• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Aplicações do Big Data para impulsionar a Indústria Farmacêutica no Brasil e no mundo

    20 de Dezembro de 2023

    Veja como as análises em Big Data têm transformado a indústria farmacêutica no Brasil e no mundo

    As aplicações do Big Data na indústria farmacêutica tornaram-se cada vez mais comuns na última década, revolucionando diversos aspectos da Pesquisa, Desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos. Após este artigo, você passará a entender mais sobre como o Big Data está sendo usado para impulsionar a Indústria Farmacêutica no Brasil e no mundo.

    Em um levantamento feito pelo Global Data Report Store em 2022, o mercado global de dados e análises no setor farmacêutico foi avaliado em US$1,4 bilhão no ano de 2020. Isso porque, segundo o estudo:

    “As indústrias farmacêutica e de saúde geram dados em abundância a partir de uma infinidade de fontes, incluindo notas médicas, relatórios de patologia, registros eletrônicos de saúde (EHR), registros de pacientes, genômica , ensaios clínicos, mídias sociais, dispositivos vestíveis e muito mais. O conjunto de dados em questão é enorme em tamanho e complexidade, tornando as técnicas tradicionais de gerenciamento de dados ineficientes para processamento”.

    O avanço do Big Data na indústria farmacêutica no Brasil e no mundo

    À medida que a indústria farmacêutica no Brasil evolui, também evolui a sua abordagem nos processos de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, mitigando erros e elevando a excelência dos ensaios clínicos e do atendimento ao paciente. Mas, para esta evolução, foi fundamental o avanço da análise em Big Data no setor – não à toa, a tecnologia é uma das principais recomendações dos especialistas na atualidade para alocação inteligente de investimentos no setor. Entre as principais aplicações do Big Data na Indústria farmacêutica do Brasil e do mundo, temos 

    Integração de dados

    Para administrar um fluxo altamente intenso de dados biológicos, químicos, clínicos, entre outros, a integração com dados que geram valor dados através da aplicação do Big Data permite visibilidade de dados em tempo real e uma compreensão mais aprofundada sobre o histórico daquele medicamento no mercado e no tratamento dos pacientes.

    A indústria farmacêutica do Brasil destaca-se, na visão dos especialistas, por utilizar o Big Data para aplicar a análise automatizada de dados importantes para insights relacionados à segurança e qualidade dos medicamentos desenvolvidos e comercializados.

    Análise preditiva

    Um estudo feito pela Nature Reviews Drug Discovery aponta que o Big Data foi fundamental para elevar as taxas de sucesso na pesquisa por novos medicamentos. A análise de Big Data ajuda na criação de modelos preditivos para interações medicamentosas, toxicidade e eficácia, o que aumenta significativamente a objetividade do trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento a partir da otimização das definições dos critérios de pesquisa e da gestão de resultados (o que poupa tempo e recursos). Saiba mais sobre como aplicar a análise preditiva no desenvolvimento de produtos farmacêuticos.

    Otimização de ensaios clínicos

    Os ensaios clínicos, importantes para validar a pesquisa de novos medicamentos, também podem ser transformados a partir com o Big Data, que simplifica a identificação de candidatos adequados para ensaios clínicos a partir da análise de diversos conjuntos de dados, incluindo registros eletrônicos de saúde (EHRs), informações genéticas e dados demográficos dos pacientes. Um relatório da McKinsey & Company destaca, ainda, que a análise de Big Data pode reduzir os custos dos ensaios clínicos em até 25% e reduzir o time to market de novos produtos em 20%.

    No cenário da indústria farmacêutica do Brasil, a análise de Big Data em ensaios clínicos resultou em uma redução significativa nos custos e prazos dos ensaios, alinhando-se com as tendências globais de digitalização da experiência farmacêutica.

    Medicina Personalizada

    Big Data desempenha um papel crucial na análise de dados para identificar variações genéticas associadas a doenças e o histórico de respostas a medicamentos específicos. Assim, é possível desenvolver terapias direcionadas, personalizadas e adaptadas a pacientes individuais.

    A inteligência de dados também ajuda na identificação de planos de tratamento ideais com base nos perfis individuais dos pacientes, melhorando os resultados do tratamento e minimizando os efeitos adversos. Um exemplo prático da inovação em serviços farmacêuticos.

    Logística de produtos farmacêuticos

    Previsão de demanda: a análise de Big Data auxilia na previsão da demanda por produtos farmacêuticos, otimizando o controle de estoque e minimizando o risco de escassez de produtos, além de facilitar a obtenção de insights de consumo a partir da entrada, saída e distribuição de produtos.

    À medida que a indústria farmacêutica no Brasil também passa a navegar na era do Big Data, crescem os ganhos reais em performance na descoberta de medicamentos, nos ensaios clínicos e no oferecimento de novos serviços de MedTech. No cenário brasileiro, o Big Data é como o fio condutor para o sucesso do negócio dentro do setor, elevando o nível operacional da indústria e garantindo avanços importantes para a indústria da saúde, de modo geral.

    Agora que você já sabe os melhores caminhos para aplicação do Big Data no setor, entre em contato com nossos consultores especializados e conheça os pacotes e soluções da Engine que, em parceria com a SAP, vêm transformando a indústria farmacêutica no Brasil.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄