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    [Liderança]

    Tipos de KPIs de Recursos Humanos para acompanhar com SAP

    20 de Dezembro de 2023

    Você se lembra da última vez que colaborou com uma pesquisa de clima organizacional? Bem, ela é apenas uma das ferramentas que viabilizam a análise de dados importantes na gestão de Recursos Humanos. Mas, com as tecnologias corretas, a capacidade analítica dos times de RH é expandida, habilitando o time a propor ações efetivas para um ambiente de trabalho harmônico e sinérgico entre os colaboradores. 

    A falta de investimento na qualidade de vida dos funcionários pode gerar custos que, ainda que invisíveis na superfície, afetam diretamente a receita e o caráter competitivo do negócio. Em um estudo realizado pelo instituto Medallia com 600 gestores de RH entre março e julho de 2021, nomeado como Employee Experience Excellence: Key Practices that Differentiate Leaders from Laggards (Excelência na Experiência do Funcionário: Principais Práticas que Diferenciam Líderes de Preguiçoso), os resultados indicam que as empresas focadas em proporcionar a melhor experiência profissional para os funcionários têm 12x mais chances de crescer. 

    Quais os principais tipos de KPIs de RH?

    Com a boa estruturação dos dados de todos os funcionários, torna-se possível acompanhar de perto o desenvolvimento de cada profissional de maneira individual e, ao mesmo tempo, estudar a experiência dos colaboradores como um todo, bem como identificar os principais pontos fortes e pontos fracos da empresa. 

    Os KPIs são indicadores de desempenho, ou seja, são os objetivos que devemos perseguir para nortear e garantir a evolução constante na gestão de capital humano e responsabilidade corporativa. Diferente das métricas, que orientam a movimentação e o desenvolvimento geral de uma empresa, os KPIs são índices analisados a partir das métricas e de ações específicas. Entre eles, temos:

    1. Turnover

    Analisando os índices de turnover, é possível compreender  qual a porcentagem de funcionários que deixa o cargo por questões gerais, contabilizando as demissões mensais; quantos desligamentos acontecem em relação ao número de contratações e efetivações e, por fim, mas não menos importante, quantas demissões ocorrem antes de os colaboradores concluírem 6 meses de trabalho. 

    Se este índice for alto, o impacto na imagem da empresa é bastante negativo, e pode prejudicar a capacidade da empresa de efetuar novos recrutamentos de maneira bem sucedida e ágil.

    2. Absenteísmo


    Como o próprio nome sugere, o acompanhamento dos níveis de absenteísmo serve para medir a taxa de ausência dos colaboradores, de maneira geral e individual, e compreender quantos % das faltas são justificadas e quantas não são. 

    3. Tempo de contratação

    Quanto tempo, em média, a sua empresa leva para realizar uma contratação, contando a partir do dia em que a vaga é divulgada? Qual das etapas da seleção é a que mais demora para ser concluída? Tudo isso diz respeito ao tempo de contratação, e a análise desse indicador permite a compreensão da agilidade do time de recrutamento e a identificação dos pontos que podem tornar o processo mais lento e burocrático.

    4. Benefícios

    De acordo com os benefícios oferecidos, entenda o quão atraente é trabalhar na sua empresa em comparação às outras organizações do mercado. Este é um indicador importante para entender o nível de motivação dos funcionários e também o nível competitivo das vagas em relação às de outras empresas.

    5. NPS

    O índice NPS (ou Net Promoter Score) pode ser utilizado também por áreas como marketing e comercial, pois estimula o contato direto com a opinião dos clientes a respeito dos produtos oferecidos ou serviços prestados. Lembre-se: o nível de satisfação dos clientes impacta diretamente a receita e o desempenho do negócio. Inclua a análise do NPS na rotina do time como tarefa constante e minuciosa.

    6. Satisfação do colaborador

    Tão importante quanto a satisfação do cliente é o nível de aprovação de cada colaborador, e a análise desse fator permite que o RH proponha novas ações, benefícios e realize movimentos cada vez mais objetivos a fim de proporcionar a melhor experiência de trabalho para os aos profissionais. Esse KPI também está ligado aos índices mencionados nos itens 1, 4 e 10.

    7. Retenção de talentos

    Este indicador auxilia na análise do indicador 1 e representa características como estabilidade e a média de tempo para a efetivação dentro de uma empresa. A retenção de talentos está associada a fatores que colaboram com a satisfação do profissional, como benefícios, salário e ambiente de trabalho.

    8. Acidentes de trabalho

    Em média, quantos colaboradores e oportunidades o seu negócio perde anualmente devido a acidentes de trabalho? Acompanhar este KPIs é de suma importância para aprimorar a experiência dos profissionais, garantir a segurança e identificar as principais causas desses acidentes.

    9. Horas trabalhadas x horas de trabalho

    Será que os seus colaboradores estão fazendo muitas horas extras? Identifique essa característica da rotina de trabalho a partir do acompanhamento desse tipo de KPI, facilitado pela gestão unificada do ponto de cada colaborador. Assim, é possível entender também os níveis de absenteísmo (item 2) e produtividade (próximo item).

    10. Produtividade e desempenho

    Para estruturar as suas tomadas de decisões em termos de contratações, promoções e desligamentos, é importante implementar a análise constante dos níveis de produtividade e desempenho dos colaboradores, de maneira isolada, e também dos times, em conjunto. Dessa forma, fica mais fácil identificar o rendimento e eficiência dos profissionais diante dos recursos disponibilizados pelo negócio.

    O acompanhamento e planejamento da força de trabalho fortalece a relação entre os colaboradores e aprofunda também a relação dos profissionais com o objetivo do negócio. Com a implementação bem sucedida de soluções SAP como Success Factors e SAP Analytics Cloud, o time de Recursos Humanos potencializa a capacidade estratégica e analítica,  garante contratações mais bem sucedidas, atua com mais eficiência no controle da imagem da empresa e, ainda, identifica onde atuar para acelerar os níveis de inclusão do negócio.

    Transforme o seu RH em um time estratégico e inteligente com os softwares SAP. Para saber como, é só entrar em contato com os nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo!

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