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    automação para empresas

    [Liderança]

    7 ideias de automação para empresas

    5 de Março de 2024

    Confira ideias de automação dadas por especialistas para acelerar o crescimento do seu negócio

    Melhorias na produtividade, redução de custos a longo prazo, redução nas taxas de erro e retrabalho, melhoras nos índices de satisfação do cliente; enfim, uma verdadeira transformação da força de trabalho e da rotina do negócio – quando se trata de atingir os melhores resultados, os benefícios da automação são muitos. Mas você, que hoje está à frente de uma empresa, sabe exatamente quais ideias de automação são indicadas para assegurar o crescimento sustentável do seu negócio?

    Escolher as automações certas é a chave para melhorar o desempenho, afirma Melissa Johnson, especialista em investimentos e parte do Conselho da Revista Forbes, em coluna para a revista. “Quando todos os seus processos e fluxos de trabalho estiverem em vigor, você poderá encontrar oportunidades de automação que permitem aos membros da equipe a liberdade de trabalhar nas tarefas importantes que precisam de atenção prática. Com esse aumento de produtividade, você pode garantir que sua empresa esteja sempre avançando e nada seja deixado para trás”, pontua.

    Considerando que o objetivo é sempre descomplicar a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, expandir as oportunidades de negócio, reforçamos a importância do cuidado no mapeamento das ideias de automação e, é claro, na implantação das mesmas. Priorização e acessibilidade são algumas das considerações mais importantes, segundo a conselheira da Forbes.

    Para te ajudar a pensar nas melhores ideias de automação para o seu tipo de negócio, nosso time considerou 7 maneiras de utilizar o digital que fortalecem o potencial de crescimento de uma empresa, impactando desde o dia a dia de trabalho até os principais índices de desempenho financeiro. Confira:

    1 – Nutrição de novos leads

    Já falamos anteriormente sobre a importância de gerar leads qualificados – confira 3 dicas aqui no blog. Mas, mais do que isso, é importante apostar em estratégias de nutrição para aquecer esses leads até que se sintam convencidos o suficiente para gerar, finalmente, a conversão.

    Um estudo da Marketo, empresa Adobe, mostrou que aqueles que estão no topo do ranking da excelência em nutrição de leads acabam gerando até 50% mais leads qualificados, daqueles já prontos para venda.

    Com a automação da coleta e da análise de dados, é possível acompanhar de perto a jornada de cada lead, observando desde o nível de engajamento e também os  seus principais interesses. Assim, você pode gerar réguas de contato personalizadas e, ao mesmo tempo, automatizadas, garantindo a recepção e o acolhimento de cada novo usuário.

    2 – Recrutamento de talentos 

    Se o seu negócio ainda não tem grandes verbas voltadas para a gestão do capital humano, o processo de recrutamento de novos talentos pode ser moroso e exaustivo.

    O SAP SuccessFactors, especificamente no modelo Recruiting, é uma ferramenta que não só automatiza, como também aumenta os índices de sucesso nas novas contratações. É um software, como reforça a SAP, orientado para resultados.

    3 – Coleta de feedbacks internos 

    Os índices de turnover estão aumentando em diversos países, mostrando uma fraqueza do mercado em desenvolver a força de trabalho com planejamento e estratégia. Para sanar esse problema, a Purolator, cliente SAP, escolheu o SAP Success Factors HXM Suite para implementar processos de acompanhamento do clima e da cultura organizacional. O resultado: um time 7% mais engajado em um ano.

    4 – Relação com os clientes

    Parabenizações, como data de aniversário do usuário, aniversário dele como cliente, número de compras já realizadas etc, são conteúdos interessantes para estreitar a relação com o cliente e só se tornam possíveis a partir do monitoramento inteligente de dados, ou seja, precisa de automação.

    5 – Reorganização da operação

    Uma das melhores partes da automação é poder redefinir todos os processos da operação, buscando resolver as lacunas deixadas pelo excesso de trabalhos manuais e aumentar a capacidade estratégica de todo o time. Com um novo sistema de gestão, tudo isso é possível.

    6 – Estratégias de marketing

    Mostre para o seu cliente que, mesmo depois das primeiras vendas, você acompanha de pertinho a jornada dele. Para isso, vale utilizar a inteligência de dados no envio de lembretes de recompra ou até nas estratégias de cross marketing, oferecendo produtos ou serviços relacionados às necessidades que aquele cliente já manifestou.

    7 –  Respostas automáticas

    Não deixe um cliente ansioso, esperando pelo seu retorno ou por uma resposta de confirmação. Utilize a tecnologia para automatizar esse fluxo e oferecer suporte rápido ao cliente final.

    Quando se trata da automação de empresas, a SAP é líder do mercado desde a década de 70. Atualmente, o SAP S/4HANA tem mais de 2% de participação no mercado global, e pelo menos 51% dos usuários são pequenas empresas.  

    Gostou das ideias de automação? Entre em contato com os consultores Engine agora mesmo e dê o primeiro passo para transformar a sua empresa. Será um prazer acompanhá-lo nesta jornada!

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