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    [Liderança]

    Evolua a gestão do capital humano e a responsabilidade social corporativa com SAP

    20 de Dezembro de 2023

    Com a constante transformação do mundo e da sociedade em que vivemos, hoje, mais do que nunca, sabe-se que a valorização do capital humano é uma das principais chaves para garantir o mais elevado nível competitivo às empresas – muito mais do que o simples cumprimento das metas estabelecidas e a execução de tarefas rotineiras. 

    Nas palavras dos especialistas da Deloitte em material divulgado com as tendências para o capital humano de 2021, “o ambiente de extremo dinamismo de hoje exige um grau de coragem, julgamento e flexibilidade que apenas humanos e equipes lideradas por humanos podem oferecer”.

    É por isso que o setor de Recursos Humanos também vem passando por grandes mudanças, passando por um processo de reavaliação de processos e principalmente de cultura empresarial. Com o desenvolvimento da responsabilidade social corporativa, os líderes buscam formas de entregar a melhor experiência durante toda a trajetória dos funcionários. Consequentemente, isso também pode impactar positivamente a experiência dos clientes. 

    Ainda no final de 2020, a humanização se tornou uma das principais tendências empresariais. Dessa forma, torna-se cada vez mais obsoleta a estrutura de Recursos Humanos que apenas contrata o talento, realiza a gestão dos seus benefícios e, depois, gere o desligamento do mesmo colaborador, quando necessário. 

    Hoje em dia, para qualificar os índices de responsabilidade social corporativa, é função de um bom Departamento Pessoal pensar em como alinhar a rotina de trabalho com o bem-estar do colaborador, apoiar os gestores no desenvolvimento de cada pessoa do time, buscando descobrir as principais skills de cada um para desafiá-las a crescerem dentro do negócio; estar atento às conquistas do time para celebrá-las e oferecer o devido mérito, analisar o clima da empresa e trabalhar em ações para melhorá-lo, ouvir e atuar em cima dos feedbacks de líderes e liderados, realizar ações que aumentem o senso de empatia e coletividade dentro do ambiente corporativo etc.

    Para isso, é preciso redesenhar a cultura da empresa, passando por board e liderança, a fim de ressignificar a relação de todos com o trabalho e com seus liderados. A tecnologia também é aliada fundamental nesse processo de redesenho, porém, como bem afirma a Deloitte na mesma pesquisa mencionada anteriormente, “reimaginar o trabalho é mais do que automatizar tarefas. Não se trata de usar a tecnologia como estratégia de substituição: trata-se de configurar o trabalho de forma a capitalizar as capacidades humanas”.

    E ao valorizar o capital humano, os ganhos além de muitos, são coletivos. Realizada pela Harvard Business Review, uma pesquisa divulgada pela Abril mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e, por incrível que pareça, até 300% mais inovadores, o que naturalmente abre portas para o desenvolvimento de diversos projetos de valor para o negócio.

    8 tendências de gestão de capital humano que impulsionam a responsabilidade social corporativa

    O HCM (SAP Human Capital Management), por exemplo, fornece soluções inovadoras para o setor de Recursos Humanos central e folha de pagamento, permitindo gestão unificada de tempo e presença, talentos, experiência do colaborador e funções analíticas de pessoal para atender às mudanças do mercado de trabalho. 

    Ainda em 2022, a SAP elaborou um relatório focado na evolução do RH, elencando 8 principais tendências de gestão de capital humano e mostrando como as soluções oferecidas pelo SAP Success Factors (HXM) Suite e HCM podem ajudar a extrair o melhor de cada profissional e corporação. 

    1 – Trabalho híbrido

    O trabalho híbrido caminhava tímido até a chegada da pandemia do Covid-19, que obrigou indústrias e empresas de diversos setores a adaptarem suas operações ao trabalho remoto em tempo recorde. Nesse tempo, os colaboradores puderam notar o quanto de tempo e dinheiro foi economizado em trajetos e refeições, bem como empresas puderam notar economia em luz, água e outros benefícios, por isso, criou-se um incentivo do mercado às práticas remotas e híbridas. 

    Por isso, mesmo com o avanço da vacinação e fim do pico da pandemia, é importante redesenhar os modelos de análise de desempenho e de distribuição de tarefas do seu negócio para poder oferecer mais flexibilidade aos seus colaboradores.

    2 – Aprendizagem como parte da cultura empresarial

    Como falamos anteriormente, é importante usar a tecnologia para descobrir quais são e como trabalhar as principais skills dos seus talentos internos. Planos de desenvolvimento e de crescimento não devem soar mais como um diferencial da empresa, tê-los no radar é imprescindível para aprimorar a experiência dos colaboradores na sua corporação.

    Agora é hora de focar em desenvolver os líderes da sua empresa para que esses sejam os principais defensores de uma cultura de aprendizado.

    3 – Adoção de tecnologias inteligentes

    Com o suporte de tecnologias modernas, como as desenvolvidas pela SAP, é possível melhorar as diretrizes de privacidade de dados, tornando-as muito mais rigorosas e eficientes.

    4 – Foco no DEI: diversidade, equidade e inclusão

    Faça uso das tecnologias implementadas para visualizar o quadro de funcionários e identificar as principais lacunas em termos de diversidade, equidade e inclusão. Dessa forma, é mais fácil desenhar ações objetivas para atuar nesse âmbito.

    É importante também que gerentes, investidores e C-levels também estejam totalmente incluídos no processo de evolução do DEI, para que a inclusão torne-se um valor empresarial e passe a ser trabalhada ainda nas fases de recrutamento dos talentos.

    5 – Mantenha a experiência do colaborador em constante evolução

    Com o uso interno de softwares mais modernos, é possível evoluir a rotina de feedbacks e promover interações entre os colaboradores. A partir dos resultados dos feedbacks e pesquisas de clima, é importante criar planos de longo prazo para a empresa e para os funcionários, buscando estabelecer uma relação conjunta de constante evolução.

    6 –  Desenvolva rotinas de trabalho sustentáveis

    Reavalie a rotina de trabalho de cada setor e seus times e use da transformação digital com tecnologias SAP para trazer a sustentabilidade empresarial para o centro da estratégia, focando em garantir bem-estar e autonomia para os colaboradores.

    7 – Garanta suporte para o desenvolvimento dos seus funcionários

    Com SAP, você tem uma visão muito mais completa e simplificada dos dados, permitindo o desenvolvimento de análises e planejamentos que visem mitigar demissões em massa, os chamados “layoffs”.

    8 – Trabalhe os líderes para gerir com foco nas pessoas, e não apenas nas entregas

    Com estudos de Harvard apontando que funcionários satisfeitos podem ser até 300% mais inovadores em suas rotinas de trabalho, está mais do que claro que por trás dos melhores números e projetos, estão colaboradores motivados e engajados. Por isso, estabeleça com os seus líderes um projeto de ressignificação do trabalho, para que eles compreendam o quanto é importante gerir com foco nas pessoas, e não só nas metas.

    Agora que você já quais os primeiros passos para impulsionar a responsabilidade social corporativa a partir de uma gestão de capital humano moderna e qualificada, entre em contato com nossos especialistas e saiba qual solução SAP é a mais indicada para acelerar o seu negócio. Será um prazer atendê-lo! 

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