+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Tecnologia, seres humanos e integração sistêmica: a indústria do futuro

industria-do-futuro-engine

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A indústria do futuro é um conceito cada vez menos distante e mais urgente. A indústria 4.0 é uma realidade no mundo inteiro e a consequente transformação digital das empresas é um compromisso inadiável, que precisa ser atendido hoje! É o mercado que exige isto, e cabe às empresas se reestruturarem para que possam enfrentar todos os desafios que impõe a indústria do futuro.

São três os pilares da indústria 4.0, que precisam ser integralmente atendidos: a tecnologia, os seres humanos – ou seja, o time de colaboradores – e a integração sistêmica. Simplesmente não há indústria do futuro sem que estes três pilares sejam contemplados. É preciso tecnologia, integração de sistemas e uma nova cultura empresarial para que uma organização se torne, de fato, uma empresa inteligente.

A Engine dispõe de soluções completas de gestão empresarial de classe mundial para aumentar a competitividade e governança de seus clientes e oferece um modelo de negócio que ajuda na transformação digital, e estas soluções abarcam os três pilares da indústria do futuro. Saiba como estes três pilares embasam a indústria 4.0 e conheça as soluções que a Engine oferece para transformar o seu negócio em uma empresa inteligente, uma indústria do futuro.

O que é indústria 4.0?

Já se foi o tempo quando os resultados de uma empresa se sustentavam a partir de uma alta margem de lucro. A competitividade global e o relacionamento com um novo consumidor, que sabe dos seus direitos, de sua força e exige soluções customizadas, impuseram às empresas um senso de urgência jamais experimentado até aqui.

Hoje é preciso apostar todas as fichas em uma maior produtividade, combater o desperdício e o retrabalho e adotar processos inteligentes, com o uso de uma tecnologia baseada na Internet das Coisas (IoT) – uma conexão muito mais poderosa, que tudo integra – para que dados just-in-time possam ajudar na tomada de decisões gerenciais. 

A indústria 4.0 se vale do uso de uma tecnologia de ponta e inovadora para alcançar uma maior produtividade e desenvolver um senso de urgência que tenha reflexos positivos nos resultados finais. É tudo para ontem, e é assim que deve ser. Não dá para esperar uma máquina quebrar e interromper a produção, por exemplo, porque isso terá um reflexo imediato e negativo sobre a produção.

Recursos como Inteligência Artificial (IA), Big Data, automação de processos robóticos e realidade virtual, entre outros, permitem acesso a dados just-in-time que vão sustentar as tomadas de decisões e definir os caminhos a seguir. A indústria do futuro é integrada, focada e compromissada com a inovação. Ela tem tecnologia, sistemas integrados e um time de recursos humanos envolvido.

Os 3 pilares da indústria 4.0

A chamada indústria 4.0, a quarta revolução industrial que experimentamos, se baseia sobre três pilares: a tecnologia, os seres humanos e, finalmente, a integração sistêmica. Não há como enfrentar os desafios da indústria do futuro – e vencê-los – sem que cada um destes pilares seja plenamente atendido.

É muito importante deixar claro que estes três pilares se integram. Isso significa que todas as soluções adotadas pela indústria do futuro devem atender a estes três requisitos integralmente. Tecnologia sem integração sistêmica e sem adesão dos recursos humanos, por exemplo, de nada serve para uma empresa inteligente. Aliás, a empresa não é inteligente se não integrar estes três pilares.

A tecnologia na indústria do futuro

Máquinas quebram, é da natureza delas. O prejuízo que uma máquina parada traz para uma indústria pode ser enorme, e precisa ser evitado para não comprometer a produtividade e os resultados. Na indústria do futuro, a tecnologia é aliada da produtividade: sistemas inteligentes avisam quando a máquina está prestes a dar defeito e permite a manutenção na hora certa, evitando os prejuízos.

Não há indústria do futuro sem transformação digital. As empresas precisam deixar de ser analógicas e digitalizarem todos os seus processos. Absolutamente tudo precisa “ir para dentro do computador”. E isso acontece porque a automação é a base da indústria do futuro. E será que existe automação sem tecnologia? Claro que não!

Adotar sistemas de ponta, que permitam a automação e, mais do que isso, a adoção de processos inteligentes, é primordial na indústria do futuro e um dos três pilares da indústria 4.0.

Os seres humanos na indústria do futuro

Muitas organizações acreditam que basta adotar tecnologia de ponta que o negócio se transforma, do dia para a noite, em uma empresa inteligente, pronta para os desafios da indústria 4.0. Ledo engano!

Não há tecnologia de ponta que beneficie o negócio sem a adesão dos recursos humanos da empresa. Imagine, por exemplo, que um sistema moderníssimo de uma indústria de alimentação permita a rastreabilidade dos produtos, o que traz maior segurança para os consumidores. Como esta tecnologia poderá ser útil se os dados indicarem um lote que está fora da validade,(e sua localização) mas nenhum colaborador tomar a atitude de mandar recolhê-los? 

Jamais, em hipótese alguma, pense diferente: o time de colaboradores é a base da indústria do futuro! Sua adesão é condição sine qua non.

A integração sistêmica na indústria do futuro

O terceiro pilar da indústria do futuro é a integração sistêmica. Ou seja, os sistemas adotados pela empresa precisam ser integrados, e por um motivo muito simples: a empresa é uma só, o negócio é um só e todos precisam compartilhar dados e ter acesso a eles para tomar decisões mais assertivas.

É muito simples entender a necessidade da integração sistêmica. Quando uma venda é feita, o departamento comercial precisa informar a área financeira, a área de logística (para entrega), o estoque, o setor de marketing, enfim, toda a empresa precisa tomar conhecimento das vendas para trabalhar por elas. E isso é para ontem!

A integração sistêmica na indústria do futuro permite que a empresa inteira reme na mesma direção. Simples assim.

Engine, referência em transformação digital

A Engine é pioneira no modelo de negócio de SAP as a Service, que apoia a transformação digital das empresas oferecendo como serviço todos os componentes de cloud, software, serviços e sustentação necessários para uma solução de negócio de maneira Turn-Key. Somos referência em processos de transformação digital justamente porque nossas soluções atendem integralmente aos três pilares da indústria do futuro: tecnologia, seres humanos e integração sistêmica.

As soluções da Engine atendem aos 3 pilares da indústria do futuro

Oferecemos soluções de gestão empresarial de classe mundial para aumentar a competitividade e governança de sua indústria e oferecemos um modelo de negócio que ajuda na transformação digital, transformando o seu negócio em uma empresa inteligente. É imperativo garantir processos otimizados, agilidade, custos reduzidos e uma maior compliance e governança.

O Engine Business as a Service tem a melhor relação de retorno de investimento do mercado em todo o ciclo de vida do SAP, com implementações do ERP em té seis meses e remotamente. Temos soluções complementares para ERP, implementação SAP, consultoria SAP, Sap HANA, S/4HANA e SAP Saas.

Na área de recursos humanos disponibilizamos um portfólio completo para empresas de todos os setores para gestão dos colaboradores e treinamento. As soluções são da SAP e se integram ao S/4Hana de forma nativa permitindo implementações com ganhos de produtividade e evitando integrações que podem aumentar o custo total (TCO – Total Cost of Ownership). O Sap Success Factors HXM Suite, por exemplo, é um pacote completo para atender todas as necessidades da gestão de capital humano que une a tecnologia SAP com a experiência da Engine em soluções na nuvem.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas, nos contar de suas necessidades e para saber como a Engine pode apoiar a transformação digital da sua empresa e ajudá-la a se transformar em uma indústria do futuro.

Veja também