• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Logística de suprimentos: 3 dicas para gerenciar a área com eficiência e sustentabilidade

    20 de Dezembro de 2023

    Resiliência, eficiência e sustentabilidade são características que dominaram as discussões e estratégias de empresas dos mais diversos portes e setores nos últimos anos. Você, seja como consumidor final ou como fornecedor de serviços ou produtos, com certeza notou que essa foi um dos principais efeitos da pandemia do coronavírus para o mercado, inclusive do ponto de vista da logística de suprimentos.

    Depois do período de isolamento social, a vulnerabilidade da logística de suprimentos as empresas se tornou uma ferida exposta para muitos players do mercado, colocando-as à prova com a necessidade de adaptar-se rapidamente aos tempos de pandemia. Nesse mesmo período, ainda, mais da metade das pessoas (60%) declarou ter dobrado a atenção sobre o impacto que o próprio desperdício tem na sustentabilidade do planeta e, com isso, essa mesma parcela de pessoas se tornou mais consciente sobre a origem dos produtos que decidem consumidor e o impacto de cada um deles na sociedade e no meio ambiente. 

    O dado, muito importante para quem busca saber quais as melhores formas de se posicionar como negócio nos dias de hoje, é de uma pesquisa realizada pela Open Text com consumidores de países como Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Canadá, Singapura, Austrália, Japão e Brasil, que aponta para uma tendência mundial de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes.

    Essa mudança faz com que a gestão da logística de suprimentos, bem como outras frentes do negócio, se tornem muito mais alvo do interesse e conhecimento do consumidor final. Do ponto de vista deste consumidor, altamente informado e engajado, é muito importante para a tomada de decisão de compra que os processos de abastecimento e logística sejam éticos e transparentes. E mais: 81% dos consumidores entrevistados pelo estudo afirmam que a ética na etapa de produção também é um fator decisivo, e precisa ser comunicado ao público pelas empresas.  

    O olhar do consumidor final, que antes interagia apenas com a ponta do produto (a propaganda e a hora da compra), agora está intensamente voltado para toda a logística de suprimentos. Nesse cenário, se destacam as empresas com supply chain digital, ou seja, com a área já operando de forma digitalizada e inteligente – sendo o serviço de nuvem a realidade de pelo menos 40% das empresas, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet, ainda antes da pandemia. Nas palavras dos especialistas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), “supply chain digital é uma rede interconectada na qual a informação flui entre os elos da cadeia de modo a proporcionar visibilidade, integração, resiliência e sustentabilidade”. 

    A transformação digital é um termo muito utilizado por nós que, quando posto dentro do contexto da logística de suprimentos, envolve muito mais do que uma única etapa processual. Aqui, a transformação se dá em diversos núcleos, que envolvem diferentes profissionais e etapas do processo logístico. Por exemplo: para a eficiência da cadeia de suprimentos, é preciso zelar por um bom planejamento, gestão do ciclo de vida do produto, gestão de execução da produção e gestão dos ativos da empresa. Agora, sabendo disso, você deve estar se perguntando: por onde eu devo começar para transformar a gestão da logística de suprimentos da minha empresa em eficiente e sustentável?

    3 dicas para transformar o setor

    1. Modernize as suas ferramentas


    Na experiência dos especialistas da SAP, eles puderem constatar que, apesar de a gestão da logística de suprimentos estar no centro da economia global, ainda existem empresas que operam com máquinas defasadas e antigas, ignorando novas e eficientes práticas de SCM (Supply Chain Management).

    Você pode transformar o nível operacional do seu negócio com a tecnologia. Nas soluções desenvolvidas pela SAP, parceira da Engine na transformação das empresas há mais de 10 anos, é possível aumentar a produtividade e reduzir custos com a automatização de processos antes manuais e inevitavelmente burocráticos.

    2. Não deixe o cuidado com o meio ambiente para depois

    Ferramentas mais modernas permitem não só o sucesso da logística de suprimentos, como também a visualização e acompanhamento direto de toda entrada e saída dentro da cadeia de suprimentos. Provando que a transformação digital pode favorecer as iniciativas de ESG, utilizando a SAP fica mais fácil gerar conexão com fornecedores e acompanhar a pegada ambiental do negócio.

    3. Use os dados a seu favor

    Com o acompanhamento em tempo real de dados tanto da operação quanto de feedbacks sobre a experiência do cliente, a logística de suprimentos se torna muito mais inteligente e preparada para se adaptar a mudanças e tendências repentinas que podem vir a impactar a eficiência do negócio. Porém, o estímulo a novos insights só é possível com a implementação de um software moderno e seguro de Supply Chain Management.

    Quer transformar a logística de suprimentos do seu negócio com um sistema bem coordenado e responsivo? Entre em contato agora mesmo com os especialistas Engine e saiba qual software de SCM melhor atende às expectativas e necessidades da sua empresa. Será um prazer acompanhá-lo nesta jornada rumo ao supply 4.0!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄