• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Quais os principais índices de desempenho financeiro de uma empresa?

    20 de Dezembro de 2023

    Não é segredo que, para crescer com segurança e estabilidade, uma empresa precisa garantir, principalmente, ótimos índices de desempenho financeiro. E se antes da pandemia o seu negócio não tinha total controle dessas métricas, depois dela, tornou-se questão de sobrevivência no mercado – mais de 500 mil empresas empregadoras foram fechadas no Brasil só no primeiro ano de Covid-19, afirma análise da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas, divulgada na Agência Brasil. 

    Das empresas paralisadas, 39,4% fecharam permanentemente. Desse total, 99,2% eram empreendimentos de pequeno porte e o setor de Serviços, como podemos imaginar, foi o mais afetado. Mas como estar preparado para enfrentar adversidades dessa proporção? Implementando novas tecnologias e soluções modernas, como as desenvolvidas pela SAP, torna-se possível atuar com análises preditivas e garantir a segurança da saudabilidade financeira do negócio. Por exemplo, mesmo antes dos grandes impactos da pandemia, estudos notaram que apenas 10% das médias empresas tinham a eficiência necessária para trabalhar com planejamento de longo prazo. 

    Para mudar esse cenário e obter total controle das finanças do seu negócio, você não pode deixar de acompanhar os índices de desempenho financeiro abaixo:

    ROI

    Busque sempre o ROI mais alto para o seu negócio, e utilize as tecnologias disponíveis no mercado a seu favor neste processo como On premise ou Cloud – confira qual dos dois garante os melhores resultados para este índice de desempenho financeiro.

    ROE

    Útil para comparar o crescimento e desempenho do negócio diante de outros do mesmo setor, o ROE (Return on Equity) é um dos indicadores de desempenho financeiro mais importantes e resulta da divisão entre lucro líquido e patrimônio líquido x 100.

    Margem líquida

    Na hora de olhar para a receita, sempre calcule a margem de lucro líquido do seu empreendimento em relação à receita total a partir da divisão entre lucro líquido e receita total x 100.

    Ticket médio

    Para entender a assertividade e qualidade das estratégias do seu time de marketing e vendas, pergunte: qual é o valor monetário médio que os clientes depositam no seu negócio? 

    EBTIDA ou LAJIDA

    A margem EBTIDA é uma das mais importantes para o setor financeiro. A sigla, que em inglês significa “Earnings Before Interest Rates, Taxes, Depreciation and Amortization” (em tradução livre, Lucro Antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização, gerando a sigla LAJIDA) aponta a eficiência e capacidade operacional do negócio. 

    É importante saber que, posicionar o seu negócio no mercado como um agente mais tecnológico e inteligente, é uma tarefa que começa pela mudança de mentalidade, colocando a transformação como objetivo central de cada funcionário e atividade. O primeiro passo é estabelecer a importância do alinhamento entre a estratégia e o planejamento com os principais objetivos do negócio. Depois, deve-se pensar na modernização do negócio a partir da implementação de tecnologias que possam facilitar o desenvolvimento estratégico da empresa. 

    Acompanhar esses e outros índices de desempenho se torna muito mais simples após a implementação de tecnologias como o modelo ERP, um grande aliado do crescimento saudável e eficiente das empresas. Também desenvolvido pela SAP, o Analytics Cloud é um software que capacita a tomada segura de decisões, com base em dados. Ela facilita a produção de relatórios financeiros, impulsiona análises preditivas e, ainda, permite a redução de custos em TI, como já abordamos anteriormente aqui no blog.

    O software EPM é outro que está entre as melhores soluções da SAP para facilitar o acompanhamento dos índices de desempenho do negócio, viabilizando a gestão financeira, de orçamentos e de previsão. Após a implementação, todos os processos financeiros tornam-se mais modernos e automáticos, estimulando o trabalho estratégico nos colaboradores e evitando erros humanos em um processo tão delicado e minucioso. O EPM pode ser aplicado ao setor de seguros, varejo e produção. 

    Com a SAP, os impactos na eficiência do negócio são inspiradores. A Asian Paints Limited conseguiu unificar todos os processos e datas da empresa em uma ferramenta, obtendo um processo de análise financeira de 10 a 20% mais rápido.

    Outro case de sucesso é do Mercado Livre, que após a SAP, conseguiu automatizar 85% dos processos de tesouraria e fluxo de caixa e ainda conseguiu concluir em apenas 4 meses o projeto de centralização financeira.

    Quer obter os melhores resultados para o seu negócio e, ainda, acompanhá-los de maneira prática e simplificada? Então você precisa conhecer as tecnologias desenvolvidas pela SAP, posicionadas entre as melhores do mercado.

    Entre em contato com os especialistas Engine, parceira SAP há mais de 10 anos, e receba uma análise granular das necessidades mais urgentes do seu negócio com recomendação das principais soluções SAP para atendê-las. Esperamos o seu contato, será um prazer oferecer o suporte necessário e acompanhar de perto a evolução do seu negócio em toda a jornada de transformação.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄