+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Como deixar o seu modelo de negócio mais inteligente?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os desafios da Indústria 4.0 já são uma realidade nos cinco continentes do mundo, e as empresas estão buscando se transformar digitalmente para se beneficiar de todas as vantagens que a tecnologia de ponta pode trazer para o negócio. Mas a transformação digital definitivamente não acontece apenas por meio do uso de avançadas ferramentas de controle e análise de dados. É preciso mudar a forma de gestão empresarial, partindo para a integração digital de toda a empresa.

É esta integração e um novo modelo de negócio inteligente que de fato possibilitarão sua empresa alcançar um novo patamar, capaz de alcançar um negócio mais produtivo e lucrativo por meio da tomada de decisões mais ágeis e assertivas. Mas como deixar o seu modelo de negócio mais inteligente? Essa é a pergunta que toda empresa que quer se inserir neste contexto precisa se fazer.

Este é um desafio do qual nenhuma empresa poderá escapar, mesmo porque o mercado e o consumidor mudaram. A Indústria 4.0, todas as suas tecnologias inovadoras e as empresas inteligentes estão justamente a serviço disso: atender os anseios do cliente.

O que é uma empresa inteligente?

Uma organização que quer se transformar em uma empresa inteligente realmente precisa entender esse conceito. Porque uma empresa inteligente é muito mais do que um empreendimento que tem à disposição recursos como, por exemplo, Inteligência Artificial (IA) ou Machine Learning. O uso da tecnologia de ponta é obviamente imperativo na Indústria 4.0, mas ele não está só na busca por uma empresa inteligente.

É preciso se transformar digitalmente, ou seja, digitalizar toda a operação, integrando-a por meio de sistemas inteligentes. As aplicações apenas dão suporte para processos mais produtivos, ágeis e competitivos. É o conceito do modelo de negócio mais inteligente que vai permitir alcançar os melhores resultados.

As ferramentas inovadoras da Indústria 4.0 estão aí, a disposição de todas as empresas. O que vai diferenciar é o que fazer, por exemplo, com tantos dados profundos e colhidos just in time. Uma empresa inteligente faz um uso inteligente de toda uma tecnologia de ponta. É preciso ficar claro, entretanto, que é o modelo de negócio que definirá uma empresa como uma empresa inteligente. Uma pequena empresa pode ser uma empresa inteligente, totalmente digitalizada e integrada, absolutamente conectada, e ainda assim não investir rios de dinheiro nisso.

Por que a empresa precisa ser inteligente?

Já se foi o tempo que uma larga margem de lucro garantia às empresas os melhores resultados financeiros. Em um mercado cada vez mais global, digital e competitivo, as margens são muito apertadas, e ganha a empresa que tem uma operação mais eficiente, mais enxuta e, assim, mais competitiva. Menos desperdício, por exemplo, faz hoje uma diferença brutal nos resultados, e estamos falando de matéria-prima, de mão de obra e de tempo também.

Uma empresa inteligente, que adota um modelo de negócio inteligente, é capaz de utilizar de forma mais assertiva e ágil o enorme contingente de dados e informações sobre o negócio. Uma gestão digitalizada e integrada permite isso, o que faz toda a diferença na competitividade das empresas. Junte-se a isso as ferramentas inovadoras, que permitem, por exemplo, que os processos automatizados sejam corrigidos sem interferência humana, muitas vezes antes mesmo do problema acontecer e se traduzir em prejuízo.

A empresa precisa ser inteligente para simplificar processos, ser mais rápida, monitorar toda a gestão, eliminar o retrabalho, reduzir custos e evitar o desperdício, reduzindo-o em quase toda a sua totalidade. A empresa precisa ser inteligente para alcançar resultados melhores, fidelizar o cliente com a melhor experiência de compra e para enfrentar todos os desafios de um mercado cada vez mais difícil e competitivo.

Como adotar um modelo de negócio mais inteligente?

A transformação digital não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para encarar todos os desafios que o mercado e a Indústria 4.0 impõem. Para adotar um modelo de negócio inteligente é preciso ter flexibilidade para quebrar paradigmas, buscando uma empresa realmente integrada, não só por sistema, mas por foco, valor e compromisso.

Hierarquias organizacionais antigas, que não funcionam mais, precisam dar lugar a uma gestão moderna e voltada para o resultado. O que importa é o resultado e, claro, o bem-estar da equipe, mas atender o cliente com excelência também é um objetivo a perseguir. 

Um modelo de negócio inteligente utiliza a automação de processos à favor do negócio, não apenas imprimindo velocidade, mas buscando sempre a maior produtividade possível. As ferramentas disponíveis vão permitir uma produção fantástica de dados e informações gerenciais, mas é preciso estabelecer fluxos que permitam uma tomada de decisão ágil.

O que é importante deixar muito claro é que as ferramentas digitais impulsionam o negócio, desde que a empresa utilize um modelo de negócio inteligente. O primeiro passo, sem dúvidas, é a integração de toda a gestão, por meio de um ERP poderoso, aliada à digitalização de toda a empresa.

A Engine pode ajudar sua empresa a se integrar digitalmente

A Engine está há dez anos no mercado, promovendo uma consultoria de gestão empresarial especializada em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação para transformar seus clientes em empresas inteligentes utilizando práticas de gestão de classe mundial que possibilitam melhor maturidade em gestão, competitividade e governança para seus clientes. 

Pioneira no modelo de negócio de SAP as a Service, a empresa tem se dedicado à transformação digital de inúmeras pequenas, médias e grandes empresas, principalmente das indústrias farmacêutica, química, alimentícia, de telecomunicações e de produtos de consumo, entre outras. Oferecemos como serviço todos os componentes de cloud, software, serviços e sustentação necessários para uma solução de negócio de maneira Turn-Key.

Oferecemos o Engine Business as a Service (eBaaS), um modelo revolucionário de negócio inteligente, que permite que pequenas e médias empresas tenham o melhor sistema de gestão empresarial inteligente. Por meio desta solução, é possível analisar, em tempo real, todos os processos contínuos da empresa, comparando-os com padrões da indústria e propondo recomendações personalizadas de novos modelos. E mais: o eBaaS oferece a melhor relação de retorno de investimento do mercado em todo o ciclo de vida do SAP, permitindo implantações do ERP em até 6 meses de forma 100% remota.

Clique aqui e converse, agora, com um dos nossos especialistas. Saiba como a Engine pode ajudar a sua empresa – seja ela do tamanho que for – a se transformar digitalmente e deixar o seu modelo de negócio inteligente, pronta para todos os desafios do mercado e da Indústria 4.0

Veja também