• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Infraestrutura, ERP na Nuvem, computação na nuvem]

    Gestão em nuvem: a tomada de decisões no futuro

    20 de Dezembro de 2023

    Para enfrentar com sucesso todos os desafios da indústria 4.0, fortalecendo sua gestão, as empresas hoje passam por uma completa transformação digital, que possibilita a digitalização e consequente automação de processos. Atualmente não há uma empresa completamente preparada sem uma gestão integrada, por meio de um ERP, com processos automatizados e gestão em nuvem.

    A alta produtividade e a possibilidade de atender aos anseios dos consumidores passam necessariamente pela capacidade de tomar decisões assertivas e urgentes. Uma empresa inteligente tem processos automatizados, informações em tempo real e sabe utilizar isso para resolver todo tipo de problema, erro ou inconsistência. A gestão em nuvem reforça esse processo e oferece segurança, senso de urgência, produtividade e muito mais.

    Especializada em gestão de nuvem, a Engine preparou este conteúdo para lhe explicar tudo sobre o assunto e mostrar que esse é, definitivamente, o melhor caminho para o fortalecimento e o crescimento do negócio. Saiba agora o porquê.

    Os desafios da indústria 4.0

    Já vivemos a quarta revolução industrial, a chamada indústria 4.0, que traz desafios eminentes para as empresas. A partir de agora, onde tudo se conecta por meio de uma internet cada vez mais poderosa, os processos passam a ser ainda mais eficientes e autônomos, influenciando diretamente na escala de produção e na produtividade das empresas.

    Na indústria 4.0, os processos são digitais, otimizados e analisados em tempo real, tudo isso oferece uma capacidade de lucro muito maior para as empresas. A gestão em nuvem é fundamental neste processo, oferecendo mobilidade, flexibilidade, segurança e facilidade de gerir remotamente o negócio, de qualquer ponto onde haja uma conexão à internet.

    Ferramentas como Inteligência Artificial (IA), Big Data e Internet das Coisas (IoT), entre outras, abrem novos caminhos para um mapeamento de todos os processos de uma empresa, com redução de custos, análises em tempo real, monitoramento, manutenção remota de equipamentos, personalização e customização de produtos e muito mais.

    De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a indústria 4.0 pode proporcionar, de imediato, uma economia de R$ 73 bilhões ao ano para o país.

    A transformação digital das empresas

    Para se inserir na realidade da indústria 4.0, se beneficiando de seus conceitos, as empresas precisam passar por um processo de transformação digital, ou seja, sair do analógico e se digitalizar. Todos os processos precisam “ir” para os computadores, o que permite a automação e, principalmente, a integração de todos os setores, transformando o negócio em uma empresa inteligente. Isso se faz por meio de um ERP, com gestão em nuvem.

    Gestão em nuvem: o que é?

    Agora que você já sabe exatamente quais são os desafios – e os ganhos – que as empresas enfrentam em sua transformação digital, é hora de entender exatamente o que é gestão em nuvem. O gerenciamento de nuvem é o controle de todos os produtos e serviços que operam em uma nuvem, envolvendo usuários, controle de acesso, dados, aplicações e serviços.

    Ou seja, a gestão em nuvem, também conhecida como o armazenamento de dados em nuvem ou cloud computing, permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio de uma conexão à internet. Por meio de uma plataforma que opera um único ecossistema, onde cabem todos os sistemas existentes, as informações ficam disponíveis just-in-time, sem ocupar espaço algum do computador dos usuários.

    As vantagens da gestão em nuvem

    • A gestão em nuvem promove um ganho de mobilidade incrível. Colaboradores da empresa podem acessar seus sistemas de qualquer lugar, até mesmo por meio de um smartphone, desde que haja uma conexão à internet.

    • Senso de urgência.

    • Melhoria dos índices de produtividade (até mesmo por conta dos dois primeiros itens).

    • Ampliação da segurança.

    • Sistemas frequentemente atualizados (nos sistemas tradicionais, o suporte de TI precisa fazer as atualizações de forma individualizada).

    • Melhoria na escalabilidade operacional, ou seja, a capacidade da empresa de manejar seus recursos de acordo com a oscilação da demanda por serviços.

    • E, por último, a gestão em nuvem promove a simplificação dos processos de gestão.

    Como um sistema de gestão em nuvem funciona?

    Todos os usuários podem acessar o sistema e seus dados, desde que devidamente autorizados para tal, de qualquer lugar do planeta, contanto que haja uma conexão à internet e um dispositivo eletrônico, como um computador, smartphone ou tablet, por exemplo.

    Isso significa que os colaboradores podem trabalhar remotamente, e em tempos de home office, a gestão em nuvem é mais do que uma necessidade, é uma urgência. Além disso, o ganho de produtividade e de senso de urgência é extremamente relevante e faz a diferença: um gerente pode aprovar demandas, por exemplo, na sala de espera do aeroporto, enquanto aguarda autorização para embarque.

    Ao contrário dos sistemas armazenados localmente, que precisam de suporte individualizado, na gestão em nuvem os sistemas não dependem de atualização constante, funcionando de forma automática. A segurança, portanto, é muito maior.

    Um sistema ERP já tem como característica principal a unificação da gestão, integrando todos os setores da empresa. A gestão em nuvem reforça ainda mais essa característica, pois oferece acesso remoto, de qualquer canto e a qualquer tempo.

    Por que a gestão em nuvem facilita a tomada de decisões mais assertivas, a longo prazo?

    Essa é a pergunta mais comum que a Engine ouve de seus clientes interessados em gestão de nuvem, a resposta é bem simples e até já foi dada neste conteúdo, quando citamos o exemplo do gerente que pode aprovar demandas da sala de espera do aeroporto, enquanto aguarda seu voo.

    As decisões gerenciais muitas vezes precisam de urgência, mas dependem da aprovação de seus gestores e do fluxo da troca de informações. Quando uma empresa opta pela gestão em nuvem, garante a urgência necessária para a tomada de decisões. Afinal, não há mais barreiras de tempo e localização.

    Por meio de um ERP que interliga todos os setores da empresa, promovendo uma gestão única, e com o uso da gestão em nuvem, a organização garante o senso de urgência e a flexibilidade na tomada de decisões gerenciais mais assertivas, tão importantes para o negócio. E hoje, quem sai na frente sai ganhando.

    A Engine é especialista em gestão em nuvem

    Consultora de gestão empresarial, parceira SAP, especializada em soluções que aliam tecnologia, negócio e inovação, a Engine apoia a transformação digital das empresas, ajudando-as a se tornarem empresas inteligentes. No Brasil, a empresa é precursora no Brasil de sistema de gestão como serviço e é referência em gestão em nuvem, tornando-se uma empresa beyond the cloud.

    Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler os demais artigos, disponíveis em nosso blog, preparados por nossos especialistas. Abordamos a transformação digital com um olhar especialista, traduzindo para você todas as novidades e tendências do mercado. Basta clicar aqui e assinar a nossa newsletter.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄