[Liderança]
Flexibilidade no trabalho é cada vez mais prioritária; saiba como implementar
20 de Dezembro de 2023
Se por um lado a pandemia do Covid-19 trouxe desafios severos para a sociedade como um todo, por outro, ela colaborou para o avanço acelerado de tendências de consumo que já engatinhavam desde antes, como já mencionamos aqui no blog. Porém, o isolamento causado pelo coronavírus também transformou a relação entre as empresas e os seus colaboradores.
O trabalho remoto e a transformação digital já eram práticas existentes, porém, avançavam devagar e ainda não eram difundidas totalmente entre empreendimentos do mundo todo. Com o isolamento social obrigatório e necessário, algumas empresas precisaram, de imediato, reduzir custos – daí surgiram cortes e reduções significativas nos quadros de funcionários. Mas, para garantir a sobrevivência a longo prazo do negócio, seria necessário investir.
Isso porque muitas corporações, pequenas, médias e grandes, se depararam com a necessidade de iniciar uma corrida contra o tempo para adaptar o negócio às novas formas de trabalho – um processo que demanda budget e treinamento, a fim de desenvolver uma operação mais inteligente, mais ágil e mais tecnológica, com processos automatizados.
Só durante a pandemia, o e-commerce mundial registrou aumento significativo em vendas e performance. Entre os países com maior crescimento no comércio online durante 2020, temos Reino Unido, China, Estados Unidos e Espanha. Para se ter uma ideia, o Reino Unido registrou no primeiro ano de isolamento um aumento de 4,5x em comparação com os números de vendas registrados nos 5 anos anteriores, afirma estudo realizado pela McKinsey.
O avanço da Inteligência Artificial também foi notável para os pesquisadores, que enxergam grande espaço de crescimento para a tecnologia dentro de ambientes de trabalho que, até a pandemia, demandavam muito contato físico. Com ela, é possível desenvolver soluções que capacitem os funcionários para atender às demandas do negócio de qualquer lugar, em qualquer computador, como em um ambiente SAP S/4HANA.
Entre os setores mais propícios a continuar usufruindo da flexibilidade no trabalho mesmo no pós-pandemia estão, conforme apurado pela McKinsey: Finanças e Seguros, Gestão, os times de TI,a área da educação, entre outros. Para cada um, a SAP tem uma tecnologia de excelência para implementar a transformação digital.
Os estudos indicam que, no pós pandemia, a tendência de modernização e flexibilização do trabalho permanece como uma nova prioridade entre os profissionais do mercado. Mas, para os estudiosos da McKinsey, a flexibilidade efetiva entre os modelos 100% remoto ou híbrido tende a permanecer como um benefício apenas entre os talentos mais capacitados e bem remunerados. Isso porque, para muitos gestores e líderes, há o medo da flexibilidade comprometer a performance do negócio.
Flexibilidade no trabalho e desempenho
Na mentalidade de alguns boards de liderança, existe o receio de a flexibilização resultar em quedas na performance e nos resultados do negócio. Porém, os ganhos são muitos, e também se estendem aos números da empresa. Veja:
Permitir que os colaboradores trabalhem com tecnologia de ponta e possam acessar bancos de dados e informações relevantes em poucos cliques e de qualquer lugar não significa queda na produtividade e no engajamento daquele funcionário. Muito pelo contrário: uma pesquisa da Gallup publicada na Forbes em 2022 concluiu que a flexibilidade no trabalho, na verdade, aumenta o desempenho do time.
Um outro exemplo dos ganhos em desempenho resultantes da flexibilidade aparece na pesquisa feita pelos especialistas da McKinsey, na qual aproximadamente 41% dos entrevistados declararam sentir melhora significativa na produtividade quando passíveis da flexibilidade no trabalho.
Fora o aumento na produtividade, são notáveis também os ganhos financeiros e de tempo, já que os gastos e as horas de deslocamento são bastante reduzidas mesmo para aqueles que atuam de forma híbrida.
O que pode comprometer o desempenho no modelo remoto de trabalho, é a capacidade de conectividade do colaborador em seu espaço pessoal. Para remediar esse problema, muitas empresas criaram o Auxílio Home Office, como consta em um levantamento realizado pela fintech Vee realizado com 8 mil profissionais de mais de 100 empresas. O objetivo do novo incentivo financeiro é melhorar a estrutura da residência dos colaboradores para permitir o acesso fácil e ágil às ferramentas necessárias para execução diária do trabalho.
Notamos, então, que garantir o bom funcionamento do seu time mesmo com a flexibilização no trabalho depende do nível de suporte dado pela empresa aos funcionários. Por isso, algumas táticas de gestão administrativa são importantes, bem como ferramentas de integração como as soluções desenvolvidas pela SAP, além de modelos como SAP Commerce Cloud, SAP Analytics Cloud e também o Success Factors, que permite o desenvolvimento inteligente das competências dos colaboradores – todas são tecnologias interessantes para viabilizar o trabalho remoto sem comprometer KPIs e níveis de agilidade nas entregas.
Conheça mais a fundo as soluções criadas pela SAP e saiba como viabilizar a flexibilidade no trabalho do seu time sem prejudicar resultados de performance. Entre em contato agora mesmo com os consultores especializados da Engine e receba um orçamento totalmente voltado para as suas necessidades e especificidades. Te esperamos!