• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [tranformação digital, era digital]

    Governança corporativa 3.0: como atuar na Era Digital

    9 de Janeiro de 2024

    Entenda no que consiste a transição da governança tradicional para a governança corporativa 3.0

    Só até 2030, o crescimento anual do mercado global de governança corporativa é de 13,8% - um número altamente expressivo, que representa o crescimento acelerado de um mercado já avaliado em mais de US$ 47 bilhões. Com a ascensão da Era Digital, a governança corporativa chega na fase que os especialistas nomearam como "3.0", e que consiste em investimentos inteligentes para explorar as melhores oportunidades oferecidas pela revolução tecnológica. 

    Para os estudiosos do Grand View Research, em relatório publicado em 2023, o crescimento deste mercado está ligado aos benefícios da implementação das áreas de Gestão de Risco Empresarial, que trabalham pontos como estabilidade, otimização, transparência, custos reduzidos e consistência, entre outros. "Além disso, a presença de empresas como a SAP SE (...) resultou em uma ampla gama de soluções disponíveis no mercado, impulsionando seu crescimento", afirma o artigo.

    Neste artigo, exploraremos as bases da governança corporativa 3.0 e suas transformações em relação à governança tradicional, destacando a importância de aspectos como dados, cibersegurança, inteligência artificial (IA) e ferramentas integradas na avaliação contínua de desempenho, feedbacks e planos de desenvolvimento. 

    Transformações na governança corporativa tradicional

    A transição da governança corporativa tradicional para a versão 3.0 implica em uma reavaliação profunda das estruturas e processos estabelecidos em tempos anteriores, afinal, hierarquias rígidas precisam dar lugar a redes mais fluidas, permitindo uma comunicação eficiente e uma tomada de decisão cada vez mais ágil. 

    A tecnologia desempenha um papel fundamental nessa transformação, com a implementação de plataformas digitais que facilitam a colaboração e a troca de informações. Ferramentas de gestão de projetos e comunicação instantânea possibilitam a coordenação eficaz entre equipes distribuídas, com impacto direto na eficiência operacional.

    Bases da Governança Corporativa 3.0

    Em um cenário transformado pela governança corporativa 3.0, a mudança de mentalidade do negócio apoia-se em princípios sólidos, que facilmente se adaptam ao ambiente dinâmico da Era Digital. Assim, observamos as tradicionais estruturas hierárquicas abrindo espaço para modelos mais ágeis e flexíveis - a flexibilidade no trabalho, por sinal, é cada vez mais prioritária.  A transparência e a prestação de contas permanecem íntegras, em conformidade, mas sem risco de atrasar a rapidez na tomada de decisões e a capacidade de se adaptar a mudanças. 

    E não acaba por aí: a Governança Corporativa 3.0 também transforma a gestão de novos talentos, transformando a política de gestão de pessoas em uma área mais humanizada, que abraça a diversidade e a inclusão e reconhecendo a importância de diferentes perspectivas para impulsionar a inovação e a resiliência organizacional. A participação ativa dos stakeholders, incluindo colaboradores, clientes e investidores, é crucial para alinhar os objetivos da empresa com as expectativas da sociedade - não à toa, utilizamos o termo “mudança de mentalidade” anteriormente, neste mesmo texto. 

    Governança corporativa e a relação com cibersegurança

    Na governança corporativa 3.0, os dados são considerados ativos estratégicos e não apenas informações. Com o investimento estratégico em inteligência de dados e aplicação do Big Data, transformando e digitalizando desde a coleta, a análise e, é claro, a proteção de dados, é possível impulsionar a confiança do cliente e a conformidade regulatória.

    A cibersegurança é uma peça-chave, importante para a garantia da integridade e confidencialidade dos dados do negócio e sua base de clientes. Com sistemas avançados de segurança, modernos e inteligentes, aumenta rigorosamente o nível de proteção contra ameaças cibernéticas que podem expor e fragilizar o negócio.

    IA na análise de riscos e oportunidades

    A inteligência artificial desempenha um papel transformador na governança corporativa 3.0, afinal, oferece ferramentas avançadas de análise de dados que permitem uma avaliação mais precisa de riscos e oportunidades, além da implementação da análise preditiva na estratégia do negócio. Os algoritmos preditivos identificam padrões e fornecem insights valiosos para a tomada de decisões e a geração de valor no negócio.

    A automação impulsionada pela IA também otimiza processos, reduzindo erros e aumentando a eficiência - veja 7 ideias de automação. Na governança corporativa, isso se traduz em uma capacidade aprimorada de antecipar desafios e capitalizar tendências, conferindo às organizações uma vantagem competitiva significativa.

    Uma nova governança corporativa

    Como falamos anteriormente, a governança corporativa propõe a humanização e priorização da gestão de capital humano como estratégia para o crescimento harmônico do negócio. Nesse contexto, a governança corporativa 3.0 abraça uma abordagem dinâmica na avaliação de desempenho, utilizando ferramentas integradas de gestão que oferecem métricas em tempo real, permitindo uma análise contínua do progresso individual e organizacional. Caso queira entender o investimento financeiro envolvido na implantação de um sistema integrado, clique aqui.

    Feedbacks regulares, muitas vezes facilitados por plataformas digitais, proporcionam uma comunicação aberta e construtiva entre líderes e colaboradores, o que reflete diretamente no sucesso do negócio. Essa abordagem ainda alimenta planos de desenvolvimento personalizados, impulsionando também o crescimento profissional de cada colaborador.

    Agora que você sabe mais sobre a governança corporativa 3.0, entre em contato com nosso time e saiba como revolucionar a gestão do seu negócio com as melhores soluções do mercado. Te esperamos!

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄