+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

4 tendências tecnológicas que influenciarão a Indústria Farmacêutica

Tendências tecnológicas da Indústria Farmacêutica

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No relatório “Technology Vision”, a Accenture mapeou que as quatro tendências tecnológicas que continuarão influenciando a Indústria Farmacêutica nos próximos anos.

Confira:

Serviços baseados em contexto: onde você está e o que está fazendo

Hoje, os recursos baseados em localização e o uso em larga escala de smartphones e outros dispositivos 3G e 4G ajudaram as empresas farmacêuticas a encontrar novas maneiras de envolver os pacientes e fornecer serviços úteis que podem melhorar suas qualidades de vida. Por exemplo, os fabricantes de Clarityn criaram um aplicativo que fornece aos usuários informações detalhadas sobre a contagem local de pólen e onde encontrar medicamentos próximos para ajudar a aliviar os sintomas sazonais da alergia.

Além dos aplicativos, a tecnologia pode ser usada para coletar dados do paciente em tempo real. Imagine, por exemplo, um monitor cardíaco que possa detectar batimentos irregulares e enviar essas informações para um dispositivo inteligente. Esses dispositivos poderiam então “falar” e fazer automaticamente uma chamada de emergência para um profissional de saúde especificado.

Essa nova geração de sensores abre um mundo inteiro de possibilidades para as empresas farmacêuticas – para coletar informações direcionadas para pesquisa, eficácia e conformidade.

Usando Big Data para gerar valor na Indústria Farmacêutica

Na área de saúde, estamos vendo dados de registros médicos eletrônicos (EMR) reunidos com dados genômicos e genéticos; dados financeiros; e dados relatados pelo paciente para fornecer informações sobre quais terapias fornecem o maior valor geral e com o menor custo.

As organizações de atendimento responsáveis incentivam melhores resultados para os pacientes, reembolsando os profissionais de saúde com base em resultados e medidas de qualidade. Usando dados de EMR e informações de prescrição eletrônica, médicos e empresas de seguros podem acompanhar melhor os resultados dos pacientes a longo prazo, um elemento crítico para os provedores demonstrarem seu desempenho e, portanto, serem adequadamente reembolsados.

As empresas farmacêuticas também precisarão colaborar nessa frente e usar esses dados direcionados para melhorar áreas como desenvolvimento de produtos, atender às necessidades das seguradoras e fornecer evidências convincentes dos benefícios de um medicamento.

Tradicionalmente, os dados são usados ​​em silos, mas esses novos serviços ajudam a encontrar oportunidades para usá-los de várias maneiras diferentes, liberando muito mais potencial. Por exemplo, em P&D, o estabelecimento dessa metodologia permite o uso de dados de ensaios clínicos em simulações, o que pode gerar descobertas com menor custo e menor risco.

Os serviços de dados também permitirão que as organizações de P&D organizem dados de vários pontos de venda, incluindo organizações contratadas de pesquisa, instituição acadêmica, parceiros de laboratório e institutos de saúde pública. Isso permite novas soluções criativas e um maior entendimento sobre a eficácia e segurança de medicamentos e dispositivos.

Foco na nuvem para reduzir custos e melhorar as funções de negócios na Indústria Farmacêutica

Até o momento, o mercado de nuvem serviu principalmente como uma ferramenta para equipes de vendas e marketing na maioria das empresas farmacêuticas. Mas isso está mudando rapidamente. Hoje, esse mercado está se adaptando para atender às necessidades de todas as áreas das ciências da vida e demonstrou ser particularmente útil na superação de problemas de IP, segurança e permitiu que muitas empresas reduzissem os custos operacionais. 

Mas é o acrônimo “PaaS” que a Accenture acredita ter a maior aplicabilidade no setor. “Plataforma como serviço” é uma solução completa e pré-integrada que facilita a implantação de aplicativos sem o custo e a complexidade de comprar e gerenciar os recursos subjacentes de hardware, software ou hospedagem. A plataforma pode ser usada para desenvolver, testar e executar aplicativos de negócios rapidamente.

Preocupações com segurança na Indústria Farmacêutica

Para lidar com essas ameaças complexas e em constante mudança, as organizações devem passar do simples monitoramento e coleta de dados, para entendê-los e visualizar novos comportamentos e anomalias. Como exemplo, as empresas poderiam identificar uma possível ameaça interna analisando os padrões de atividade do tempo de um funcionário suspeito gasto no download de dados confidenciais, o que, por sua vez, acionaria uma verificação de conformidade.

A Accenture prevê que, para entender melhor esses riscos e detectar ataques, as organizações se voltarão cada vez mais para as tecnologias de plataforma de dados que fornecem acesso e agregação de dados por meio de serviços. Essa plataforma manipulará o acesso seguro a grandes volumes de dados que mudam rapidamente e que muitas empresas não conseguem gerenciar internamente.

Confira também:

Nosso e-book: Inovações tecnológicas e a reinvenção do modelo de negócios da indústria farmacêutica: 10 lições para o futuro

Veja também