• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Desenvolvendo a sustentabilidade empresarial com SAP

    20 de Dezembro de 2023

    A cada vez mais, os olhos de todo o mundo têm se voltado para temas de sustentabilidade. Em um cenário no qual 72% das empresas assumem que as mudanças climáticas apresentam riscos que podem afetar significativamente suas operações, receitas ou despesas, segundo pesquisa da consultoria BSR, e com o avanço de problemas de escala global, como a escassez de recursos naturais e o crescimento populacional, tornou-se urgente que empresas e pessoas unissem forças para transformar a sustentabilidade em uma prática diária, em uma cultura.

    Para garantir a sustentabilidade na indústria, a cadeia produtiva deve estar rigidamente alinhada às boas práticas de sustentabilidade, como reciclagem, tratamentos de efluentes, economia e reaproveitamento de água, entre outras. Mas a sustentabilidade empresarial, que abordamos hoje, é um conceito que contempla todos os processos que buscam reduzir os danos ambientais e sociais de uma empresa e, ainda, impulsionar o crescimento econômico da organização e da sociedade em que ela atua.

    Comprometida com o desenvolvimento sustentável e a evolução dos índices de sustentabilidade empresarial, além de atuar em questões relacionadas à conservação do meio ambiente, uma empresa precisa estar atenta ao desenvolvimento de uma nova cultura organizacional. 

    Porque a sustentabilidade empresarial é importante?

    Segundo estudo da Opinion Box, 55% das pessoas optam por não comprar de empresas que não dão boas condições de trabalho para seus funcionários e 36% não compram de empresas desalinhadas com iniciativas de ESG (práticas bastante favorecidas pela transformação digital). Dos entrevistados, 32% não compram de empresas que não promovem inclusão e diversidade – e, indo além, 57% já deixaram de comprar de empresas que não apoiam os temas.

    Para continuar em constante crescimento, é importante que o seu negócio acompanhe as grandes transformações sociais e ambientais na mesma velocidade em que elas acontecem. E mais: quanto melhor você puder trabalhar para prever e, assim, precaver-se dos grandes impactos inerentes às grandes transformações do mundo, mais sustentável o seu negócio é. 

    O sucesso no desenvolvimento sustentável depende do engajamento real de toda a hierarquia corporativa, de investidores a colaboradores. Por isso, é importante adotar práticas que engajem de verdade o time. Afinal, sabemos que um profissional motivado entrega sempre o seu melhor.

    A SAP, parceira Engine há mais de 10 anos, apoia a transformação digital das empresas viabilizando o desenvolvimento sustentável com o melhor sistema de gestão empresarial.O Success Factors HXM Suite, por exemplo, fornece soluções com base na tecnologia da nuvem, permitindo que o time de RH consiga gerenciar talentos, pagamentos, análises de desempenho e mais, podendo personalizar e evoluir a experiência dos funcionários.

    A solução atua em diferentes etapas da jornada dos Recursos Humanos para transformar a experiência de cada profissional dentro das organizações com Success Factors HXM Suite, por exemplo:

    Conexão

    A plataforma permite o uso de dados para acompanhar as opiniões e necessidades dos colaboradores, permitindo que o time de RH desenvolva ações cada vez mais assertivas para aumentar o engajamento dos funcionários. Além disso, com a análise simplificada de dados, torna-se mais fácil acompanhar os índices de diversidade e inclusão para, então, trabalhar em impulsioná-los.

    Dessa forma, colaboradores podem ser cada vez mais participativos, tornando-se cada vez mais parte da empresa e seus valores. Também é possível desenvolver processos personalizados de Onboarding, com o objetivo de garantir a melhor experiência aos talentos no processo de entrada e adaptação. 

    Empoderamento

    Com as soluções oferecidas pelo Success Factors HXM Suite, a empresa tem todas as ferramentas necessárias para criar uma cultura focada no desenvolvimento dos profissionais, garantindo experiências relevantes e podendo transformar o conceito dos planos de desenvolvimento individual (PDI), que muitas vezes são engessados e pouco eficientes.

    Para fomentar ainda mais o empoderamento dos colaboradores, o HXM Suite também facilita o processo de feedbacks e ainda capacita os líderes com insights de como trabalhar diferentes perfis e skills profissionais durante o processo de desenvolvimento.

    Suporte

    Os processos burocráticos como pagamento e gestão de benefícios, acompanhamento de tempo de trabalho versus eficiência e conexão entre funcionários também são facilitados pelas soluções do HXM Suite, gerando uma rotina empresarial mais simples, inteligente e sustentável.

    Trabalhando diariamente com esses benefícios, torna-se possível entender quais são e atuar nos desafios chave para engajamento dos seus colaboradores, além de potencializar o ROI direcionado aos talentos com processos e experiências completos e modernos.

    Um outro exemplo de atuação da SAP na renovação da cultura organizacional da empresa é da NamPower, empresa da Namíbia que atua desde 1966 no setor de eletricidade. Com uso do SAP S/4HANA, a empresa conseguiu renovar a rotina com um controle muito mais aprimorado sobre os resultados, operações mais rápidas e eficientes, capacidade de desenvolver pesquisas e redução do tempo dedicado a tarefas operacionais como preparação de relatórios, garantindo ao time mais tempo para desenvolver projetos de valor. 

    Agora que você já sabe a importância da sustentabilidade empresarial, e como desenvolvê-la de dentro para fora com suporte das soluções desenvolvidas pela SAP, entre em contato com nossos especialistas. Somos parceiros Gold SAP e estamos te esperando para tornar a sua caminhada rumo à sustentabilidade nos negócios mais simples e objetiva.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄