à sua versatilidade e altíssimo desempenho.

    As finalidades do SaaS são bastante abrangentes. Para que você tenha uma ideia, os produtos oferecidos pela solução variam de ferramentas avançadas de TI a entretenimento pessoal, como plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime Video, Spotify etc). Por isso, é muito comum que o software como serviço seja frequentemente comercializado tanto para usuários B2C quanto para B2B.

    Não é por coincidência que a previsão de crescimento no mercado de SaaS seja de aproximadamente US $ 200 bilhões até 2024, de acordo com um recente levantamento realizado por analistas da indústria de tecnologia da empresa de consultoria McKinsey & Company.

    Como funciona um software como serviço?

    De forma simplificada, para que o SaaS funcione é necessário contar com um modelo de entrega em Nuvem. Isto é, um provedor de software fará a hospedagem do aplicativo e dos dados relacionados por meio de seus próprios bancos de dados, servidores e recursos de rede e computação. Ou, ainda, é possível que um Fornecedor de Software Independente (ISV) contrate um provedor de Nuvem para hospedar sua aplicação no Data Center.

    A partir desse momento, o software estará acessível a qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Normalmente, os aplicativos SaaS são acessados por meio de navegadores. E uma das principais razões que tem popularizado o SaaS é que as empresas que utilizam esse recurso não têm que se preocupar em manter ou configurar o software, visto que basta apenas pagar uma taxa de assinatura para ter acesso a uma solução pronta.

    O software como serviço está diretamente relacionado ao ASP (provedor de serviços de aplicativo) e aos modelos de entrega de sistemas de computação sob demanda, nos quais o software do cliente pode ser hospedado e disponibilizado aos usuários finais por meio da internet.

    Vale destacar que, no modelo de software sob demanda SaaS, o provedor fornece aos usuários um acesso à rede baseado em uma cópia única de uma aplicação que foi criada especificamente para distribuição SaaS. Em outras palavras, o software oferecido aos clientes terá o mesmo código-fonte, mas sempre que novas funcionalidades ou recursos forem lançados, serão implementados para todos os usuários.

    Dependendo do tipo de nível de serviço (SLA) adotado, as informações do cliente para cada modelo poderão ser armazenadas localmente, na Nuvem ou simultaneamente nas duas alternativas.

    As empresas também podem fazer a integração de aplicativos SaaS com outros sistemas por meio de APIs, isto é, interfaces de programação de aplicativos. Por exemplo, uma organização pode desenvolver suas próprias ferramentas de software e utilizar as APIs disponibilizadas pelo provedor de SaaS. Assim suas ferramentas podem ser integradas com a oferta de SaaS.

    Quais são as vantagens de um software como serviço?

    Até aqui, você pôde compreender que o software como serviço reduz significativamente a necessidade das empresas em termos de instalação e execução de aplicativos em seus próprios computadores ou Data Centers, não é verdade? Com isso, uma série de benefícios são gerados, como a redução de despesas com aquisição, provisionamento e manutenção da infraestrutura, assim como os custos de licenciamento, instalação e suporte de software.

    Entre as diversas vantagens que o SaaS proporciona, podemos citar:

    Flexibilidade dos pagamentos

    Sempre que a empresa precisar adquirir um novo hardware ou instalar um software adicional, não terá de comprar novas licenças, visto que ao assinar uma oferta de SaaS todos os custos operacionais recorrentes relativos às aplicações são unificados em uma única plataforma. Dessa maneira, a organização elimina uma série de despesas e pode otimizar o orçamento, além de ter uma previsibilidade mais precisa a respeito de cenários financeiros futuros.

    Caso a empresa não tenha mais interesse em usufruir dos recursos de uma solução SaaS, também é possível encerrar a contração das ofertas de software como serviço a qualquer momento, interrompendo as cobranças recorrentes.

    Uso escalonável

    Em tempos de crescimento econômico acelerado, é muito comum que as demandas da empresa mudem do dia para a noite, o que pode gerar a necessidade de acessar mais serviços.

    Dito isso, uma das vantagens do SaaS é que esse tipo de solução oferece alta escalabilidade vertical, permitindo que os usuários contratem mais ou menos recursos a qualquer momento conforme suas necessidades.

    O fato é que um provedor de SaaS realiza o gerenciamento de patches e as atualizações do sistema automaticamente, reduzindo ainda mais a carga de trabalho sobre a equipe de profissionais de TI.

    Customização

    Para atender às necessidades específicas de cada organização, geralmente, os aplicativos SaaS podem ser personalizados e integrados a outros sistemas usados pela organização, em especial os softwares que tenham o mesmo fornecedor em comum.

    Acessibilidade e persistência

    A mobilidade fornecida pela Nuvem é apenas uma das inúmeras vantagens que o SaaS proporciona. Seus fornecedores contam com aplicações em rede que permitem que os usuários tenham acesso de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet.

    Atualizações automáticas

    Realizar as atualizações dos softwares usados pela companhia é uma tarefa que faz parte do cotidiano operacional, mas, ao adquirir uma solução de software como serviço, os usuários não precisam se preocupar com a possibilidade de suas ferramentas se tornarem obsoletas.


    Como você pôde contemplar neste conteúdo, o software como serviço é uma tecnologia que tem inovado diversos setores do mercado devido à sua versatilidade e redução de custos com infraestrutura e aquisições. A ferramenta facilita o cotidiano, principalmente, de empresas que atuam em frentes do mercado ligadas à transformação digital.

    Agora que você já tem um conhecimento amplo sobre as funcionalidades e benefícios que um software como serviço pode proporcionar ao seu negócio, aproveite para entrar em contato com a nossa equipe para conhecer o SaaS da Engine, uma das soluções mais inovadoras do mercado!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄