[Liderança]
Conheça 3 tecnologias do futuro para a Indústria Farmacêutica
22 de Outubro de 2024
Acompanhando o movimento de transição das indústrias 4.0 e indústrias 5.0,o setor Farmacêutico, apesar de ainda ser bastante tradicional, também está se tornando cada vez mais moderno, fazendo uso dos principais benefícios da tecnologia para evoluir os níveis de mais eficiência e segurança de um setor tão rígido e regulado.
Dificuldades na produção, duplicidade de informações, muitas franquias (e, por isso, muitos sistemas) e altos custos na gestão das áreas eram características de empresas do setor, que passaram a buscar formas de simplificar os sistemas e, ainda, aprender a inovar para impulsionar o caráter competitivo do negócio. Por isso, é importante entender de que maneira inovações como a Inteligência Artificial, a automação de processos robóticos e soluções como o SAP/S4HANA podem atuar como tecnologias do futuro para a evolução do segmento.
Na teoria, parece tudo bastante claro, mas por onde começar a transformação de negócio na prática dentro da Indústria Farmacêutica? Entre as principais tecnologias do futuro para o setor, temos softwares de digitalização de processos, a biotecnologia e a inteligência artificial. Entenda como cada uma delas pode acelerar as farmacêuticas:
1. Digitalização de processos
Os softwares desenvolvidos pela SAP são referência no mercado e garantem, além da digitalização de processos, a automação de processos anteriormente manuais e repetitivos, a melhor gestão seja do estoque, das atividades comerciais ou da área de produção.
Já muito utilizado pela indústria, o SAP S/4HANA é um software que pode garantir o fim da duplicação de dados, o aumento na produtividade tanto em termos de gestão interna quanto em termos de atendimento ao cliente, acesso a informações em tempo real etc.
Um exemplo de sucesso é o da maior distribuidora farmacêutica da América do Norte, a McKesson, que apostou em soluções SAP para começar a trabalhar com análise de dados em tempo real. Com a implementação concluída, os números são admiráveis: 30% de melhora no desempenho e redução da carga de dados em 10%. Já a Aji Bio-Pharma, que atua com sede na Califórnia, EUA, conseguiu acelerar o fluxo de compras a pagar e implementar o atendimento com eficiência.
No Brasil, os números registrados pelo laboratório Aché após a transformação via SAP, divulgados pela empresa no SAP Forum Brasil, e também são dos melhores: aumento de 75% na velocidade da liberação de notas fiscais (de 30 para 1 minuto) e 42% de aumento na agilidade do recebimento de novas mercadorias e insumos.
2. Biotecnologia
Segundo site da Universidade Federal do Paraná, a Farmacobiotecnologia consiste na “utilização de organismos vivos (microorganismos, culturas de células/tecidos vegetais e animais) para a produção de substâncias (alimentos, medicamentos e produtos químicos) úteis para a humanidade, gerando produtos comercializáveis”.
Ou seja: responsável pelo aprimoramento do desenvolvimento de medicamentos, a Biotecnologia entra na Indústria Farmacêutica com a missão de apoiar a criação de medicamentos com cada vez mais eficiência e menos efeitos colaterais. Além disso, a biotecnologia também estimula o caráter sustentável da Indústria Farmacêutica, fazendo com que o setor comece a incorporar o ESG em suas práticas.
3. Big Data e Inteligência Artificial
O futuro, sem dúvida, é movido por dados. Segundo análise dos especialistas em SAP, “hoje as marcas farmacêuticas estão investindo cada vez mais na implantação de ferramentas analíticas digitais e orientadas por IA para aumentar a transparência em áreas-chave, como desenvolvimento de medicamentos e marketing”.
Como a Inteligência Artificial aumenta diretamente a produtividade de pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos e a transparência da Indústria Farmacêutica, ela foi primordial para o avanço do setor diante dos impactos gerados pela Covid-19. Mas, além disso, a tecnologia facilita a comunicação entre os sistemas de diferentes redes e franquias, simplifica a gestão dos dados de parceiros e clientes e permite a incorporação de análises preditivas. Com isso, a comunicação entre diferentes sistemas se torna mais simples e, com bom uso de Big Data e IA, potencializa-se muito a garantia de qualidade.
Implementando o SAP/S4HANA Cloud, as empresas podem trabalhar com a inteligência artificial para administrar os dados em nuvem ou on premise, utilizando o Rise with SAP para facilitar essa transição e trabalhando para transformar CAPEX em OPEX. E para garantir uma implementação rápida e bem sucedida das tecnologias SAP, você pode contar com os especialistas da Engine, empresa parceira Gold SAP que há mais de 10 anos transforma e moderniza empresas.
E você, já conhecia o potencial de todas as tecnologias mencionadas no artigo de hoje? Se gostou, ficou interessado e deseja saber como as tecnologias do futuro podem atuar na sua empresa, entre em contato com nossos consultores através deste link. Nosso papel é estudar a sua operação por meio de uma análise bastante aprofundada para, assim, entender quais as inovações mais indicadas e como extrair o melhor delas para transformar o seu negócio. Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo nessa jornada!