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    [Liderança]

    Como trabalhar a cultura empresarial aliada à inovação

    20 de Dezembro de 2023

    Se fosse possível fazer um raio-x de uma organização e, por meio dele, descobrir o que os colaboradores pensam a respeito dela, o que encontraríamos? A forma como o time enxerga uma empresa nada mais é do que a sua própria cultura, e essa cultura empresarial tem um fortíssimo impacto sobre o dia a dia do negócio. 

    A cultura empresarial tem um impacto direto sobre a atitude do time, portanto, em última instância, é imperativa para os próprios resultados da organização. Mas como trabalhar a cultura empresarial aliada à inovação? Como tirar proveito disso? Será que é possível implantar uma cultura empresarial que provoque, de fato, um impacto positivo nos resultados do negócio? 

    É o que você vai descobrir agora, e a gente espera que este conteúdo sirva para lhe manter muito bem informado mas, sobretudo, que possa ajudá-lo e estimulá-lo a repensar a própria cultura empresarial da sua empresa.

    O que é cultura empresarial?

    Quais são os valores, a missão, as expectativas, as atitudes e os comportamentos de uma empresa e de seus colaboradores? Como esse time se relaciona, como enxerga o negócio, como age no dia a dia do trabalho? Pois esse conjunto é a expressão da cultura empresarial de um empreendimento.

    Também conhecida como cultura organizacional, a cultura empresarial vai muito além das regras estabelecidas pela empresa. Uma organização pode definir uma série de regras que devem ser seguidas, e elas podem até ser rigorosamente obedecidas, mas a cultura empresarial da companhia vai ainda mais longe disso. Afinal, ela nasce dos princípios, das crenças e valores dos fundadores e dos líderes da empresa.

    No popular, pode-se dizer que a cultura empresarial é “o que pega na empresa”. Não basta produzir um manual de ética e disponibilizá-lo na intranet para se garantir uma cultura organizacional.

    Será que você sabe mesmo o que é inovação?

    Criar algo diferente, renovar ou inventar um novo processo ou, ainda, buscar a novidade são formas de se explicar o conceito da inovação. Inovar nada mais é do que buscar uma mudança. Inovar é buscar uma melhoria de algo que já existe (um produto ou um processo, por exemplo).

    Referência mundial para os conceitos e metodologia para analisar a inovação nas empresas, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define inovação como “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa”.

    Nós, da Engine Br, gostamos de dizer que inovar é “sair do quadrado”. Simples assim.

    A importância da inovação na cultura empresarial

    A cultura empresarial é absolutamente relevante para uma organização porque dita como ela se comporta, e isso tem um reflexo direto sobre o time e os resultados alcançados. Uma empresa sem uma cultura organizacional forte não tem rumo e pode se perder diante de incertezas. Será que é saudável para a empresa cada um agir como pensa ser o correto?

    Uma cultura empresarial forte, ao contrário, incentiva um caminho, e isso une o time. Esse sentimento de pertencimento é que constrói a unidade da organização.

    A busca pela inovação tem uma importância fundamental na cultura organizacional de uma companhia porque nos faz questionar padrões, nos motiva a provocar mudanças, muda nossa mentalidade e, assim, nos leva para novos caminhos. Inovar é renovar.

    Como a cultura empresarial pode ser adaptada para diferentes segmentos industriais?

    Cada segmento industrial tem lá suas especificidades, que requerem diferentes atitudes. Uma indústria de alimentos, por exemplo, tem um compromisso redobrado com a questão da higiene, e seus colaboradores precisam incorporar isso ao seu dia a dia.

    A cultura organizacional independe do segmento. Se irmãos de um mesmo pai e mãe são pessoas tão distintas, porque diferentes organizações de uma indústria automobilística, por exemplo, teriam uma mesma cultura empresarial?

    Cada um tem seu jeito de ser, e ainda que todas as indústrias de alimentos precisem se preocupar de forma minuciosa com a alimentação, cada organização deste segmento terá sua própria identidade.

    Os 4 tipos de cultura empresarial

    Cultura do poder: O fundador ou o CEO da empresa centraliza e concentra o poder em suas próprias mãos e busca estabelecer e disseminar o que acredita ser a melhor cultura empresarial para o negócio.

    Cultura dos papéis: A cultura organizacional é burocrata. Regras e processos rígidos estão disponibilizados em um livreto ou na intranet da empresa, não importa onde, mas são estabelecidos como se fossem mandamentos obrigatórios, e ponto final.

    Cultura da tarefa: Aqui a cultura é mais flexível, pois é centrada em projetos e resultados. O time tem influência direta na cultura da tarefa.

    Cultura da pessoa: O bem-estar e o desenvolvimento profissional dos colaboradores são vistos como essenciais para a cultura da pessoa. Empresas que adotam esse tipo de cultura empresarial oferecem mais benefícios, planos de carreira e incentivos aos seus colaboradores.

    Os 6 elementos da cultura empresarial

    • Crenças;

    • Valores;

    • Costumes;

    • Ritos;

    • Cerimônias;

    • Rede de comunicação informal.

    O papel do líder na cultura empresarial

    Este papel é fundamental porque além de engajar os colaboradores, o líder deve dar o exemplo e influenciar o time. Seus erros e acertos podem refletir entre todos, portanto sua responsabilidade é redobrada.

    O líder deve fazer avaliações de performance com base nos valores da empresa, promover reuniões, inclusive individuais se necessário, precisa estabelecer uma comunicação fluida com todos e é muito importante que reconheça os esforços despendidos pelos colaboradores. O reconhecimento é muito importante, afinal estamos falando de cultura organizacional! Também faz toda a diferença desenvolver as competências de cada um, criar oportunidades de participação nas mais diferentes situações (como falar durante uma reunião) e formar times multidisciplinares quando isso for necessário.

    Entender as necessidades dos colaboradores – mas também as da empresa – é meio caminho andado na direção de uma boa liderança em relação a cultura empresarial.

    Como implantar uma cultura empresarial em 4 passos

    Passo 1: Os valores da empresa

    É preciso questionar e definir quais são os valores que se deseja ter como base para a cultura empresarial da organização. Após uma ampla discussão, deve-se listar os elementos-chave que serão institucionalizados.

    Passo 2: Transmitindo os valores

    Disseminar os valores definidos entre todo o time é fundamental. Os colaboradores precisam conhecer tais valores para aprender a praticá-los.

    Passo 3: incentivo as boas práticas

    Ações que apoiam os valores da empresa devem ser incentivadas. Ou seja, é preciso criar condições para que o time pratique os valores e seja recompensado por isso. Um exemplo? Se a empresa defende o aprimoramento profissional, deve oferecer treinamento e estimular o estudo.

    Passo 4: Monitorar e aperfeiçoar a cultura empresarial

    Saiba o que o time pensa da empresa, identifique tendências negativas, busque por um feedback do grupo. É preciso perguntar, sempre: que pode ser feito para melhorar a cultura organizacional da empresa?

    Conclusão

    Toda empresa tem uma identidade, uma forma de ser, e é obvio que isso vai ter um reflexo direto no dia a dia do negócio e até no seu resultado. Será que os colaboradores gostam de trabalhar naquela empresa? Será que têm orgulho de pendurar seu crachá no pescoço todos os dias de trabalho?

    Se a resposta for “não” para ao menos uma dessas duas perguntas, algo deve ser feito. E se a resposta for sim, ainda assim é preciso trabalhar diuturnamente para que acima de tudo o trabalho seja feito com prazer, satisfação e crença de que estamos fazendo algo que vale a pena ser feito.

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