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    [Liderança]

    Planejamento estratégico: a chave para um crescimento seguro e sustentável

    20 de Dezembro de 2023

    O que as mais bem sucedidas empresas do mercado têm em comum? Entre outros fatores, a chave para um crescimento seguro e sustentável: o planejamento estratégico –  importante para potencializar os resultados e níveis de eficiência, atuando como a espinha dorsal das empresas com os melhores índices de sucesso. 

    Em uma pesquisa desenvolvida pela RD Station, concluiu-se que 60% das empresas que não batem as metas de vendas não trabalham com planejamento estratégico e, ainda, mais da metade delas (54%) não utilizam ferramentas para gerenciar o relacionamento com o cliente e gestão do time de vendas, como as oferecidas pela Engine em parceria com SAP. 

    Times modernizados e guiados por um planejamento estratégico robusto definem não apenas metas, objetivos e os recursos necessários para atingi-los, mas também estudam quais são os principais problemas e obstáculos que podem encontrar no caminho. Dessa forma, capacita-se a operação para que a mesma atue proativamente e não reativamente diante dos impactos negativos consequentes dessas adversidades. Dados exclusivos divulgados pela SAP comprovam a importância da inteligência dentro da operação: o mapeamento mais assertivo de planejamentos e precisões garantiu à empresa K’a’rcher, através do SAP Analytics Clouds, um crescimento de 65% desde 2010 – mesma tecnologia que permitiu à empresa norte-americana Callaway implementasse 30% de melhorias nos ciclos de planejamento. 

    Além de antecipar a estratégia de gestão de crises, o planejamento estratégico proporciona um senso de direção para que, assim, todas as esferas do negócio trabalhem e definam suas prioridades em prol das mesmas metas e objetivos. As consequências de uma empresa integrada são positivas e melhoram o posicionamento das empresas em um mercado cada vez mais competitivo com aumento nas vendas e, por consequência, na lucratividade; alocação inteligente dos recursos, aprimoração na atração e fidelização dos clientes e aumento na sustentabilidade empresarial

    Como implementar o planejamento estratégico: primeiros passos

    Para começar, é importante que os líderes e seus times unam forças para compreender qual a situação atual da empresa em termos financeiros, posicionamento de marca, produtividade, employer branding, entre outros fatores determinantes para traçar o perfil da empresa. Compreendidas a posição e a capacidade atual do negócio, é hora de traçar de maneira racional e “pé no chão” quais serão as metas perseguidas em um prazo determinado.

    Depois disso, é preciso desenhar os planos de ação para atingir as metas definidas e estabelecer, numericamente, as métricas que serão utilizadas para medir o desempenho dos projetos. Importante ressaltar que nada disso será “escrito em pedra” – o planejamento estratégico é tão vivo quanto o mercado e suas oscilações, e pode exigir algumas mudanças de rota durante o trajeto. 

    E não pense você que a implementação de um planejamento estratégico resulta em inúmeras planilhas e documentos dispersos. As tecnologias estão à disposição para adicionar agilidade organizacional aos processos, e serviços como os oferecidos pela SAP Concur e a SAP Analytics Cloud ensinam, respectivamente, como ter maior produtividade e a como estimular a tomada segura de decisões.

    Em um case de sucesso do SAP Analytics Cloud, a multinacional holandesa Signify conseguiu registrar a diminuição do TCO em 20% acelerando a tomada estratégica de decisões. Conseguiu, ainda, transformar os serviços e produtos e torná-los mais atraentes e satisfatórios para os clientes. 

    Também inovando com o SAP Analytics Cloud, a Deloitte África conseguiu otimizar o planejamento estratégico com a unificação de sistemas múltiplos em um sistema integrado e unificação de dados de alocação de recursos das operações do continente inteiro, o que contribuiu para a otimização da gestão financeira e da eficiência do FP&A. Com o mesmo software, a empresa do setor farmacêutico Roche atingiu melhoria de 7% na precisão das previsões feitas no planejamento estratégico, e automatizou 14 dos 20.000 pontos de entrada dos dados necessários para a previsão.

    Com a implementação bem sucedida de outros sistemas SAP, como o S4HANA, mais cases de sucesso foram registrados ao redor do mundo, como o da empresa australiana McGratchNicol, que registrou redução de 25% do esforço geral dedicado à iniciação de um projeto, segundo dados divulgados pela SAP.

    Para garantir o desenvolvimento estratégico do seu negócio, você pode contar não apenas com as tecnologias desenvolvidas pela SAP, como também com consultores parceiros especializados para auxiliar neste processo. É o caso dos especialistas da Engine, cujo trabalho é estudar minuciosamente as operações a fim de descobrir quais são, dentre as diversas soluções oferecidas pela SAP, as melhores para capacitar a transformação digital e a implementação de um planejamento estratégico. 

    Invista em estratégia e colabore para mudar o cenário brasileiro no qual apenas 10% das médias empresas atuam com planejamento a longo prazo, como aponta pesquisa realizada pela Falconi com 100 empresas. Entre em contato agora mesmo pelo site da Engine e saiba como conquistar o crescimento seguro e sustentável da sua empresa ou indústria. Será um prazer acompanhá-lo nesse desafio!

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