• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    escalar a sustentabilidade

    [transformação de negócios, Negócios, esg]

    Transformação do negócio para escalar a sustentabilidade

    5 de Março de 2024

    Quando se fala em escalabilidade sustentável no meio corporativo, há quem acredite que, para implementar a sustentabilidade na empresa é preciso sacrificar os lucros. Contudo, o movimento de transformação do negócio — com suporte da tecnologia — tem contribuído para que muitas organizações coloquem as pessoas (e o planeta) no centro de suas estratégias, sem que seja necessário reduzir seus ganhos.

    Entre os benefícios reais que a transformação do negócio está proporcionando para que as empresas modernas cresçam de forma sustentáve , está a melhoria na assertividade das atividades logísticas, ou seja, uma previsão de demanda muito mais precisa e, por consequência, aquisições mais conscientes

    Além disso, também tem ocorrido o aumento da qualidade total dos produtos e serviços entregues ao consumidor, por meio de processos fabris significativamente menos poluentes ao meio ambiente.

    No decorrer dos próximos tópicos, você entenderá melhor como a transformação do negócio está ajudando indústrias a escalarem a sustentabilidade, além da relação entre o uso responsável da tecnologia e o crescimento sustentável da organização.

    A relação entre responsabilidade de uso da tecnologia e o crescimento sustentável da empresa

    Diante de um cenário econômico incerto, as empresas atuais têm enfrentado o grande desafio de alcançar uma produtividade que, ao mesmo tempo que preza pela qualidade, gere menos consequências ambientais.

    Agradar ao consumidor 4.0, especialmente em um contexto recentemente “pós-pandêmico”, não é uma tarefa simples. Porém, com o auxílio da tecnologia, de políticas internas sustentáveis e, é claro, responsabilidade por parte das corporações, é possível garantir o crescimento escalável, mesmo em um panorama delicado como o atual.

    Optar por processos inteligentes por meio da digitalização e da automação, por exemplo, assim como aderir a uma cultura de inovação e engajamento, são bases fundamentais para a transformação do negócio e o sucesso nos tempos modernos.

    As expectativas dos stakeholders

    Especialistas afirmam que a preocupação com a sustentabilidade é um efeito natural associado ao movimento de transformação do negócio, que vem acontecendo nos últimos anos. As organizações modernas, e com perspectiva de futuro do mercado, compreendem a importância de adotarem medidas para garantir um crescimento econômico sustentável.

    Hoje, o foco das empresas é reduzir ao máximo seus índices de emissão de poluentes. Já os consumidores, começam a preferir comprar produtos com embalagens compostas por componentes biodegradáveis ou menos agressivos ao meio ambiente.

    Quanto aos acionistas, investidores e funcionários, a exigência é que a política do “carbono zero” seja um parâmetro para os processos de produção de bens e serviços realizados pelas companhias.

    Dado o contexto, vale a pena mencionar os seguintes dados:

    • CEOs — 62% dos CEOs afirma que a pressão por iniciativas sustentáveis (sobre as empresas) aumentou significativamente nos últimos 3 anos;
    • Colaboradores — profissionais das gerações Millennial e Z estão entre os mais preocupados com políticas corporativas sustentáveis;
    • Consumidores — o número de consumidores que preferem bens de consumo sustentavelmente embalados está aumentando cada vez mais rápido;
    • Investidores — o mercado financeiro registrou um crescimento de 55% na preferência por fundos de investimentos relacionados a empresas sustentáveis;
    • Reguladores —  atualmente, existem mais de 60 iniciativas (em vigor ou programadas para implementação) cujo objetivo é quantificar e reduzir a emissão de carbono pelas empresas.

    O uso de tecnologia fomenta a transformação do negócio de modo sustentável

    A Engine acredita que a transformação do negócio não é o destino, mas sim a jornada pela qual as empresas devem percorrer para que consigam evoluir de maneira contínua e sustentável e suas soluções são desenvolvidas a partir de parcerias com empresas inteligentes do Brasil e do mundo.

    O RISE with SAP, por exemplo, é um conjunto de produtos e serviços que visam proporcionar todo o suporte necessário para fomentar a transformação do negócio e acelerar o crescimento do mercado, ao redesenhar processos para obter melhores resultados. E, tudo isso, de maneira digital, integrada e que gera valor sistêmico para todos os stakeholders envolvidos.

    Na prática, o RISE acelera a transformação com uso de soluções em ambientes cloud, entregando:

    • ferramentas e serviços de migração rápida para a nuvem com uso de recursos de diversos fornecedores;
    • automação de processos por Robotic Process Automation (RPA) para tarefas digitais;
    • redesenho de processos de negócios; — simulações de transformação do negócio, melhores práticas e recomendações de benchmarks;
    • automação de processos e serviços incorporados aos fluxos de trabalho com uso de Inteligência Artificial (IA);
    • milhares de APIs para integração de sistemas;
    • conectividade S/HANA Cloud para gestão de ativos, cadeia de suprimentos, logística e redes de negócios;

    Como as indústrias estão se beneficiando com a transformação do negócio

    A indústria farmacêutica, por exemplo, que tem um dos modelos de negócios mais regulamentados e fiscalizados  do mercado, tem conseguido garantir a qualidade e a padronização dos procedimentos fabris, de modo que as melhores práticas sejam cumpridas à risca.

    A Engine oferece soluções para proporcionar a otimização dos processos de fabricação farmacológica, como o Engine for Pharma, no qual são contempladas as normas e boas práticas de produção, tendo como base as regulamentações da ANVISA. Em outras palavras, essa indústria consegue executar suas tarefas de maneira segura e sustentável, mantendo uma alta taxa de lucratividade.

    No caso da indústria química, os benefícios mensuráveis podem ser observados graças à soluções SAP S/4 HANA, como o Engine for Química, que automatiza e melhora o cadastramento de formulações e recursos, permitindo uma gestão de produção mais eficiente e um controle mais preciso sobre todos os ciclos de fabricação — da emissão de ordens de produção, até o controle de custos e consumo de insumos.

    Com a indústria de alimentos não poderia ser diferente. Sendo um dos setores mais monitorados  pelos órgãos reguladores, tanto nacionais quanto internacionais, o segmento necessita de processos cada vez mais específicos, seja para atender aos padrões de qualidade do mercado, seja para crescer de maneira sustentável.

    As soluções Engine, especialmente em SAP S/4 HANA, têm permitido que empresas do ramo alimentício forneçam dados ágeis, precisos e confiáveis aos departamentos de gestão, o que contribui para que os tomadores de decisões pautem suas estratégias com base em informações consistentes. Assim, é possível garantir o atendimento às regras de Compliance e Governança.

    Dadas as informações, a Engine acredita que a tecnologia é a principal aliada para que a sociedade e o mercado continuem evoluindo em direção a um futuro no qual o conceito de indústria sustentável se torne uma realidade, de modo que empresas, CEOs, consumidores, investidores e colaboradores mantenham uma relação comercial interligada pela mesma causa: a preservação do planeta em que todos vivemos.

    Quer saber mais sobre como as soluções Engine podem fomentar o crescimento sustentável e a transformação do negócio? Então, entre em contato com a nossa equipe de consultores!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄