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    [Liderança]

    3 sinais de que de que falta mentalidade de transformação no seu negócio

    20 de Dezembro de 2023

    Considerada pelos especialistas da SAP como um verdadeiro “pulse check”, ou seja, uma espécie de “verificação de pulso”, como as feitas para identificar os sinais vitais de uma pessoa, a mentalidade de transformação é o que ajuda a compreender a vitalidade e maturidade de uma empresa. 

    Em 2021, a SAP Insights realizou uma pesquisa global para entender o que se tornou prioridade na mentalidade de líderes de diferentes áreas do mercado depois dos impactos (em um primeiro momento, imprevisíveis) e das rápidas transformações de negócio consequentes da pandemia do Covid-19. Analisando o material, é possível entender que, de fato, a transformação digital começa na mudança de mentalidade.

    Se você sente que a rotina da sua operação está estagnada em tarefas rotineiras e operacionais e que a capacidade de resposta a riscos e a de adaptação a mudanças são inferiores ao desejado, a mentalidade de transformação pode ser o ingrediente faltante na receita do seu negócio. 

    A pesquisa mostra quais os principais pontos apontados pelos líderes como responsáveis por frustrar os avanços do negócio em termos de produtividade e rentabilidade. Por exemplo: no total, 34,3% dos entrevistados acreditam que é importante aumentar a sustentabilidade dos serviços e produtos, alinhando-se com os 87% dos consumidores brasileiros que preferem comprar de empresas sustentáveis, segundo dados divulgados pela Agência FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Para os especialistas, entre os principais traços de uma empresa carente de uma nova mentalidade, temos:

    1. Baixa eficiência nos processos 

    Para 35,9% dos líderes entrevistados pela SAP, um dos principais desafios é aumentar a escalabilidade do negócio para atender à demanda, enquanto 36,5% afirmou que precisa aumentar a velocidade geral do negócio. São necessidades que se explicam por duas características do negócio: processos burocráticos e manuais.

    Em uma empresa cuja operação é muito dependente de tarefas manuais, seja na parte administrativa, de gestão de capital humano, finanças ou vendas, é comum que processos se tornem pouco eficientes diante do crescimento do negócio. Isso acarreta não só no enfraquecimento do caráter competitivo, como também prejudica a experiência do cliente, do colaborador e, ainda, nos leva ao segundo sinal a ser explorado neste artigo: a capacidade de inovação empresarial. 

    Para aumentar a eficiência, os líderes entrevistados estabeleceram como prioridade a capacidade de permitir que os colaboradores escolham o seu local de trabalho (home office ou presencial) e o aumento da quantidade de automação nos processos.

    2. Pouca capacidade de inovação empresarial

    Quando grande parte das horas de trabalho são dedicadas a tarefas operacionais, os colaboradores acabam dedicando muito pouco tempo ao desenvolvimento de novos produtos e soluções que sirvam de novas fontes de receita (preocupação de 25% dos entrevistados) e posicionem de maneira positiva o negócio no mercado, que está cada vez mais competitivo. 

    Com uma operação mais automatizada e independente, acumulam-se mais horas disponíveis para desenvolver projetos de inovação, seja na experiência do cliente (foco de 36% dos entrevistados), seja através de modelos inéditos de negócio, na inteligência de dados para melhorar os índices de satisfação do cliente, no estabelecimento de novas parcerias etc.

    3. Alto custo operacional

    Transformação digital não é só sobre automação de tarefas, isso é verdade, mas é inegável o quanto a adoção de tecnologias adequadas para automatizar processos, como um sistema de gestão integrado, é benéfica para o crescimento empresarial. Não à toa, mais de 36% dos líderes entrevistados desejam aumentar a quantidade de automação nos processos como medida para reduzir o custo da operação e, ainda, potencializar tanto a capacidade de planejamento estratégico quanto analítica de cada equipe.

    Como transformar a mentalidade da equipe

    Mudar a forma como os times entendem e se relacionam com os desafios e objetivos do negócio é um trabalho que começa, antes de qualquer coisa, nos líderes. É só a partir de pesquisas de clima, reuniões de time, dinâmicas de feedbacks e da aproximação entre líderes e liderados, que o board de uma empresa pode compreender quais os principais empecilhos e crenças limitantes que têm prejudicado os desempenho do negócio.

    É importante que cada pessoa do time entenda a importância do seu papel para o crescimento da empresa. Oferecer as ferramentas adequadas para simplificar o aspecto operacional e repetitivo do trabalho é uma forma de mostrar para o seu colaborador toda a confiança depositada em seu potencial estratégico, o que pode aumentar os níveis de satisfação e eficiência do colaborador.

    Para escalar a mentalidade de transformação no seu negócio de maneira eficaz e duradoura, você pode contar com o suporte dos consultores especializados da Engine, parceira SAP há mais de 10 anos e reconhecida com selo Gold. É só entrar em contato através deste link e conversar com um especialista para identificar as principais oportunidades de mudança e aprender como colocar as ideias em prática.

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