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    [Liderança]

    Como um sistema integrado pode aumentar as vendas

    20 de Dezembro de 2023

    Na sua trajetória profissional, quantas vezes você se deparou com novas estratégias para potencializar vendas sendo frustradas por limitações operacionais? Esse, infelizmente, é um episódio comum na carreira dos profissionais da área de vendas e marketing de performance. Em uma pesquisa divulgada em 2021 no Valor Econômico Carreira, 44% dos entrevistados declararam que a capacitação do time de vendas é um dos principais desafios do negócio.

    Uma vez que aqueles que ocupam as cadeiras de investidores e C-Levels conseguem compreender a urgência de uma reestruturação operacional, é comum que passem a buscar no mercado as melhores tecnologias disponíveis para capacitar e modernizar os setores da empresa, principalmente os responsáveis pelas vendas. Não à toa, o mercado global de ERPs registra crescimento constante, e deve atingir US $ 61,96 bilhões em até 3 anos. 

    Sejam empresas pequenas, médias ou com operações globais, o sistema integrado oferecido por uma ERP garante maior agilidade e estratégia aos times, incluindo o de vendas, com a automatização de tarefas manuais e acesso em tempo real a dados importantes para revisar estratégias e atrair, converter e fidelizar mais clientes. Com a implementação bem sucedida da ERP na nuvem, por exemplo, torna-se mais fácil:

    1. Aumentar as vendas conhecendo melhor o seu público alvo

    Com um sistema totalmente integrado, torna-se muito mais fácil a análise cada vez mais granular e profunda dos dados de comportamento do seu público alvo, podendo, assim, oferecer serviços, atendimentos, conteúdos e ofertas personalizados e direcionados às necessidades de cada usuário. A SAP permite, ainda, o uso da Inteligência Artificial, uma das principais tecnologias apontadas pelos especialistas para 2023, com o objetivo de aprimorar a personalização dentro das empresas e aumentar o diferencial competitivo das mesmas. 

    2. Interaja melhor com cada um dos seus clientes

    Além de oferecer produtos e ofertas personalizadas, o atendimento personalizado é prioridade de mais de 80% dos consumidores, segundo pesquisa desenvolvida pela Dassault Systèms. Implementando tecnologias como o SAP Sales e Service Cloud, a Bosch Rexroth entrou para a lista dos cases de sucesso SAP, registrando mais de 10% de aumento na produtividade em vendas. A crescente personalização também é característica da indústria 5.0, conceito já abordado anteriormente aqui no blog. 

    3. Otimização da operação

    A partir da automatização e modernização de tarefas operacionais e, muitas vezes, totalmente manuais, permite-se que os colaboradores trabalhem cada vez mais em produtos e projetos de valor para o negócio. Foi o caso da Sybit GmBH, empresa que com a SAP Sales e a SAP Marketing Cloud conseguiu reduzir em 3 horas o esforço necessário para esse tipo de task e, ainda, aumentou em 30% a quantidade de campanhas que foram ao ar no período de 1 ano, atraindo 60% mais leads do que os 2 anos anteriores. 

    Outro case de sucesso de clientes que conseguiram reduzir custos e melhorar resultados com soluções SAP é da indiana DTDC, que otimizou tanto o trabalho da operação após a implementação do sistema integrado que subiu em até 1,5x o número de pagamentos gerenciados pelo mesmo número de funcionários.

    4. Acompanhe dados em tempo real

    Acompanhando os dados em tempo real, é possível identificar em curtos períodos de tempo quais são os produtos mais fortes e mais fracos, dias e horários mais rentáveis, quais produtos precisam ser impulsionados com ofertas e conteúdos exclusivos para impactam a meta, além de identificar rapidamente possíveis erros e problemas que podem puxar para baixo os resultados gerais de sales. 

    Vale ressaltar que, junto à implementação de uma ERP, é importante que sejam propostos treinamentos para garantir o total conhecimento do time em relação aos produtos e serviços ofertados pela empresa. E isso não restringe aos profissionais de vendas, não: há muito valor em uma corporação que permite a proximidade com o produto a todos os seus colaboradores, pois isso facilita o trabalho integrado da equipe, focado nas mesmas metas. 

    Como você pode notar, são muitos os benefícios inerentes ao investimento na integração via ERPs, e a lista não acaba por aí: com uma infraestrutura moderna e automatizada, também aumentam os índices de satisfação dos funcionários, já que, do ponto de vista da gestão de capital humano, o uso de uma ERP Cloud confere mais flexibilidade e sustentabilidade às operações e, assim como permite que a empresa conheça melhor o seu público alvo, também facilita o acompanhamento das necessidades e feedbacks do corpo de funcionários.

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