• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    SAP: um sistema integrado custa muito caro?

    20 de Dezembro de 2023

    Com o crescimento de uma empresa, ampliam-se os objetivos, as metas, os times, os projetos e os processos. Mas, adotando um sistema de gestão integrada, isso não é sinônimo de ter que aumentar a disposição de recursos e ferramentas na mesma proporção e velocidade. No artigo de hoje, vamos te explicar como compreender o real valor do SAP, um sistema integrado feito para tornar as empresas mais inteligentes internamente.

    Escolhendo as soluções SAP, sistemas oferecidos pela Engine, é possível centralizar em uma única ferramenta todas as informações administrativas, comerciais, logísticas e financeiras do seu negócio, contando com atualização em tempo real, possibilidade de acesso dos colaboradores de qualquer lugar, a qualquer hora. Esse tipo de otimização permite que líderes dediquem seu tempo à parte estratégica, delegando o operacional, garantindo maior produtividade aos times e colocando as empresas com sistema SAP entre as mais competitivas do mercado, incluindo as indústrias.

    Mesmo empresas de nível global podem contar com o SAP como um sistema aliado para simplificar e integrar suas operações, garantindo entre 40 e 60% de retorno mais rápido sobre o investimento, segundo a própria SAP apurou com os clientes que adotaram as Cloud ERP para acelerar os seus modelos de negócio.

    Se você busca conquistar os melhores resultados e usar da tecnologia e da inovação para manter o seu negócio sempre à frente da concorrência, um sistema integrado é com certeza um investimento que irá permitir o enfrentamento desses desafios com mais clareza e agilidade.

    SAP: um sistema para diferentes setores 

    A implementação de um ERP inteligente (SAP S/4 HANA) pode ser feita em diferentes empresas, de diferentes setores – basta analisar as reais dores e necessidades de cada uma. A indústria farmacêutica, por exemplo, pode contar com o sistema SAP para executar os processos de maneira mais segura e sustentável, podendo até  20% de redução do custo de estoque e poupar até 50% do tempo de processamento de faturamento, segundo a SAP.

    No setor ambiental, otimização e ampliação da segurança dos dados empresariais, a evolução na produção de relatórios e melhoria nos processos de integração também são possíveis com a adoção do SAP como um sistema de gestão integrado.  

    E não acaba por aí: a Indústria Química, Alimentícia, de Telecomunicações, Bens de Consumo, Serviços, Logística, enfim: CEOs, CIOs, CFOs, representantes de todos os setores podem – e devem – se apoiar no melhor que a tecnologia tem a oferecer para acelerar o crescimento de seus negócios. SAP é prova disso. 

    Custo ou investimento? Confira cases de sucesso 

    Antes de realizar uma mudança tão importante quanto a infraestrutura de uma empresa, é importante analisar bem a solução e questionar se, no fim, sairá como um custo ou um investimento. A diferença essencial entre ambos é que o custo está ligado diretamente às atividades essenciais da empresa, enquanto o investimento pode trazer retornos maiores. 

    A AGG Power Solutions é uma empresa global de fornecimento de energia, presente em 5 continentes. Com operações dispersas entre os diferentes lugares do mundo, a empresa se encontrou diante de um desafio: encontrar insights a nível global, para poder planejar a implementação de novas soluções em todos os continentes. 

    Para enfrentar o desafio, a AGG Power Solutions caminhar com SAP: um sistema integrado via ERP, que garantiu o uso de uma única plataforma para todas as operações da multinacional, garantindo mais agilidade e integração entre os times e permitindo que a empresa elevasse o seu nível de competitividade no mercado global. 

    Em números, a transformação da AGG digital com SAP trouxe 50% de aumento na eficiência de gestão de vendas. E se o objetivo era lançar novas soluções e produtos a nível global, após a adoção do SAP S4/HANA, a empresa registrou até 10% de redução no time to market.

    Outro case de sucesso é da BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento básico do Brasil. Com a expansão dos serviços, atingindo a marca de 16 milhões de pessoas atendidas pelas soluções de água e esgoto da BRK, a empresa se viu diante da necessidade de padronizar muitos processos internos e modernizar a gestão de recursos humanos. Tudo com suporte de uma infraestrutura ERP.

    Após a migração para o sistema SAP,  BRK registrou 85%  de redução no tamanho do banco de dados. Nas palavras do CIO Augusto Braz, em conversa com a própria SAP, a empresa está “medindo aumentos intensos na eficiência e reduções nos custos em toda a empresa após a implementação do SAP S/4HANA Cloud. Os funcionários estão trabalhando mais rápido do que nunca nas compras”.

    A Cooperativa Agrícola Pisquera Elqui Limitada (ou apenas Pisco CAPEL), situada em no Chile, também é parte dos clientes SAP que encontraram oportunidades para acelerar os seus negócios com o SAP S4/HANA. “Com o SAP S/4HANA Cloud, a Pisco CAPEL passou para um novo nível de controle e governança corporativa. Agora temos mais transparência na forma como operamos, gerenciamos e reportamos entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores nossos números com processos que funcionam independentemente das pessoas que os operam”, disse o CFO Gracielle Hummel para a SAP.

    Assim como da AGG Power Solutions e da BRK, os números da Pisco CAPEL são muito positivos. Depois da implementação do sistema integrado SAP, os números de dias com vendas pendentes caiu de 94 para 44, registrando uma queda de 53%, mais da metade. O número de dias com pagamentos pendentes também caiu significativamente, de 149 dias para 67 dias, uma diferença de 55% .

    Com isso, é possível compreender que a adoção de um sistema integrado não precisa ser vista como um custo, e sim como um investimento, já que garante retorno rápido e consistente em diversas esferas do negócio, permitindo que a empresa passe a traçar metas mais ousadas – como a regra dos 40% – e se posicione de maneira mais competitiva no mercado.

    Ficou inspirado pelas histórias de sucesso dos clientes SAP? Aqui na Engine também trabalhamos com os melhores resultados: somos a consultoria com a melhor relação de retorno de investimento do mercado. Além disso, fazemos a implementação remota das soluções em até 6 meses. Entre agora em contato com um de nossos consultores e veja qual o investimento necessário para ter um sistema integrado adequado às suas necessidades. Estamos prontos para atendê-lo! 

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄