[Liderança]
Transformando CAPEX em OPEX para promover o ROI
20 de Dezembro de 2023
Reduzir custos é o que todo líder almeja, mas como fazer isso sem comprometer o desenvolvimento e a capacidade de inovação do negócio? Também é o que todos os líderes se perguntam na hora de desenhar uma estratégia eficiente e objetiva de gerenciamento das despesas.
Durante o desenvolvimento da indústria 4.0, tecnologias e metodologias foram criadas para transformar o gerenciamento de custos em um processo mais inteligente e menos tortuoso. Hoje vamos falar sobre uma das principais práticas que, segundo especialistas do mercado, estimulam a maximização do negócio e o aumento do ROI, está a transformação do que era CAPEX em OPEX. Mas antes, vale lembrar exatamente o que significa cada termo:
Entende-se como Capital Expenditure, CAPEX ou Despesas de Capital todos os investimentos direcionados à máquinas, equipamentos e outros recursos para as instalações empresariais que capacitem a operação do negócio. Já o OPEX, ou Operational Expenditure, é o termo usado para definir os investimentos feitos na manutenção do negócio, direto na operação.
Por que transformar CAPEX em OPEX?
A análise de dados é fundamental para visualizar quais circunstâncias tornam os investimentos em CAPEX mais estratégicos, e quais tornam os investimentos em OPEX mais vantajosos. Contabilizando OPEX com eficiência, torna-se muito mais tangível a redução de custos simultânea ao aumento de produtividade.
Com mais inteligência em OPEX, é possível operar sem sofrer redução de ativos, e, ainda, aumentar a flexibilidade de custo e evitar a necessidade de novos financiamentos, ou de grandes investimentos frequentes em novas infraestruturas. Uma vez feitos investimentos estratégicos de CAPEX, com garantia de uma infraestrutura completa e software moderno para operação do negócio, os investimentos em OPEX podem ser mais estratégicos para o crescimento do negócio.
A terceirização de serviços ante o investimento em novas máquinas é um exemplo de estratégia que torna desnecessária a compra de novas máquinas ou serviços, já que promove o acesso às melhores tecnologias viabilizadas por terceiros com a cíclica renovação garantida via contrato. Outro exemplo de investimento inteligente em OPEX é a adoção da nuvem híbrida, já feita em 60% das empresas do mundo inteiro. Com ela, o ROI sofre impactos positivos e, do ponto de vista tático, viabiliza-se o direcionamento inteligente dos custos do setor de TI, já que o híbrido expande a capacidade de computação da nuvem sem que sejam necessários investimentos maiores nas despesas do data center, segundo a Google.
Empresas que já investiram na transição de CAPEX para OPEX, encontraram no SAP S/4HANA e no Rise with SAP as tecnologias necessárias para a digitalização adequada do negócio e substituição dos custos de tecnologia por investimentos em inovações que aumentam o grau competitivo do negócio.
Como a SAP atua na promoção do ROI via OPEX
Desenvolvido com tecnologia SAP, o Engine Business as a Service é uma solução planejada dentro de um modelo econômico/financeiro flexível que permite transformar CAPEX em OPEX, certificando que as despesas tenham retorno garantido nas demonstrações de resultados. Sem a necessidade constante de novos e modernos maquinários, as verbas podem ser destinadas à contratação de pessoas mais estratégicas, ao desenvolvimento de novos negócios, a viagens e outros tipos de investimentos mais voltados para o dia a dia.
O SAP Business One também colabora para a melhor gestão de custos operacionais, conectando os setores da empresa, eliminando custos de manutenção de documentos e, ao mesmo tempo, ampliando a segurança das informações neles retidas; permitindo acesso rápido e remoto aos principais dados do negócio e estimulando a tomada segura de decisões dentro da operação. Com um sistema integrado, é possível economizar significativamente nos custos operacionais e administrativos para promoção do ROI.
Além de melhorar a experiência do colaborador, o software também aprimora a relação entre serviço e consumidor, já que facilita o oferecimento da análise de dados para o desenvolvimento de campanhas e permite também o oferecimento de experiências cada vez mais personalizadas para os clientes, tendência marcante na indústria 5.0.
Se o seu negócio ainda se encontra em defasagem tecnológica e analítica, antes de focar em OPEX, o primeiro passo é investir na transformação digital, que pode exigir certos investimentos em CAPEX para capacitar o funcionamento mais saudável da operação. Com a transformação do negócio concluída, cria-se o cenário ideal para voltar os olhos para OPEX e, a partir daí, promover o aumento sustentável do ROI. Em todas as etapas desse processo, é recomendada a assessoria de um consultor especializado como os da Engine, que diariamente transformam a vida de empreendedores através da SAP.
Para saber exatamente por onde o seu negócio precisa começar para conquistar a almejada promoção do Retorno por Investimento (ROI), entre agora mesmo em contato com a Engine. Nosso papel é analisar o seu negócio da maneira mais granular possível para entender em qual processo da transformação ele se encontra, e quais são as soluções desenvolvidas pela SAP mais indicadas para a melhora nos resultados.