• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Como obter solução fiscal simplificada e integrada em sistemas SAP

    20 de Dezembro de 2023

    Veja como e porque as empresas estão transformando a gestão tributária com uma solução fiscal integrada

    Sempre falamos aqui no blog sobre as mudanças constantes do mercado, que exigem rápida adaptação das empresas e tornam necessária a simplificação de processos complexos com o investimento estratégico de soluções digitais modernas. Bom, quando falamos em gestão tributária, não é diferente – uma das partes mais desafiadoras e complexas das operações empresariais também é alvo da transformação de negócios a partir da automação de processos – confira 7 outras ideias de automação

    Cada vez mais, as empresas operam em ambientes altamente dinâmicos e globalizados, nos quais devem administrar diversas regulamentações fiscais e suas constantes mudanças. Nesse cenário, a busca por uma solução fiscal eficiente e agilizada é crucial para a garantia do cumprimento das obrigações legais, além de mitigar riscos e, ao mesmo tempo, otimizar os processos internos.

    Por que uma solução fiscal integrada é importante?

    Segundo informações levantadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos por gestão financeira deficitária, com dificuldade de manter o negócio funcionando e, é claro, rendendo, em um contexto no qual, há menos de 10 anos, já se estimava que ao menos 46 novas normas tributárias são publicadas a cada dia útil, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT):

    “A complexidade legislativa do país causa grande impacto às empresas brasileiras, que devem seguir em média 3.639 normas, ou 40.865 artigos, 95.216 parágrafos, 304.446 incisos e 40.048 alíneas. Para acompanhar as constantes mudanças na lei, o empresário brasileiro precisaria arcar com um custo médio de R$50 bilhões por ano para manter equipe especializada, sistemas e equipamentos”, afirma o material. 

    Quando falamos de solução fiscal em um sistema integrado, nos referimos a algo que vai muito além do simples preenchimento de formulários e do controle de movimentações fiscais. A solução integrada refere-se, na verdade, uma metodologia ampla, que integra tecnologia avançada a processos eficientes para estabelecer um alto nível de expertise em conformidade para todo o processo tributário, levando sempre em consideração o ambiente regulatório em constante mudança e transformando a rotina do Departamento Fiscal.

    Uma das plataformas líderes no fornecimento de soluções fiscais é o SAP S/4HANA, que através de um ERP (Enterprise Resource Planning) oferece uma abordagem abrangente para a gestão tributária, incorporando recursos avançados e flexíveis. “A SAP oferece soluções e produtos globais com suporte de localização que adere aos padrões do país requisitos específicos”, diz Sirmad Khan, gerente sênior de tecnologia do Grupo SEERA (SEERA), no site oficial da SAP. A empresa unificou os dados tributários em uma solução fiscal da SAP e conseguiu, assim, atingir 100% de transparência, 100% de conformidade e diminuição significativa no TCO

    Para os especialistas da SAP, “a transformação de negócios possibilitada por ERP em nuvem simplifica a conformidade fiscal e capacita os departamentos fiscais para se tornarem verdadeiros  conselheiros estratégicos. O imposto precisa ser incorporado aos processos de negócios, para que as empresas possam alcançar a conformidade em um mundo digital”, afirmam em estudo desenvolvido sobre Tax Solutions.

    Desafios e tendências da solução fiscal em sistemas SAP

    Mesmo após a implantação de ferramentas SAP voltadas para a gestão tributária, alguns softwares de solução fiscal são importantes para complementá-lo. Pensando nisso, nosso time de especialistas em soluções dentro e fora de ambientes SAP, desenvolveu um framework de solução fiscal, no qual as soluções são integradas de forma nativa com o ambiente SAP S/4HANA e SAP ECC, com o objetivo de diminuir os riscos e a exposição ao fisco. 

    A automação de processos fiscais, a implementação de soluções baseadas em nuvem e a inteligência de dados para prever e gerenciar riscos são algumas das tendências que ganham destaque. A Inteligência Artificial e o Machine Learning também desempenham um papel crucial na evolução das soluções fiscais, permitindo uma abordagem mais proativa e eficiente na gestão tributária.

    O framework desenvolvido pelo time de especialistas da Engine traz diversos benefícios para a agilidade e conformidade tributária do negócio. A solução, criada dentro do ambiente SAP, oferece uma base de dados unificada que não requer novos investimentos em infraestrutura, flexibilidade nos parâmetros legais e de negócio etc, e é desenvolvida nos seguintes módulos personalizados: FCI, SPED Contábil, Controle de Ativo, SPED Contribuições, SPED ECF, SPED Fiscal e SPED Reinf. Saiba mais detalhes aqui.

    Agora que você já sabe o melhor caminho para obter uma solução fiscal simplificada e integrada dentro dos sistemas SAP, otimizando a gestão tributária e a rotina do Departamento Fiscal entre em contato com o nosso time e conheça o consultor especializado que será o seu SAP Partner, para te acompanhar durante toda a jornada de transformação, desde os treinamentos até o acompanhamento do pós. Te esperamos!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄