[Liderança]
PaaS/IaaS e a gestão de recursos da Indústria Farmacêutica
22 de Outubro de 2024
Veja como clientes Engine e SAP têm otimizado a gestão de recursos com PaaS/IaaS
O setor farmacêutico está no pódio entre os mais competitivos do mundo, além de contar com operações que, naturalmente, têm alto custo – para se ter uma ideia, o processo de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos pode custar milhões e obter eficácia em apenas 10% dos casos, indica a Reuters. Por isso, empresas do segmento têm buscado alternativas para manter o caráter competitivo e, ainda, cortar custos. Nesse cenário, PaaS/IaaS (Plataforma como Serviço e Infraestrutura como Serviço, respectivamente), ou seja, tecnologias de Cloud Computing (saiba mais sobre SAP na nuvem), surgem como alternativas.
PaaS/IaaS e até mesmo SaaS (Software como Serviço) são áreas de investimento importantes para manter o negócio atualizado diante de um mercado cada vez mais moderno, digitalizado, e que vive em constante transformação. Ao analisar minuciosamente o mercado atual, especialistas do International Data Corporation (IDC) publicaram um estudo que indica a importância do investimento em tecnologia para beneficiar os negócios com novos serviços e soluções tecnológicos, e adotar práticas baseadas em Cloud. Vamos entender como isso se aplica à gestão de recursos dentro da farmacêutica:
PaaS/IaaS e os desafios da gestão de recursos farmacêuticos
O uso de soluções PaaS/IaaS, ou seja, soluções como serviço, nota-se, após o investimento inicial, o aumento da capacidade de otimizar a distribuição de custos e recursos financeiros.
No setor farmacêutico, são altíssimos os custos de sustento da operação, desde a pesquisa e desenvolvimento até a efetiva produção dos remédios, passando pela gestão logística de milhares de pontos de venda e, ainda, ações de marketing bem distribuídas. Como a inovação em produtos, serviços e medicamentos farmacêuticos exige diversos ensaios clínicos e testes e, por isso, naturalmente encarece e demanda um longo time to market, a Indústria precisa estar sempre atenta às principais oportunidades de melhoria na gestão dos recursos.
Entre os principais benefícios do investimento em PaaS/IaaS, temos redução imediata de custos, incluindo queda nas despesas operacionais e aplicação da análise preditiva. Essas mudanças criam um cenário confortável para o desenvolvimento da estratégia e a atuação direta na solução de problemas complexos, que custam caro para a operação, como erros administrativos, duplicidade de dados e riscos comerciais. Além do mais, as soluções têm um custo relativamente menor se comparado a outras ferramentas de gestão, já que os usuários podem pagar apenas por aquilo que consomem.
Como implantar uma infraestrutura PaaS/IaaS na gestão de recursos farmacêuticos
Para realizar a efetiva modernização da gestão de recursos farmacêuticos com qualquer software ou plataforma de serviço, seja PaaS, IaaS ou SaaS, a parceria de um especialista é importante para a sustentabilidade do processo de transformação digital. Mais do que simplesmente escolher um modelo e efetuar uma compra, o uso de soluções XaaS (as a service, como serviço, em português) corrobora em uma mudança de mentalidade em toda a corporação, que deve absorver a inteligência de dados em suas tarefas mais rotineiras.
O apoio de um SAP Partner qualificado garante que seja feito uso do potencial máximo de cada solução, além de, através do treinamento de empresas e acompanhamento da transição e de todo o pós-implantação, levar aos colaboradores o valor da cultura de dados e a importância de zelar rigorosamente pela segurança, privacidade e integridade dos dados armazenados na nuvem.
O processo, que pode soar apenas como a implantação de um novo software, exige também uma análise minuciosa e 360 do negócio, para entender como remanejar a gestão de recursos farmacêuticos. E você não precisa passar por isso sozinho. Ao entrar em contato com a Engine, você encontrará um consultor especializado e com a experiência necessária para acompanhá-lo antes, durante e depois da transformação da gestão de recursos e outros processos.
IaaS é um modelo de Cloud Computing que, em 2010, tornou-se carro chefe entre as tecnologias utilizadas para transformar a gestão de recursos de níveis mais baixos na cloud, e podem ser conectados a data centers físicos sem exigir infraestrutura própria do cliente, oferecendo a infraestrutura necessária para a ciência de dados. O usuário fica isento do investimento em servidores físicos e uma estrutura de data center.
Com custo baixo de implantação e serviço completo e amplamente variado, o PaaS é um modelo de Cloud Computing que hospeda diversos tipos e fontes de dados em um provedor. É mais flexível em relação à IaaS e pode ser rapidamente escalado sem demandar altos custos.
Nas palavras dos especialistas da IBM, “a IaaS elimina o quesito física de computação, rede, armazenamento e tecnologia necessários para virtualizar esses recursos. A PaaS vai um passo além e elimina o gerenciamento do sistema operacional, middleware e tempo de execução”.
Entre em contato com a Engine e saiba mais e saiba como transformar o seu negócio através de soluções PaaS/IaaS ou SaaS. Esperamos você!