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    [Liderança]

    Como se beneficiar da digitalização completa da experiência farmacêutica

    20 de Dezembro de 2023

    Especialistas apontam principais tendências e soluções para transformar de ponta a ponta a experiência farmacêutica 

    A indústria farmacêutica enfrenta os desafios de um mercado que, além de altamente concorrido e competitivo, é bastante complexo. Em resposta, os recursos financeiros têm sido cada vez mais destinados à tecnologia, à digitalização dos processos e à transformação da experiência farmacêutica do cliente final.

    Em termos percentuais, o faturamento do setor industrial farmacêutico brasileiro caiu ao menos 3% de 2021 até o mesmo período de 2022, segundo informações publicadas pelo Governo Federal. Para garantir o crescimento exponencial do setor e a sustentabilidade dos negócios,  é importante estar atento às tendências do setor e às oportunidades que existem na operação para digitalizar completamente a experiência farmacêutica.

    Tendências e oportunidades de digitalização completa da experiência farmacêutica

    Como ressalta a Vaimo, empresa especializada em Experiência que atua em países como Londres e Suécia, é imprescindível que os líderes tenham em mente que “a indústria farmacêutica é afetada pelas mesmas tendências digitais que outras, o que significa que as farmacêuticas têm de aprender não só a lançar e vender novos produtos, mas a criar e gerir experiências digitais e híbridas”, afirmam no estudo Transformação Digital na Indústria Farmacêutica de 2022.

    Nos últimos anos, houve aumento exponencial da digitalização de informações da indústria farmacêutica, elevando o nível de inteligência de dados do setor. Agora, a aposta da vez é a experiência do cliente, sejam eles B2B (prescritores ou instituições) ou B2C (pacientes). Neste cenário, tecnologias e soluções de CX têm despontado, com o objetivo de garantir uma base de clientes fiel e recorrente.. 

    Um case de sucesso divulgado pela McKinsey ainda em 2018 exemplifica como, já naquele ano, o foco na jornada do cliente mostrava bastante poder sobre  a alta performance do setor farmacêutico. Com o lançamento inovador de um aplicativo complementar ao produto médico, como uma ferramenta para acompanhar o paciente durante o seu tratamento, notou-se um aumento de 8% na receita do produto.

    Tendências da nova experiência farmacêutica

    Para acompanhar a mudança no comportamento e nas expectativas do consumidor e manter o destaque do negócio em relação à concorrência, empresas do setor industrial farmacêutico têm investido em diversas soluções e tecnologias, entre elas:

    Telessaúde

    A Telessaúde surge como opção tecnológica que aumenta o acesso às consultas médicas e melhora os índices de atendimento das redes de serviços de saúde. Neste modelo, são grandes os níveis de dados coletados pela indústria farmacêutica, que para serem transformados em novos insights e produtos precisam ser cuidadosamente processados, analisados e geridos.

    E-commerce

    O e-commerce oferece oportunidades de elevar a conexão do negócio com a sua base de clientes. Nele, é possível oferecer pacotes de assinatura, diversas formas de pagamento e, ainda, opções diferentes de acesso ao produto, seja retirada em lojas próximas ou a entrega de medicamentos. Para isso, é preciso garantir a excelência do processo logístico de suprimentos, atendimento e produção.

    Entrega de medicamentos 

    O sistema de entrega de medicamentos avançou durante a pandemia devido às condições limitantes estabelecidas à época. Neste âmbito, o last mile também têm sido alvo de desejo dos líderes, para atender no menor tempo possível os pedidos efetuados via digital. O rastreio de entregas e a solicitação automática da reposição de remédios também têm sido colocadas em pauta enquanto o setor repensa a experiência do cliente.

    Como completar a digitalização da experiência farmacêutica?

    Quando falamos em digitalização completa da experiência farmacêutica, nos referimos ao uso de estratégias e tecnologias inovadoras para aplicar o digital em todas as esferas, da produção ao pós-venda. Com anos de experiência em projetos de inovação e ambientes SAP, nossos consultores especializados e certificados, separaram algumas ferramentas para transformar a experiência farmacêutica do ponto de vista do colaborador e, é claro, do cliente – tudo sempre com conformidade em compliance:

    Ferramentas para transformar a experiência farmacêutica

    Sabemos que para inovar dentro da indústria farmacêutica, é preciso estar atento às rígidas normas e procedimentos do setor, que devem ser cumpridos à risca. Sabendo disso, a Engine desenvolveu o modelo de referência Engine for Pharma – clique aqui para saber mais.

    Com o modelo de Plataforma e Infraestrutura como serviço (PaaS/IaaS) é possível hospedar seus servidores e dados em uma infraestrutura segura, escalável e com garantias de cumprimento de prazos e níveis de serviço com baixo custo. Assim, a gestão de informações dos clientes, estoque, entrega, entre os diversos dados coletados durante a relação entre empresa e cliente (B2B ou B2C), torna-se centralizada e eficiente.

    A Inteligência Artificial também está em destaque entre as tecnologias disponíveis para transformar a indústria. Para personalizar a experiência farmacêutica com base em comportamento, o SAP Commerce Cloud é uma alternativa segura.

    É como aponta Bill Gates em frase sobre a experiência, farmacêutica ou de outro setor: “Todos os dias dizemos: ‘Como podemos manter este cliente satisfeito?’ Como podemos avançar na inovação? Porque se não o fizermos, alguém o fará.” 

    Quer preparar o seu negócio para oferecer as mais inovadoras experiências farmacêuticas? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba por onde começar.

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