• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    gestão de talentos

    [Liderança]

    Gestão de talentos 4.0: os benefícios da automatização para o RH

    5 de Março de 2024

    Mais do que transformar o nível operacional e automatizar os processos rotineiros do time de Recursos Humanos, a automação na gestão de talentos 4.0 visa estruturar o ambiente corporativo para desenvolver a força de trabalho com estratégia e planejamento, acompanhando o crescimento vertical e horizontal da empresa.

    Por que priorizar a gestão de talentos?

    Um time coeso, engajado e alinhado às estratégias e metas do plano de negócio, caminha de forma muito segura e sustentável, além de produzir mais – e isso quem nos sugere são os diversos estudos desenvolvidos em torno do tema. Segundo a empresa de pesquisa Gallup, as empresas que hoje registram alta rotatividade de funcionários, poderiam ser 17% mais produtivas, possuir 41% menos absenteísmo e, ainda, teriam 59% menos rotatividade se tivessem uma equipe verdadeiramente engajada. E mais: um colaborador desengajado custa às empresas de US$3.400 a US$10.000 anuais, afirma análise da The Circular Board.

    Se antes a gestão de talentos já era desafiadora, nos últimos 5 anos ganhou ainda mais camadas e particularidades. Com o impacto gerado pela pandemia e o isolamento social, novas exigências e expectativas dos colaboradores em relação à rotina de trabalho surgiram, exigindo tanto novas ideias de automação quanto uma reestruturação generalizada das políticas de gestão de pessoas

    O que significa o “4.0” da gestão de talentos

    Assim como na indústria – que hoje já está em um nível 5.0, a transformação digital também revolucionou os Recursos Humanos que, em um modelo 4.0, utiliza softwares e soluções avançados em todas as tarefas do setor. Como indica a SAP em seu site oficial, “a gestão de talentos inclui recrutamento, integração, desempenho, metas, remuneração, aprendizagem, sucessão e desenvolvimento. Quando tudo isso funciona em harmonia, a gestão de talentos eficaz torna-se uma vantagem competitiva”.

    Cada vez mais, os talentos buscam empresas que priorizem a flexibilidade no trabalho e estejam alinhadas com seus propósitos e valores. É disso que o seu negócio está precisando? Então continue com a gente. Hoje, vamos te explicar os principais benefícios de uma gestão de talentos 4.0: 

    Os benefícios da gestão de talentos 4.0

    O objetivo da gestão de talentos 4.0 é usar a tecnologia como ferramenta para construir um capital humano engajado e tecnicamente habilidoso, equilibrando soft skills e habilidades técnicas. Entre os principais benefícios da transformação da gestão de talentos, nós podemos notar:

    1 – Destravar o potencial do time


    Você já deve ter escutado alguém dizer que investir em muita tecnologia acaba inutilizando o papel do ser humano em algumas tarefas. Porém, em 25 anos de mercado, nós acompanhamos diversas indústrias na transformação digital – o suficiente para afirmar que, na verdade, a tecnologia é a ferramenta ideal para destravar o potencial dos times, permitindo que cada colaborador alcance os melhores resultados tanto no individual quanto coletivamente.

    Com o SAP Enable Now, destravar o potencial do time, acelerar o ciclo de aprendizagem e ampliar a cultura de inovação são metas muito mais fáceis de atingir. Saiba mais aqui. Entenda também o papel do EPSS como um diferencial na virada digital

    2 – Histórico e acompanhamento de feedbacks 


    Ainda segundo estudo da Gallup, que mencionamos anteriormente, os colaboradores que recebem feedback diário dos gerentes têm 3x mais chances de serem engajados do que aqueles que recebem feedback uma vez por ano ou menos.. E um estudo da Bonusly aponta ainda que 84% dos colaboradores altamente engajados foram reconhecidos por suas conquistas no trabalho em comparação com apenas 25% dos colaboradores ativamente desengajados. 

    Por isso, é importante entender que os feedbacks e feedbacks não são apenas boas práticas, e sim estratégias fundamentais para o envolvimento do funcionário com o plano de negócio. 

    Com a SAP, é possível transformar as conversas de feedback em um processo mais inteligente, regrado e eficiente. Confira aqui!

    3 – Diversidade e inclusão

    Lembre-se: o alinhamento com os valores de uma empresa é o item número 1 para melhorar o engajamento (fonte: pesquisa da Achievers). E diversidade, inclusão e transparência também estão entre as prioridades dos colaboradores na atualidade. 

    Uma gestão de talentos com inteligência de dados e processos automatizados, é possível estudar os níveis de DEI (Diversidade e Inclusão) atuais na empresa e impulsionar novas ações com estratégia. Como é apontado pela SAP em seu site oficial, “isso inclui gerenciar uma força de trabalho multigeracional, reduzindo o preconceito inconsciente no recrutamento e o ciclo de vida do colaborador, e analisar o potencial dos candidatos, e não apenas seus currículos”.

    Agora que você já sabe como funciona a gestão de talentos 4.0, entre em contato com nossos especialistas e dê o primeiro passo para transformar o seu RH. Um de nossos consultores irá analisar a sua empresa no detalhe e te ajudar a conquistar a gestão de talentos 4.0 com a segurança que só um acompanhamento contínuo e profissional oferece.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄