+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Por que uma mudança de mentalidade na gestão de negócios é importante para a transformação digital?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A transformação digital das empresas é um caminho sem volta, mesmo porque é por meio dela que será possível responder aos enormes desafios que o mercado impõe hoje. Mas as próprias empresas precisam quebrar o paradigma de que a transformação digital é tão somente a adoção de alta tecnologia. Não é!

A transformação digital tem muito mais a ver com a mudança de comportamento, com a adoção de uma nova cultura, do que propriamente com tecnologia. É óbvio que a tecnologia traz ganhos inexoráveis para as empresas, mas sobretudo é preciso pensar como e para o quê utilizá-la. Por que uma mudança de mentalidade na gestão de negócios é importante para a transformação digital? É o que vamos responder agora.

Você já ouviu falar em Indústria 4.0?

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0, uma indústria inteligente, digital, preocupada com a sustentabilidade, com o desperdício e pronta para os enormes desafios que estes novos tempos impõe à humanidade. É neste contexto que as empresas se encontram, e a transformação digital é o caminho natural para que elas possam se adequar e reforçar suas posições no mercado.

A primeira revolução industrial foi marcada pela invenção da máquina a vapor, no século XVIII, promovendo um verdadeiro salto da humanidade. A segunda revolução industrial aconteceu com a substituição do vapor pela energia elétrica, em 1879. Os avanços foram ainda maiores, com alta escalabilidade, na terceira revolução, após a Segunda Grande Guerra, com o uso de componentes eletrônicos nas máquinas e redução da participação humana na produção.

A Indústria 4.0 já é uma realidade, com processos muito mais eficientes e autônomos, alta na produtividade e tudo feito em tempo real, com a utilização da chamada Internet das Coisas (IoT). As empresas passam a ter recursos muito mais avançados, que ajudam no controle da produção e permitem ainda mais produtividade, como a Inteligência Artificial (IA), Robótica, Design Thinking, Big Data, entre outras. 

Clique aqui para receber mais conteúdo sobre a Indústria 4.0.

O que é transformação digital?

As empresas precisam se adequar a esta nova realidade, e isso será uma questão de sobrevivência. Assim como o consumidor mudou, exigindo muito mais do que preço e qualidade, as empresas também precisam mudar, adaptando-se a estes novos tempos. É preciso se adequar para usufruir de todos os benefícios de ser uma empresa inteligente.

A transformação digital é, definitivamente, o primeiro passo para uma empresa se tornar inteligente e sair na frente de suas concorrentes. Ela precisa deixar de ser analógica e passar a ser digital. Mas o que é transformação digital? Antes de tudo, é uma mudança de mentalidade. É preciso querer mudar, rever conceitos, revisitar as operações e sistemas e se preparar para utilizar as novas tecnologias de ponta disponíveis. A verdade é que de nada adianta contar com os recursos mais modernos se não se sabe o que fazer com eles. A transformação digital é um propósito.

Ao lado dessa mudança de mentalidade, é preciso digitalizar todos os processos, ou seja, os tornar digitais. Para usufruir, por exemplo, da análise de dados em tempo real, que possibilita fazer ajustes em uma máquina de produção antes mesmo que um determinado problema interrompa seu funcionamento, é preciso que todos processos estejam digitalizados. Falando de uma forma bem direta e ilustrativa, “tudo vai para dentro do computador”.

Os 5 pilares da transformação digital

Essa é a lista produzida por um dos maiores especialistas em inovação corporativa, David L. Rogers, autor do conceituado livro “The Digital Transformation Playbook”, traduzido no Brasil como “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital”. Confira, agora, os 5 pilares da transformação digital:

  1. Cliente: é preciso atender aos seus anseios, principalmente porque o consumidor mudou, exigindo muito mais do que uma simples relação comercial de compra e venda.
  2. Competição: as empresas estão mudando, a concorrência também.
  3. Dados: servem para basear uma tomada de decisão, mas isso deve ser feito de uma forma muito mais rápida, ou melhor, just-in-time. Por meio da tecnologia Big Data, por exemplo, é possível ser mais eficiente nas respostas aos anseios dos clientes.
  4. Inovação: é preciso repensar toda a operação, o que não significa simplesmente mudar tudo.  É preciso inovar, fazer diferente, mas sempre à favor do negócio, nunca por modismo.
  5. Valor: uma solução pode agregar valor em um momento, mas nem sempre os resultados serão os mesmos. É preciso medir sempre o valor.
https://conteudo.enginebr.com.br/e-book_mais_com_menosClique para baixar o e-book ERP na Nuvem: vantagens.

Uma nova mentalidade

Mudança de cultura! Essa é a verdadeira chave para a transformação digital. O mercado exige hoje respostas rápidas, mudanças repentinas, flexibilidade e uma agilidade jamais experimentada. Pensar assim e, mais do que isso, ter essa disponibilidade é o que podemos chamar de mentalidade da transformação digital

Todos os processos de produção e comercialização precisam ter uma lógica digital, e isso não é a máquina que oferece, mas sim os recursos humanos da empresa. Muitas pessoas pensam que a transformação digital depende tão somente da implantação de sistemas caríssimos e do uso de Inteligência Artificial, e pronto. Nada disso! A transformação digital é a base para o melhor uso dessa tecnologia. Até uma microempresa pode se transformar digitalmente, mesmo com parcos recursos financeiros.

Mas por que uma mudança de mentalidade na gestão de negócios é importante para a transformação digital? Porque é essa mudança de mentalidade que sustentará todo o processo de transformação digital, permitindo que a empresa se torne, de fato, uma empresa inteligente. Em resumo, é preciso querer ser ágil, flexível e aberto às mudanças, deixando de pensar de modo analógico para pensar de modo digital.

Quer um bom exemplo para essa condição de mudança de mentalidade na gestão dos negócios? De que adianta uma empresa contar com sistemas modernos, estar online e ter acesso instantâneo aos seus dados comerciais, se não há uma cultura, por exemplo, para responder os feedbacks dos clientes? Sim, as empresas precisam se reinventar.

Quer receber mais conteúdos sobre transformação digital e gestão de negócios? Então clique aqui e se inscreva na nossa newsletter.

Qual é a importância da transformação digital para a sua empresa?

Uma empresa inteligente e digital é mais ágil e tem mais flexibilidade para mudar de rota, quando necessário. Mais do que isso, consegue identificar a necessidade de mudança em tempo de evitar prejuízos e perder mercado.

Adaptar-se a um mercado muito mais competitivo e a um consumidor muito mais exigente, além dos enormes desafios que o mundo impõe hoje, é fundamental para qualquer empresa sobreviver e crescer. É preciso estar pronto para as instabilidades do mercado, e um bom exemplo é a pandemia do novo coronavírus, que exigiu das empresas o caminho para o mercado digital.

A adoção de uma nova mentalidade digital vai garantir o futuro para as empresas, disso os especialistas não têm dúvidas.

Engine, uma especialista que vai te ajudar

A necessidade de mudar a forma como uma empresa funciona, com a ajuda de novos modelos de negócios e processos mais inteligentes, muitas vezes é ignorada, o que impede as empresas de se tornarem digitais e inteligentes. É um caminho a seguir, que começa na mudança de cultura e chega à aplicação de novas tecnologias. É um erro imaginar que a transformação digital acontece simplesmente com a adoção de uma nova tecnologia ou a migração para a computação em nuvem.

A Engine tem uma resposta exata para esse dilema: Engine Business as a Service (eBaaS), uma solução inovadora, que também permite a pequenas e médias empresas terem acesso ao melhor sistema de gestão empresarial, embarcado das melhores práticas. Por meio do eBaaS, a empresa pode analisar continuamente o desempenho de seus processos, inclusive comparando-os com os padrões da indústria e recebendo recomendações personalizadas sobre como adotar novos modelos de negócios e automatizar e padronizar processos.

O Engine Business as a Service integrado ao sistema SAP oferece os componentes básicos de uma empresa inteligente, apoiando sua transformação digital com todos os serviços e ferramentas com os níveis de serviço, operações e tratamento de problemas. Clique aqui, agora, e solicite um contato com um de nossos especialistas em transformação digital. Estamos prontos para apoiar e transformar sua empresa em uma empresa inteligente.

Veja também