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    [Liderança]

    D2C: Desafios e benefícios para a indústria farmacêutica

    20 de Dezembro de 2023

    Como e porque construir uma jornada D2C no setor farmacêutico 

    B2B, B2C e agora, um dos termos mais pautados na atualidade do mercado: o D2C, ou direct to consumer. O termo surge para representar um movimento global que busca aproximar grandes indústrias e distribuidoras do consumidor final. Para se ter uma ideia do avanço da modalidade, nos EUA já são aproximadamente 51 milhões de compradores nos EUA assinando produtos D2C, segundo mapeamento da Webspero.

    O mercado inteiro está em constante mudança, seja do ponto de vista de quem investe, de quem produz, comercializa ou de quem consome. Mas o setor industrial farmacêutico tem enfrentado desafios específicos que, segundo os pesquisadores da McKinsey, apontam para o avanço acelerado de ferramentas digitais e analíticas, como as utilizadas pela Engine nos principais cases de sucesso registrados na consultoria para clientes, dentro do setor.

    O D2C e o seu rápido crescimento colocam a indústria farmacêutica diante de um desses desafios. Um desafio que demanda estruturas seguras de tecnologia e de inteligência de dados para ser cumprido. 

    A estratégia, que busca diminuir a distância entre a indústria (no caso, a farmacêutica) e o cliente (ou paciente final), depende do uso qualificado de ferramentas digitais e analíticas que sustentem a construção de toda a jornada D2C. Isso significa transformar digitalmente demandas como a logística farmacêutica, análise das expectativas do consumidor para definição dos melhores mix de produtos e serviços por canal, planejamento e aplicação da análise preditiva, entre outros. Basicamente, a implantação da loja virtual depende de toda a uma transformação digital da operação para poder atendê-la.

    Crescimento do D2C na indústria farmacêutica

    Nos últimos anos, o D2C chegou a um dos setores mais regulamentados do mundo: o da saúde. Uma pesquisa da CB Insights indica, por exemplo, que o interesse público em modelos D2C de serviços de saúde quadruplicou em um período de 5 anos (de 2015 a 2019). 

    O acesso virtual a medicamentos, pedidos médicos e até mesmo a diagnósticos, tem encurtado distâncias entre farmacêutica e paciente, eliminado diversos intermediários (o que reduz custos e aumenta a consciência da indústria sobre a operação de consumo) e contribuído para a democratização de diversos produtos farmacêuticos e tratamentos.

    D2C na indústria farmacêutica: desafios

    O D2C está simplificando o caminho de diversos tratamentos de saúde, colaborando para um cenário no qual o paciente se torna mais consciente e engajado com os próprios cuidados de saúde. Para isso, é preciso garantir a excelência da operação interna, e fornecer as ferramentas necessárias para que os colaboradores possam atender às novas demandas e expectativas do negócio. 

    A Inteligência Artificial e a Robótica têm despontado como ideais para garantir funcionalidades como: atendimento em tempo real, personalização de serviços, gestão em tempo real de estoque e entrega, implantação de diferentes modalidades de entrega, implantação de plataformas de telemedicina e mais – confira oportunidades em GenAI para o setor. Porém, uma plataforma de entrega de medicamentos deve entregar conforto e praticidade, portanto, nossos especialistas defendem a excelência no funcionamento da operação, desde a logística até a gestão de dados e informações do inventário e da base de consumidores. 

    Com a parceria de um consultor de confiança, como os da Engine, o negócio em transformação passa por diversos testes, treinamentos e tem acompanhamento personalizado durante e pós implantação para garantir o funcionamento integral das novas ferramentas. Saiba mais sobre nossos produtos e serviços aqui.

    D2C na indústria farmacêutica: benefícios

    Especialistas ressaltam que, cada vez mais, consumidores não estão focados em baixos preços, e sim na percepção de valor do produto ou serviço. O canal D2C prepara o negócio para que cada vez mais valor seja entregue ao consumidor final, uma vez que a indústria passa a estabelecer laços profundos com os seus clientes. Na ponta do lápis, são muitos os benefícios do D2C quando bem aplicado, ou seja, estruturado após a definição de uma arquitetura de dados segura e a implantação de ferramentas e tecnologias de gestão.

    Além de aumentar o caráter competitivo do negócio em um dos setores mais concorridos do mercado, o D2C, aplicado em uma indústria tão complexa quanto a farmacêutica, aumenta também a rentabilidade. Isso porque reduz custos, como apontamos anteriormente, as pessoas estão cada vez mais direcionadas a consumir o modelo D2C – segundo estudo da Invesp, só nos EUA, 40% dos consumidores esperam que seus gastos sejam cada vez mais direcionados a marcas D2C.  

    Softwares para aplicação do D2C na indústria farmacêutica

    Nas palavras dos especialistas da Vaimo, “hoje, as marcas B2B que criam um novo canal D2C têm uma vantagem única sobre os seus concorrentes: podem construir uma solução de comércio digital flexível que lhes permite responder rapidamente às novas necessidades do consumidor. Com os concorrentes atolados em plataformas legadas e softwares desatualizados, as marcas D2C podem implementar soluções inovadoras e altamente flexíveis”.

    Para rodar uma marca D2C de forma fluida e bem sucedida, é preciso dar alguns passos para trás e investir, primeiro, na capacitação digital do negócio através da automação de processos, da inteligência de dados, do alinhamento em compliance, entre tantos outros fatores importantes para a digitalização completa da experiência farmacêutica.

    Você não precisa mapear todas as oportunidades de automação e melhorias do seu negócio sozinho. Entre em contato com nossos consultores especializados e veja como remodelar a sua operação através das melhores tecnologias disponíveis no mercado. Será um prazer atendê-lo!

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