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Por que a sua empresa precisa de RPA (automação de processos robóticos)?

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Quando se fala em robô, muita gente logo pensa em máquinas com formato humano, que conversam conosco e executam as mais variadas tarefas cotidianas. A verdade é que a definição de robô está longe desta definição fantasiosa, e hoje seu uso é cada vez mais necessário nas empresas.

Mas o que é, então, o chamado RPA, ou seja, a Robotic Process Automation (automação de processos robóticos, em português)? Por que a sua empresa precisa de RPA? A automação de processos robóticos está disponível apenas para as grandes corporações multinacionais? Não tenha dúvidas: o uso da RPA é muito mais comum do que você pode imaginar e é fundamental para os desafios que a Indústria 4.0 traz para as organizações.

A automação de processos é cada vez mais necessária e a transformação digital das empresas é um caminho sem volta neste processo, incluindo o uso da automação de processos robóticos (RPA).

O que é RPA?

RPA é a sigla para Robotic Process Automation, em uma tradução livre para português Automação de Processos Robóticos. Na fantasia da maior parte das pessoas, certamente influenciadas pelos antigos filmes de ficção científica, os robôs são como seres de lata, que executam as tarefas cotidianas. Esta é uma imagem que não condiz com a realidade.

A RPA é um conjunto de soluções de automação, a partir de softwares programados para executar continuamente uma mesma tarefa. É, sim, um robô, mas um robô virtual, presente em um software de automação de processos.

Uma Robotic Process Automation pode, por exemplo, programar processos com tarefas repetitivas, navegar em sistemas web, alimentar sistemas com informações, enviar e-mails, gerenciar eventos diversos e capturar documentos, transformando-os em dados estruturados, entre tantas outras tarefas.

Trata-se de uma verdadeira revolução na automação de processos de negócios, uma ferramenta fundamental para a Indústria 4.0, que aposta justamente nesta automação para enfrentar os gigantescos desafios do mundo corporativo. Para efetivar a Automação de Processos Robóticos, é preciso planejamento, design e, sobretudo, governança em busca dos melhores resultados.

É importante observar que a RPA não está disponível apenas para corporações multinacionais. Se esta solução pode, de fato, ser utilizada na implantação de inúmeros bots (diminutivo de robot) para automatizar os trabalhos em um sistema ERP, também pode ser aplicada tão somente para gerar respostas automáticas de um e-mail corporativo, de uma pequena empresa, por exemplo. 

Quais são os benefícios da Automação de Processos Robóticos para a empresa?

Uma pesquisa global sobre Automação de Processos Robóticos, realizada pela consultoria Protiviti/ESI ThoughtLab, indicou que 22% dos executivos entrevistados apontaram a produtividade como o maior benefício desta tecnologia. A melhora da qualidade do produto foi apontada por 16% dos entrevistados, 15% disseram que a tecnologia permite a empresa se posicionar melhor no mercado, 12% ressaltaram a melhora da satisfação do cliente e, finalmente, 11% destacaram a velocidade no processo comercial. 

Os principais benefícios da Robotic Process Automation são:

  • Automação de tarefas cotidianas, com ganho significativo de produtividade;
  • Eliminação do erro humano;
  • Possibilidade de deslocamento de pessoal de tarefas cotidianas e repetitivas para tarefas mais elaboradas;
  • Redução de custos;
  • Redução de riscos (especialmente em tarefas específicas onde falhas humanas causam prejuízos, como, por exemplo, na gestão de cobranças);
  • Flexibilidade (a RPA permite total integração com softwares de gestão);
  • Eliminação do retrabalho;
  • Mais rapidez nas respostas, principalmente quando se fala em relacionamento com o cliente.

RPA já é uma realidade no mundo inteiro

É preciso pensar que esta tecnologia, em larga escala, vai revolucionar as operações das empresas, mas também terá consequências no mercado de trabalho. Um relatório da empresa de pesquisa de mercado Forrest Research revela que nada menos do que 230 milhões de trabalhadores do mundo inteiro poderão ser substituídos por robôs, e esse número representa 9% da força de trabalho global. 

A consultoria McKinsey estima que 30% das tarefas organizacionais são absolutamente operacionais e, assim, poderiam ser automatizadas por Robotic Process Automation sem problema algum. Por sua vez, a Gartner garante que, até o final deste ano, 90% das médias e grandes empresas terão um processo que seja apoiado por RPA. A Forrester Research complementa, afirmando que também ainda em 2021 teremos mais de cinco milhões de novos bots aplicados nas grandes empresas.

Ou seja, trata-se de uma realidade no mundo inteiro, em franca expansão.

Quem precisa de Automação de Processos Robóticos?

Gigantes de diferentes setores, como a Walmart, Deutsche Bank, AT&T, American Express Global Business Travel e Ernst & Young já adotaram a Robotic Process Automation em seus processos.

A consultoria global Deloitte LP relata a experiência de um grande banco internacional, que buscou a RPA para redesenhar seu processo de atendimento a reclamações de clientes. Foram instalados 85 bots para executar 13 diferentes ações, em um volume de 1,5 milhão de solicitações anuais. Segundo a consultoria, a adoção dos bots foi equivalente a contratação de 200 colaboradores em tempo integral, a um custo 70% menor.

São operações com números gigantescos, mas a verdade é que a aplicação da RPA deve ser feita sob medida, para qualquer empresa, de qualquer ramo. Um negócio precisa da Robotic Process Automation quando:

  • Quer atingir escala no negócio;
  • Precisa do trabalho realizado 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Precisa reduzir custos;
  • Quer otimizar o intelecto dos colaboradores, deixando as atividades repetitivas para os robôs.

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