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    [Liderança]

    Melhorando a jornada de compra com SAP Commerce Cloud

    20 de Dezembro de 2023

    A jornada de compra é a trajetória que o consumidor atravessa quando descobre e aprende mais sobre o seu produto ou serviço, reconhece os benefícios dele para si, passa a considerá-lo e, eventualmente, decide comprá-lo. Ou seja: é um dos momentos mais importantes da sua relação com o cliente.

    Para melhorar a jornada de compra, entregar mais valor ao cliente e agregar mais ao negócio, empresas de diferentes portes e lugares do mundo escolheram a integração entre o SAP S/4HANA e o SAP Commerce Cloud. Entre elas a Tessco, que para melhorar a experiência do cliente migrou o seu ecossistema On premise para nuvem, segundo relatório divulgado pela SAP (confira qual modelo garante o ROI mais alto). A operação ganhou mais eficiência, o desempenho do site melhorou (o que agregou mais confiabilidade à empresa, importante para a decisão de compra), e a experiência do cliente se tornou cada vez mais simples e intuitiva. 

    A Bosch também está entre os cases de sucesso SAP, e usufrui da solução para obter uma visão 360 dos clientes, importante para capacitar as equipes de atendimento. Além disso, a empresa mantém a operação totalmente integrada a partir do SAP Commerce Cloud. 

    Para o artigo de hoje, destacamos 3 dos maiores benefícios de adotar uma tecnologia como o SAP Commerce Cloud para aprimorar a jornada de compra e, assim, captar leads cada vez mais qualificados e, consequentemente, adquirir mais clientes. Confira:

    3 benefícios do SAP Commerce Cloud para a jornada de compra

    1. Experiência omnichannel

    É preciso sempre estar atento às constantes mudanças nas preferências dos consumidores. Mesmo com o avanço do e-commerce, há um número expressivo de consumidores que preferem comprar nas lojas físicas (49%) para poder ver e sentir os produtos, ou não ter que esperar o prazo de entrega, mas 34% relataram apenas experiências positivas nas compras virtuais, o que ressalta o valor de uma estratégia omnichannel. 

    São dados da pesquisa realizada em 2021 pela All iN e Social Miner, que ouviu 1.079 brasileiros, e foi divulgada no E-Commerce Brasil. O grupo de entrevistados cuja preferência é as compras online, considera as compras virtuais mais em conta (48%) e com mais ofertas e promoções (47%). 

    No SAP Commerce Cloud, as experiências omnichannel são ativadas via API e ampliam a qualidade da experiência do cliente. Ela foi a solução escolhida pela holding suíça DKSH para aumentar a resiliência digital do negócio e “escalar o B2C e B2B omnichannel em uma ferramenta pronta para uso, que digitaliza as operações e nos permite responder rapidamente às tendências em evolução”, disse o CIO Michael Hutab.

    2. Crescimento rentável com base em dados

    Um sistema integrado é o segredo para aumentar vendas e simplificar o armazenamento e a análise de dados. A SAP permite que informações de todos os setores da empresa estejam concentradas em uma só ferramenta, facilitando a análise de informações, o planejamento estratégico e a definição de ações cada vez mais objetivas para a personalizar a jornada de compra e aumentar os índices de satisfação do cliente.

    3. Novas oportunidades de receita

    O SAP Commerce Cloud é um produto digital de força industrial e alcance global, em definição da própria SAP. A solução coloca o digital como foco da estratégia, melhorando a capacidade de adaptação do negócio e, ainda, permitindo que os times passem a definir estratégias cada vez mais lucrativas em espaços cada vez menores de tempo.

    Após a implementação bem sucedida do SAP Commerce Cloud, a Tessco evoluiu em termos de personalização no e-commerce, facilitando tanto o trabalho da gestão quanto contribuindo para uma melhor jornada de compra. Agora, a jornada de compra da Tessco é fácil e tranquila. E mais: com essa solução, a personalização da jornada de cada segmento de clientes pode ser realizada em larga escala.

    A reconfiguração da jornada de compra trouxe resultados admiráveis para a Tessco: 3x mais agilidade na busca de produtos no site, 6x mais rapidez na adição e recomposição de produtos no site e 30% mais eficiência no checkout online, tornando-se um case de sucesso amplamente divulgado pela SAP.

    A Kodak também apostou na SAP, eleita líder por 8 vezes consecutivas como o Magic Quadrant for Digital Commerce (ou, no português, Quadrante Mágico do Comércio Digital) pela crítica especializada. O título é usado para reconhecer ferramentas que “garantem o posicionamento competitivo de provedores de tecnologia e o investimento inteligente de recursos”, segundo definição do Gartner. 

    Após a implementação de uma plataforma de e-commerce de alto nível como o Commerce Cloud, a Kodak se fortaleceu ainda mais e conseguiu, nas palavras do CEO Jim Continenza em depoimento para a SAP, “atender melhor às demandas dos clientes atuais, além de possibilitar a expansão para mercados totalmente novos”. 

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