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    [Negócios, ERP na Nuvem]

    Time to Value: usando ERPs para acelerar a percepção de valor do seu negócio

    20 de Dezembro de 2023

    Para o Customer Success, um dos marcos mais importantes para uma aquisição de cliente bem-sucedida é o momento em que a venda é fechada e a primeira percepção de valor ocorre, dando início ao processo de onboarding. Esse ponto crucial é conhecido como Time to Value.

    O Time to Value (TTV) não é somente um indicador de que a primeira etapa da Jornada do Cliente foi concluída, mas também um KPI indispensável para mensurar o quão eficiente é o produto oferecido pela organização. Mais do que isso, pode ser um identificador de novas oportunidades de negócio.

    Construindo relações duradouras com os clientes

    Em pesquisa publicada pela Gartner Research, é apontado que fornecedores de aplicativos de software emergentes podem conquistar mais novos projetos, fornecendo valor comercial rapidamente por meio de implantações mais rápidas e maior adoção do usuário, sobretudo se apoiados por soluções cloud em modelos as-a-service.

    E se o TTV é um indicativo de celeridade de crescimento, manter o cliente engajado durante todas as etapas de sua jornada é o que garantirá um Lifetime Value (LTV) maior, ou seja, uma estimativa média sobre qual será o retorno gerado ao longo do tempo de vida útil do seu cliente e, por consequência, um crescimento sustentável para o negócio.

    Para CFOs, combinar o TTV ao LTV fornece avaliações mais precisas sobre a viabilidade de Custo por Aquisição de Cliente (CAC). Para CIOs e CTOs, é o sinal verde para evoluir ou desenvolver novos produtos, soluções e modelos de negócio, com conhecimento holístico e preciso sobre o que gera – ou não – retorno de forma rápida e contínua.

    Gestão e tecnologia para acelerar a percepção de valor do negócio

    Para acelerar a percepção de valor do negócio, a escolha de ERPs adequados não somente às necessidades da organização, mas também às dores de seus clientes e suas expectativas em relação ao que seu negócio oferece, é a base para ganhos em larga escala operacional e estratégica.

    Na prática, esse processo pode ser observado em:

    Etapa 1 — Suporte ao processo de onboarding 

    O onboarding é crucial para a percepção de valor do negócio pela perspectiva dos novos clientes. Se as melhores práticas forem realizadas já no momento inicial após eles serem “ativados” na base, as chances de que essas relações comerciais progridam positivamente no curto e médio prazo são muito maiores.

    O uso de soluções as-a-service vão ajudar a identificar os motivos pelos quais os clientes escolhem o serviço ou produto oferecido por sua empresa (geralmente, o diferencial competitivo do negócio). O que queremos dizer é que, além de automatizar processos, essa tecnologia possibilita promover experiências positivas e altamente personalizadas, o que contribui para um ciclo maior de percepção de valor.

    Etapa 2 — Escolha dos indicadores de valor adequados

    Cada organização usa uma métrica específica para medir resultados e traçar objetivos sobre cada cliente adquirido. Para o Facebook, por exemplo, a métrica ocorre a partir do momento em que um novo usuário se conecta a dez amigos, em sua primeira semana após a inscrição. Para o Dropbox, é quando o cliente adiciona um arquivo a uma pasta compartilhada.

    Mensurar o valor básico que sua empresa entrega é uma tática eficiente para descobrir se o negócio está alcançando suas metas e os ERPs têm um papel fundamental no processo, já que ajudam a obter informações sobre o que é valor para cada cliente e como aumentar sua percepção.

    Soluções SAP, como as oferecidas pela Engine, permitem a integração de novos módulos aos sistemas da companhia, o que abre uma grande margem para que a empresa implemente recursos para fomentar suas relações comerciais — por exemplo, pesquisas de satisfação e interações entre seus colaboradores e os clientes.

    Etapa 3 — Ferramentas de implementação

    Se a ideia é usar o Time to Value para acelerar a percepção de valor do negócio, então é preciso que a equipe conte com ferramentas que possibilitem um caminho mais curto e um tempo de retorno mais eficiente.

    Os ERPs Engine atuam como plataformas de integração específicas para cada segmento do mercado, oferecendo uma experiência consultiva para os mais distintos desafios de diversos setores. Seja qual for a área em que o negócio atue — indústria, agro, química ou farmacêutica —, o fato é que os especialistas têm como dimensionar o processo e economizar tempo e energia dos colaboradores, já que a integração dos clientes se torna mais rápida, objetiva e promissora.

    Quer saber mais sobre como os ERPs e serviços Engine contribuem para a acelerar a perceção de valor do seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores para que possamos apresentar soluções que se encaixem nas necessidades de sua empresa!

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