• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    modelo de produção

    [Empresa Inteligente, industria]

    Transformando o modelo de produção da Indústria Química com tecnologias de ponta

    29 de Dezembro de 2023

    Uma visão geral sobre as tecnologias por trás de modelos de produção cada vez mais eficientes e sustentáveis no setor químico

    Já falamos muito sobre como os avanços tecnológicos impactam o negócio do ponto de vista de planejamento e estratégia, mas hoje vamos olhar para como a aplicação de tecnologias de ponta estão transformando também o chão de fábrica e os modelos de produção.

    A ideia do artigo de hoje é explorar cinco aspectos cruciais da transformação digital na indústria química, sendo eles: automação e controle digital (confira 7 ideias de automação), integração de sistemas em tempo real, simulação de processos, gestão de qualidade impulsionada por tecnologia, e o crescente papel de inovações como IoT e Machine Learning dentro das fábricas.

    Automação e controle digital no modelo de produção: a base da eficiência operacional

    A substituição de processos manuais por sistemas automatizados não apenas aumenta a eficiência, como também ajuda o negócio a evitar erros causados pela intervenção humana - veja como a indústria utiliza o SAP ECC e o SAP S/4HANA para mitigar esses erros. Cada vez mais, sensores inteligentes e conectados são utilizados com o objetivo de monitoramento em tempo real, o que transforma o nível operacional do negócio com a agilidade necessária para realizar ajustes rápidos e a manutenção e análise preditiva. O modelo de produção se torna, então, mais estável e eficiente.

    Ao implementar sistemas de automação, as empresas conseguem acelerar os processos e alcançar níveis mais altos de consistência e confiabilidade em sua produção. E quando falamos do modelo de produção aplicado em fábricas, a digitalização também cria um ambiente mais seguro para os trabalhadores, minimizando a exposição a situações de risco.

    Modelo de produção integrado: conectando cada etapa do processo

    A transformação do modelo de produção na indústria química requer uma abordagem integrada, conectando cada etapa do processo - de preferência, em tempo real, é claro. Isso porque um sistema integrado de produção permite uma visibilidade completa da cadeia de produção, desde a matéria-prima até o produto final. 

    Com a integração em tempo real, as empresas podem responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado, ajustando a produção conforme o necessário. E mais: a análise de dados em tempo real, como já falamos em textos anteriores, proporciona insights valiosos para otimizar a utilização de recursos e reduzir desperdícios, contribuindo para uma produção mais sustentável.

    Simulação de processos para otimizar o modelo de produção

    Antes de implementar mudanças significativas, as empresas podem simular virtualmente novos processos - o que é altamente recomendado pelos especialistas. Dessa forma, é possível atuar identificando possíveis gargalos, ajustando parâmetros e otimizando operações sem impactar a produção real. Neste processo, você pode contar com o suporte de um consultor especializado, como os do time Engine, para te ajudar a traçar uma visão 360 do negócio.

    O uso da simulação de processos é estratégico para reduzir os riscos associados a mudanças operacionais e acelerar o desenvolvimento de novos produtos, reduzindo o time to market significativamente. Ao simular diferentes formulações e condições de processo, as empresas podem acelerar o ciclo de inovação, trazendo produtos de alta qualidade para o mercado e aumentando o seu poder competitivo diante da concorrência.

    Gestão de Qualidade Impulsionada por Tecnologia

    O controle de qualidade na indústria química está entre as mais importantes e prioritárias áreas de investimento. Sem ela, é impossível colocar o nome do negócio na rua e obter a confiança necessária  e a satisfação do cliente. 

    Com a gestão de qualidade impulsionada por tecnologias como as soluções SAP, o monitoramento de qualidade, combinado com análises em tempo real, permite a detecção precoce de desvios nos padrões de qualidade e pode reduzir a zero as taxas de erro e retrabalho. A implementação de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) também é estratégico para o monitoramento constante de variáveis mudanças e regulamentações, garantindo o alinhamento e conformidade com os padrões de qualidade determinados pelos órgãos mais importantes. 

    Aqui, a automação dos processos como teste e inspeção refletem diretamente no aumento da precisão, e também libera recursos humanos - e financeiros - para tarefas mais estratégicas, que agreguem valor e ganhos reais em performance para o negócio.

     A IoT conecta dispositivos e sensores, coletando dados em tempo real e criando uma rede inteligente de operações. O Machine Learning, por sua vez, analisa esses dados, identificando padrões, prevendo falhas e otimizando processos. Criamos, assim, a estrutura perfeita para colocar as empresas em uma posição vantajosa mesmo em um mercado tão dinâmico e concorrido.

    Produção mais responsável, sustentável, inteligente, eficiente… são diversos os benefícios da transformação dos modelos de produção com tecnologias de ponta e os softwares de gestão modulares da SAP, desenvolvidos com funcionalidades específicas para atender às exigências dos diversos setores da indústria. Para aplicar essas inovações no seu negócio, entre em contato com nosso time e encontre o consultor especializado ideal para te acompanhar nesta jornada. Será um prazer atendê-lo.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄