[Liderança]
Gestão de performance com ganhos reais na área da saúde
20 de Dezembro de 2023
Uma reflexão sobre como otimizar a gestão de performance e obter ganhos reais em uma área tão complexa quanto a da saúde
Recentemente, trouxemos aqui no blog diversas reflexões e prospecções dos especialistas para os próximos anos da Indústria Farmacêutica, principalmente do ponto de vista da capacitação do setor para acelerar a entrega de novos serviços e produtos e atender às mudanças no comportamento do consumidor. Mas para transformar um negócio em ágil e inovador, é muito importante poder contar com o engajamento do time de colaboradores. Por isso, hoje, vamos refletir sobre o que são ganhos reais em gestão de performance na área da saúde e como obtê-los e mensurá-los.
Para se ter uma ideia, dados da TechTarget de 2019 já apontavam que, com o SAP SuccessFactors, já processava, à época, pelo menos 1 bi de transações relacionadas a Recursos Humanos e Human Capital Management diariamente, para mais de 120 milhões de usuários. Isso porque não existem mais dúvidas entre os principais líderes corporativos sobre o quanto a experiência do funcionário reflete na qualidade dos serviços prestados.
Se você quer transformar a gestão de performance na sua Indústria com as melhores ferramentas do mercado, continue aqui com a gente. O texto de hoje é sobre como aplicá-las principalmente na área da saúde, porém, as ferramentas SAP e Engine atendem às mais diversas áreas industriais.
Ganhos reais em gestão de performance na saúde
Com a digitalização da experiência farmacêutica e o uso de tecnologias como robôs e IA na Indústria Farmacêutica, nota-se aumento significativo no caráter competitivo do setor. Isso resulta na geração de novos negócios e, por consequência, de novos empregos. Cabe às empresas realizar uma gestão de performance qualificada para garantir a satisfação do colaborador e, a partir disso, identificar o que chamamos de ganhos reais em performance, ou seja: redução de custos, redução de erros, aumento no índice de satisfação do cliente, taxa de cancelamento dos serviços oferecidos, aumento na capacidade estratégica dos times, aumento na lucratividade, entre outras métricas relevantes para a saúde e competitividade do negócio voltado para a área da saúde.
Desafios da gestão de performance na saúde
Você deve estar se perguntando: como zelar também pelo planejamento estratégico e planejamento da força de trabalho diante de operações gigantes e complexas?
É comum que, diante de tamanha complexidade, empresas e seus líderes, sugados pela rotina, coloquem a operação para funcionar “no automático”, sem refletir estrategicamente sobre o corpo de talentos e o quanto ele reflete na qualidade final dos serviços e produtos farmacêuticos. A fim de facilitar a gestão de performance a nível industrial, os especialistas da SAP desenvolveram um conjunto de tecnologias e metodologias para acompanhamento personalizado da jornada de trabalho de cada colaborador.
Plataforma de gestão de performance para a área da saúde
Em um setor como o da saúde, a redução de custos e o aumento do nível estratégico são exemplos de metas importantes para a sustentabilidade do negócio. Nessa indústria, o processo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos pode gerar despesas altíssimas, além do retrabalho e do desperdício de horas e materiais envolvidos na reprovação de lotes inteiros ou de produtos-teste, o que também torna a resiliência uma característica importantes dos times de colaboradores.
A implantação de um software de gestão de performance e desempenho, como o SAP SuccessFactors garante que, mesmo em um cenário complexo de rotina de trabalho, as empresas possam estabelecer o diálogo e o desenvolvimento contínuo do quadro de colaboradores. Feedbacks, definição de OKRs e KPIs e acompanhamento contínuo passam a ser rotineiros no dia a dia de trabalho. E, além de entender a jornada de cada colaborador, o software também auxilia a gestão de performance na identificação de oportunidades para melhorias na operação e na distribuição de recursos.
Basicamente, a solução é uma forma de estreitar a proximidade entre o desenvolvimento de cada colaborador com os principais objetivos do negócio, garantindo que, caminhando juntos, todos obtenham os melhores resultados possíveis. Veja como o SAP SuccesFactors HXM Suite também pode ser utilizado para redução dos custos e dos índices de turnover a longo prazo.
Entre os principais módulos do SAP SuccessFactors que, ao serem aplicados, transformam o nível operacional, temos: criação da “área do funcionário” no digital, em uma ferramenta unificada de gestão; performance e metas, organização e automação de tarefas, recrutamento de novos talentos, coleta de aprendizados a partir dos KPIs acompanhados; gestão de recursos, programas de bonificação, onboarding e, é claro, inteligência de dados voltada à experiência do funcionário. E não se preocupe com a capacidade do seu negócio de hospedar tamanha tecnologia em gestão de performance: os softwares SAP podem ser aplicados na nuvem, localmente ou de forma híbrida – como for melhor para você, cliente e usuário.
Agora que você já sabe que a SAP SuccessFactors conta com as tecnologias e metodologias mais avançadas do mercado para transformar digitalmente a sua Indústria de dentro para fora, entre em contato com um de nossos consultores e faça uma avaliação – sem compromisso. Será um prazer ajudá-lo a encontrar a melhor forma de emplacar o seu negócio entre os mais competitivos da área da saúde!