+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

Como o BPO fiscal e contábil pode ajudar na transformação digital da sua empresa?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não há dúvidas de que, hoje, as empresas precisam de respostas imediatas, em busca de uma gestão diferenciada e mais produtiva. A integração do negócio, sua automatização e sua transformação digital são desafios que o mercado corporativo enfrenta no mundo inteiro, atrás de resultados mais consistentes e duradouros. 

A tecnologia apoia a transformação digital, mas são os processos bem pensados e executados que garantirão uma governança de sucesso e gestão voltada para os resultados. Neste contexto, o BPO fiscal e contábil surge como mais um diferencial, integrando toda a empresa e oferecendo benefícios que vão melhorar até mesmo o resultado final do negócio.

Mas como o BPO fiscal e contábil pode ajudar na transformação digital da sua empresa? É esta a pergunta que nossos especialistas respondem neste conteúdo que vai lhe explicar o que é BPO fiscal e contábil, quais são seus benefícios e porque adotá-lo em seu negócio, apoiando sua transformação digital é necessário.

O que é BPO fiscal e contábil?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing e significa a terceirização da gestão de qualquer processo organizacional. Uma empresa pode buscar uma solução externa, contratando uma consultoria especializada, para fazer a gestão de um ou mais processos. Assim, pode se dedicar com mais foco à atividade-fim e, ainda, pode contar com as melhores práticas e ferramentas do mercado.

O BPO fiscal e contábil nada mais é do que a terceirização das gestões fiscal e contábil de uma empresa. Uma consultoria especializada, com expertise no negócio, será contatada para fazer toda a gestão dos processos fiscais e contábeis. Desta forma, a empresa contratante não precisa investir altas somas na contratação de uma equipe, além de dotá-las de toda a cara infraestrutura necessária.

Em geral, o BPO é a terceirização de processos de atividades que não fazem parte do core da empresa contratante. E vale dizer que há muito deixou de ser uma novidade, passando a ser cada vez mais utilizado no mundo inteiro, por todo tipo de empresa, das micro às grandes corporações multinacionais. 

Quais são os benefícios do BPO fiscal e contábil?

Contar com uma gestão fiscal e contábil especializada, que se utilize das melhores práticas do mercado, é fundamental para qualquer empresa, e isso pode fazer diferença nos próprios resultados alcançados. As gestões fiscal e contábil são absolutamente sensíveis ao erro, e isso pode gerar grandes prejuízos para a empresa.

Evitar isso é imperativo, mas não é só este o maior dos benefícios da opção pelo BPO fiscal e contábil. Por meio dele, a empresa terá acesso às melhores práticas do mercado e as ferramentas tecnológicas mais avançadas, o que permitirá uma gestão muito mais apurada e pronta para fornecer dados que farão toda a diferença na tomada de decisões gerenciais mais assertivas.

Outra questão muito importante, que merece todo destaque, é que uma gestão fiscal e contábil especializada permite uma gestão financeira muito mais apurada, e isso tem reflexo no próprio resultado da empresa. Um amplo estudo tributário, por exemplo, executado por especialistas, pode resultar até mesmo em uma redução da carga tributária. 

Outras vantagens do BPO fiscal e contábil

Há outros benefícios em contratar um BPO fiscal e contábil, como:

  • É mais barato do que a contratação de uma equipe própria para cuidar desta gestão;
  • Foco na atividade-fim da empresa;
  • Apoio na transformação digital, oferecendo dados sensíveis integrados com os demais departamentos da empresa;
  • Reduz custos;
  • Acesso a uma gestão fiscal e contábil especializada;
  • Controle absoluto sobre recebimentos e vencimentos, proporcionando um maior controle sobre o caixa;
  • Eliminação de erros usuais e do retrabalho;
  • Apoio na tomada de decisões;
  • Mais profissionalismo na gestão fiscal e contábil, com integração de toda a empresa.

Quais empresas podem se beneficiar do BPO fiscal e contábil?

O BPO fiscal e contábil não está disponível apenas para grandes empresas. Muito pelo contrário: ele é acessível até mesmo para pequenas empresas, que não abrem mão de contar com uma gestão fiscal e contábil especializada e diferenciada, com as melhores práticas e ferramentas do mercado, mas que não podem investir recursos na contratação de pessoal e compra de softwares especializados.

Ou seja, todo tipo de empresa, do tamanho ou ramo que for, pode contratar o esse tipo de serviço, na busca por esta gestão diferenciada e voltada para o resultado.

As demais áreas da empresa são afetadas por esse serviço?

Essa é uma pergunta fundamental, cuja resposta está na essência da própria atividade do BPO fiscal e contábil. Uma gestão moderna e transformadora das áreas fiscal e contábil enxerga a empresa como uma só unidade e integra todos os departamentos. Isso traz uma série de vantagens, como agilidade na resolução de algum problema ou inconsistência, por exemplo.

É na integração de todos os setores da empresa que este modelo de serviço se baseia, produzindo dados importantíssimos para a tomada de decisões. Para se transformar digitalmente e se tornar inteligente, uma empresa precisa da integração de seus setores por meio de um ERP. Integrados, os departamentos se comunicam e resolvem todas as operações com muito mais agilidade, o que torna a empresa mais produtiva.

Ou seja, o BPO fiscal e contábil afeta a todas as áreas da empresa.

O BPO fiscal e contábil apoiando a transformação digital da empresa

O BPO fiscal e contábil de uma empresa de consultoria especializada e comprometida com as melhores práticas e ferramentas do mercado reforça a transformação digital do negócio a partir do momento que apoia uma gestão integrada de todos os departamentos. As informações, em tempo real, ficam disponíveis para todos, e isso traz muita agilidade nas operações, o que é um diferencial muito competitivo atualmente.

A transformação digital de uma empresa vai muito além do uso de novas tecnologias e da computação em nuvem, disso não há dúvidas. É preciso adotar novas práticas e rever as operações, para se digitalizar e tirar proveito disso. Não basta tecnologia, é preciso governança.

Otimizar processos é a palavra de ordem do momento, e a transformação digital atua justamente sobre esse desafio. O BPO fiscal e contábil, por sua vez, oferece recursos indispensáveis para uma gestão integrada.

A Engine apoia a transformação digital da sua empresa de todas as formas

Reconhecida no mercado por suas soluções inovadoras para a transformação digital das empresas e pioneira no modelo de negócio de SAP as a Service, a Engine também oferece o BPO fiscal e contábil, ajudando seus clientes a operar processos de negócio. Nossas soluções podem integrar fluxo de trabalho da SAP, automação de processos robóticos (RPA) e serviços de inteligência artificial (IA).

Fale agora com um de nossos especialistas e saiba tudo o que a Engine pode fazer pela digitalização do seu negócio, transformando-o em uma empresa inteligente, pronta para os desafios da Indústria 4.0.

Veja também