+55 11 3939-0480

atendimento@enginebr.com.br

CFO+CIO: Parceria para Reduzir o TCO e Maximizar o Negócio

CFO-CIO-Parceria-para-Reduzir-o-TCO-e-Maximizar-o-Negocio

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O momento de decidir por novos investimentos em TI é marcado por uma série de análises e  projeções sobre as formas mais indicadas de maximizar o negócio, com a opção pelo modelo mais  adequado à realidade da empresa. Os desafios para ser assertivo nesta escolha, sobretudo para o  CFO, não são simples e demandam, além do conhecimento sobre as reais necessidades da empresa,  contando com o devido suporte do CIO, o melhor planejamento visando a sustentabilidade da  organização no longo prazo, sempre em busca da redução do Custo Total de Propriedade para melhor  previsibilidade financeira nos gastos com tecnologia. Em um mercado que projeta um crescimento de  17,6% em 2022, alcançando um valor global de US$ 1.8 trilhões em investimentos em Transformação  Digital segundo a IDC, estar conectado às melhores ofertas para acelerar a jornada é essencial para  entregar ao negócio as melhores práticas da indústria, garantindo a competitividade da empresa. 

A Importância do TCO para a Sustentabilidade da Empresa 

O cálculo do TCO – Total Cost of Ownership é uma métrica financeira de todos os custos diretos e  indiretos associados à compra de um bem, considerando todo o seu ciclo de vida. O conceito de TCO é  primordial para identificar se um investimento vai se efetivar e gerar ganhos sustentáveis, sendo essencial  no planejamento dos investimentos em TI por possibilitar a inclusão da avaliação dos gastos ocultos  na aquisição de novas soluções tecnológicas que terão impacto significativo tanto no desempenho  dos negócios como no retorno esperado dos investimentos. 

Assim, torna-se fundamental a integração do CFO com o líder de TI para a colaboração em iniciativas  de redução de custos e otimização dos investimentos. Nesse cenário, todo orçamento relacionado a  tecnologia passa a abranger, além da perspectiva de ganhos de eficiência operacional, também a de  geração de valor em toda operação. Integrar os interesses da gestão financeira à tecnologia possibilita  priorizar continuamente a promoção de um ambiente de responsabilidade compartilhada da  mensuração e controle dos custos. O TCO é uma métrica significativa precisamente por conta da visão  mais ampla e com a perspectiva de futuro que contribui na decisão dos investimentos em TI. 

Maximizar os Investimentos e o Negócio 

Dentre as mais indicadas formas de controlar os gastos com tecnologia, algumas se destacam pela  maior eficácia. Com margens que podem atingir até 25% de redução no longo prazo, segundo a  Gartner, a adoção de serviços compartilhados entre as unidades de negócio é um passo importante  nesse processo. Além dele, a migração para a nuvem possui grande potencial de economia, desde que feito  conforme as necessidades da empresa e dentro de uma política de governança bem estabelecida. Para ter  mais agilidade, flexibilidade e escalabilidade, gerando maior eficiência na execução de processos, a escolha  pela solução cloud deve contar com um parceiro consultivo capaz de entender o contexto do negócio  da organização, além de oferecer toda a sustentação exigida nesta importante etapa da jornada. 

Saber indicar entre uma solução de nuvem pública, privada ou híbrida é um aspecto importante a se  esperar do parceiro de tecnologia. A possibilidade de uma implantação que conte com o conceito SAP Any Premise garante maior versatilidade à organização, podendo inclusive configurar um ambiente  multicloud para maximizar o desempenho e obter maior poder de negociação para conseguir os custos  mais competitivos. 

Dessa forma, adotando uma solução de nuvem robusta, a empresa passará a operar com maior 

confiabilidade em um sistema que alia segurança com proteção e disponibilidade: enorme facilidade  de acesso – a qualquer hora, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo – ambiente sempre  atualizado e funcional, além da tranquilidade de contar com backups redundantes e remotos. 

A todas as vantagens tecnológicas de uma operação baseada na nuvem, soma-se o diferencial  financeiro, tão importante em um cenário desafiador. Por permitir pagar apenas pelo que se é usado,  a adoção de uma solução cloud-based dispensa grandes despesas iniciais com hardware e instalações.  Com um modelo de solução como serviço, a empresa também reduz o tempo e gastos de manutenção  e atualização de sistemas, podendo se concentrar nas suas atividades principais. Reduzindo o TCO  e operando com os melhores custos operacionais, a organização acumula ganhos com software,  plataforma e infraestrutura baseada na nuvem. 

Vantagens do Modelo as-a-service Abrangente 

A transformação a partir de um modelo abrangente, que englobe todas as áreas que a empresa opera,  é a forma mais indicada para uma real evolução do negócio. Ao optar por uma solução que entregue  as melhores práticas da indústria em formato de serviço, a organização ganha em flexibilidade  e agilidade de implantação para acelerar a adoção das ferramentas que vão permitir alcançar a  condição de empresa inteligente. 

A facilidade de migração é um diferencial a ser perseguido na hora de definir pelo parceiro  tecnológico. O objetivo deve ser ter a tranquilidade de uma adoção flexível e modular, com soluções  padrão e uma camada de dados consistente, com códigos personalizados para maior governança e a  confiabilidade de uma única fonte de verdade na execução. 

Além de encurtar o caminho para a digitalização do negócio, a solução as-a-service garante um melhor  planejamento financeiro, com modelo flexível, ao transformar as despesas de capital – CAPEX, em  despesas operacionais – OPEX, adaptando-se a cada realidade. A empresa também passa a contar  com um suporte constante para garantir a melhor operação dos processos, facilitando a máxima  rentabilidade dos investimentos ao alcançar os resultados que vão permitir o crescimento do negócio.  Assim, ao contar com um parceiro que atue em todo o ciclo de vida da solução, esse acompanhamento  permite uma análise permanente das práticas implementadas e sua comparação com os padrões da  indústria, podendo, inclusive, receber recomendações personalizadas para ajustes na adoção de novos  processos, automatização e padronização. 

Outra vantagem de optar por um parceiro que enxergue a transformação de forma holística está na  possibilidade de obter também serviços terceirizados de negócios nas modalidades fiscal e contábil.  Com uma solução integrada de BPO, a empresa terá maior garantia de operar sua gestão fiscal e  contábil de maneira profissional, capacitada e altamente especializada em uma área sensível que, se  não for bem conduzida, pode causar prejuízos ao negócio. 

A Engine é pioneira na implantação de soluções SAP as-a-service e oferece, através do modelo eBass,  o caminho mais curto para a transformação do negócio. Entre em contato com um de nossos  consultores para conhecer mais como coordenar integralmente os recursos tecnológicos da sua  empresa.

Veja também