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    [Liderança]

    Você sabe como assegurar o crescimento vertical e horizontal da sua empresa?

    20 de Dezembro de 2023

    O crescimento de uma empresa pode acontecer, muitas vezes, de forma acelerada e sem a estrutura adequada para suportar esse movimento de expansão. Isso é muito comum entre startups do mundo inteiro, que muitas vezes colocam grande parte dos recursos na aquisição de clientes e acaba por não suportar atender às necessidades do negócio expandido.

    Um exemplo recente disso é a crise que atingiu as startups de tecnologia do Brasil nos últimos anos. Dados coletados pelo Layoffs Brasil mostram que, só em fevereiro de 2022, 32 empresas de tecnologia sofreram ondas de layoffs, impactando mais de 3.000 colaboradores. 

    Mais do que nunca, entende-se que, para evitar cenários de demissão em massa e outros prejuízos, é importante não apenas mirar em no crescimento, e sim crescer de forma segura e saudável, ou seja, garantindo que estrutura, produção e operação consigam acompanhar o aumento da demanda sem sofrer nenhum prejuízo ou acúmulo excessivo de tarefas. Sem isso, a atração excessiva de novos clientes pode acabar custando caro.

    E você, sabe como assegurar o crescimento vertical e horizontal da sua empresa de forma sustentável e duradoura? Nas palavras do Head de Gerenciamento de Aplicativos da empresa beeline, cliente SAP, “o software SAP ajuda a empresa a inovar e simplificar processos para expandir a cobertura do mercado sem aumentar o número de funcionários da mesma proporção”. 

    No texto de hoje, reunimos algumas informações, tendências tecnológicas e dados importantes para te ajudar a entender o que levar em consideração na gestão do seu negócio a fim de medir e administrar o crescimento tanto vertical quanto horizontal.

    Como trabalhar o crescimento vertical?

    Mais do que atingir novos públicos e mercados, empresas que trabalham com estratégias de crescimento vertical estimulam o foco na retenção de clientes e têm como principal objetivo o aumento das vendas dentro do setor.

    A excelência na gestão da experiência do cliente e o acompanhamento de dados de comportamento em tempo real são práticas que estimulam a boa performance crescente dessas métricas. Você pode melhorar os resultados usufruindo, por exemplo, de soluções em ambientes SaaS, de Inteligência Artificial, além de aproveitar o sistema integrado para aumentar as vendas

    Essas são apenas duas possibilidades que reforçam o quanto a transformação digital é imprescindível para a melhorar a inteligência da coleta e administração de informações sobre vendas, base de clientes, cancelamentos, CAC, entre outros dados importantes para metrificar o sucesso do negócio. Com o processo devidamente automatizado e integrado, os colaboradores podem reservar uma fatia maior das suas horas de trabalho para o trabalho analítico e estratégico. 

    Esse trabalho busca entender a opinião dos clientes sobre a marca e seus serviços, o comportamento dos usuários e as possíveis mudanças em suas preferências e prioridades; qual a melhor técnica de copywriting para cada grupo da base e quais novos produtos são os mais aclamados por essa rede de clientes.

    São estudos necessários para estabelecer a melhor relação possível com o seu cliente, criando um cenário propício para escalar o seu produto ou serviço e aumentar o ticket médio da base. Mas se você ainda precisa construir essa base, saiba que as ferramentas SAP também podem melhorar a estratégia de vendas do seu negócio ainda na etapa de prospecção de clientes.

    Após a SAP, a beeline registrou que espera crescer até 70% em vendas. A implementação bem sucedida das soluções encontradas na SAP preparam o ambiente empresarial para que seja possível oferecer a gestão mais qualificada possível da experiência do cliente. 

    No fim, não dá para escapar dela: a inovação – o segredo do crescimento constante de uma empresa. Mas com o tempo sufocado pelas tarefas operacionais, os times correm o risco de não ter um tempo de qualidade para dedicar aos estudos sobre novos produtos e possibilidades que possam gerar valor. Implementando algumas das melhores soluções do mercado, como as desenvolvidas pela SAP, empresas encontram na tecnologia da integração de dados no ambiente da nuvem as respostas que faltavam para transformar o trabalho rotineiro da gestão do negócio e conferência de dados.

    Como trabalhar o crescimento horizontal?

    Diferente do crescimento vertical, focado em um único mercado, a estratégia horizontal visa a expansão da base de clientes a partir do acesso a novos mercados, setores ou até mesmo regiões do país, buscando se tornar cada vez mais presente na vida do consumidor para abocanhar uma fatia significativa do market share. Dentro do modelo SaaS, é possível encontrar todas as ferramentas necessárias para assegurar o crescimento horizontal.

    É preciso também capacitar o time para que sejam sempre feitas análises aprofundadas dos novos mercados e clientes. Para entender o sucesso da expansão horizontal, a coleta de dados é parte fundamental do processo, bem como a capacidade tecnológica de adaptar a jornada do cliente, os produtos e os serviços às especificidades de cada novo setor ou região. Decisões data-driven reduzem – e muito – as chances de os investimentos em uma nova unidade ou área de atuação serem frustrados. 

    Quer assegurar o crescimento vertical e horizontal da sua empresa com suporte das melhores tecnologias do mercado? Entre em contato com os consultores Engine e descubra quais ferramentas são as mais indicadas para o seu negócio.

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